Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão (Doutorado Profissional) – Teses - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão (Doutorado Profissional) – Teses - CCSA Higienópolis por Orientador "Oyadomari, José Carlos Tiomatsu"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseDeterminantes do desempenho de gerentes comerciais de um banco de atacadoOliveira, Valdir Recalde de (2024-06-19)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O estudo aborda a assimetria de desempenho entre gerentes comerciais, identificando fatores determinantes e propondo medidas para melhorar o cenário. Por meio de entrevistas semiestruturadas, observou-se que alguns gerentes se destacam em relação aos pares, enquanto outros apresentam padrões de desempenho inferiores. Dados secundários corroboraram essa dispersão, mostrando que 13% dos gerentes foram premiados em pelo menos 75% dos períodos avaliados, contrastando com os 21% que não receberam prêmios em nenhum período. O objetivo principal é identificar os fatores associados ao desempenho dos gerentes comerciais e propor estratégias para reduzir a assimetria de desempenho. As hipóteses testadas incluem a influência da autoeficácia, empowerment psicológico, percepção habilitante em relação aos relatórios gerenciais, capacidade de planejamento e entendimento das regras do sistema de gestão de desempenho (PMS) no desempenho dos gerentes. A autoeficácia, conforme descrita por Bandura (1977), influencia o esforço dedicado às tarefas e a persistência diante de obstáculos. O empowerment psicológico, conceito de Spreitzer (1996), aumenta a motivação para realizar tarefas, enquanto a percepção habilitante, definida por Adler e Borys (1996), fornece ferramentas para lidar com responsabilidades. O planejamento estratégico, destacado por Robbins & Coulter (2019) e Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), é crucial para antecipar cenários e tomar decisões informadas. O entendimento das regras do PMS e a habilidade de alinhar práticas de gestão aos objetivos do sistema também influenciam o desempenho, como discutido por Hall (2008) e Chenhall (2005). Os resultados buscam beneficiar organizações interessadas em aprimorar o desempenho dos gerentes comerciais. A implementação de estratégias que promovam autoeficácia, empowerment, habilidades de planejamento e compreensão do PMS pode reduzir a disparidade de desempenho e fomentar uma cultura de alta performance nas equipes de gestão comercial. Essas medidas visam melhorar a eficiência global da empresa e fortalecer a capacidade dos gerentes de atingir metas e objetivos organizacionais de forma consistente. - TeseEarnings management in constrution contracts: predicting discretionary accountingToporcov, Vinicius Pedro (2024-10-30)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta tese propõe novos modelos para testar e prever a ocorrência de gerenciamento de resultados, mas a partir da perspectiva interna da empresa, observando particularmente os contratos de construção. A tese inova ao investigar e determinar modelo de predição para a ocorrencia de Gerenciamento de Resultados, que, apesar de extenso trabalho, foca principalmente nas demonstrações financeiras da empresa. O tema Contratos de Construção é uma prática contábil amplamente utilizada por empresas que prestam serviços de construção por meio de contratos complexos e de longo prazo a seus clientes. No método contábil em questão, as receitas e os custos são reconhecidos com base nos custos incorridos e envolvem estimativas de custos a incorrer, as quais possuem certo grau de discricionariedade, permitindo uma fonte de assimetria de informações que pode beneficiar o desempenho dos projetos e daqueles que os gerenciam. Consistente com as teorias relevantes de gerenciamento de resultados, os gerentes de projetos podem usar essa assimetria de informações a seu favor, como melhores incentivos, reconhecimento profissional e menor atenção aos seus projetos. Foram revisadas descobertas teóricas recentes em gerenciamento de resultados que, combinadas com a experiência prática do autor, apoiam o desenvolvimento de algumas hipóteses testadas com uma base de dados interna de uma empresa europeia listada em bolsa. Os resultados apontam para a identificação do gerenciamento de resultados nos projetos, especificamente para a identificação de quais eventos ocorrem durante esse gerenciamento de resultados. Os resultados contribuem para a academia ao aplicar modelos de gerenciamento de resultados estabelecidos na literatura, mas a partir de uma perspectiva interna, e ao propor novos eventos que também podem ser úteis para os profissionais, pois lhes permitiriam identificar a probabilidade de ocorrência do gerenciamento de resultados, identificando aqueles eventos que são comuns em empresas deste tipo de modalidade de gerenciamento de projetos.