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- TCCA cidade nas palavras: a representação do espaço periférico em Capão Pecado, de FerrézSilva, Ana Karoliny Azevedo (2023-12-13)
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A partir da semiótica de linha francesa, este estudo se propõe a analisar e compreender as estratégias discursivas empregadas nas descrições de espaço do romance Capão Pecado, escrito pelo autor paulistano Ferréz. Os trechos verificados foram selecionados em razão de sua relevância quando de encontro com a espacialidade da narrativa, bem como foram considerados elementos relativos à significação dada através de suas respectivas organizações discursivas. Foram destacados os processos relativos à semântica e sintaxe discursiva do texto em questão, em que foram destrinchados aspectos como a ancoragem em pessoa, tempo e espaço, tematização, figurativização, a partir de suas debreagens. A análise de tais elementos se dá em razão do entendimento dos efeitos de sentido produzidos por meio de tais configurações textuais. A divisão dos trechos em categorias foi realizada com base na constatação de certas isotopias temáticas dentro da narrativa, o que resultou na apreensão da análise do nível discursivo do percurso gerativo de sentido por meio de três diferentes categorias temáticas: o espaço como reflexo de injustiças sociais; a relação entre espaço e violência urbana; e, finalmente, o espaço público como facilitador de socialização. Também foram observados elementos que configuram a coerência textual na narrativa, e como este recurso atua como veículo de simulacros da realidade. Por fim, a tensividade do discurso foi estudada pela assimilação da correlação entre intensidade e extensidade. Assim, considerando a apreensão do percurso gerativo de sentido, com ênfase em processos constitutivos do nível discursivo, e a tensividade atrelada aos excertos que conotam o espaço ficcional de Capão Pecado, este trabalho deseja ser uma contribuição para a compreensão de discursos literários contemporâneos através da semiótica discursiva, de modo a discuti-lo dando prioridade a procedimentos inerentes às semióticas literária e espacial. - TeseA construção do sentido do lyric video : um estudo semiótico do discurso audiovisualAkamine, William Takenobu (2024-02-08)
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O videoclipe, como uma manifestação discursiva que combina elementos musicais e visuais, emergiu como uma forma de divulgação de músicas e de artistas. Sua ascensão ocorreu durante os anos 1980 e 1990, impulsionada pelos progressos tecnológicos. Atualmente, com o crescimento das plataformas digitais, os videoclipes encontraram novos meios de distribuição e consumo que permitem aos espectadores uma experiência interativa e imersiva. Este estudo visa a examinar a evolução do videoclipe ao longo do tempo, desde sua origem até sua manifestação na contemporaneidade, explorando não apenas suas dimensões estéticas e tecnológicas, mas também sua função cultural por meio de sua organização enquanto linguagem. Dentre os diversos gêneros e estilos que compõem o universo do videoclipe, esta tese analisa, a partir das contribuições de estudos da Semiótica francesa Greimasiana, as linguagens que estruturam o lyric video e as suas possibilidades de leitura. O objetivo é analisar os efeitos de sentido dos videoclipes selecionados disponíveis no YouTube. O corpus da pesquisa é composto por lyric videos selecionados e agrupados com base em sua construção audiovisual, categorizando-os nos estilos de filmagem, animação e híbrido. A proposta consiste na análise de três lyric videos: Inimitável de Nando Reis; o videoclipe da banda Natiruts intitulado Tudo vai dar certo e, por fim, a música Próximo amor de Luan Santana. Este trabalho aborda ainda os recursos tipográficos e sua organização estética, em uma articulação sincrética da linguagem audiovisual. As análises empreendidas revelaram que a diversidade proporcionada pelo sincretismo do texto contribui para a divulgação de maneira efetiva da música e do artista. Além disso, os efeitos de sentido identificados abordam temas cotidianos, tais como a diversidade, crenças e relacionamentos, instigando a reflexão sobre diversas questões relevantes da sociedade. - DissertaçãoA narratividade bíblica no conto “na arca”, de Machado de Assis: uma análise funcionalistaCrispim, Priscila Nery Paixão (2023-08-15)
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Esta dissertação busca verificar como a linguagem (dimensão lexical e construcional) é caracterizada no texto bíblico e no conto literário machadiano. Os textos de análise no trabalho são o conto de Machado de Assis “Na Arca: três capítulos inéditos de Gênesis”, doravante nomeado apenas como “Na Arca”, e o relato bíblico de Gênesis, capítulos 6 e 7, transcrito em uma versão de tradução considerada tradicional, a Almeida Revista e Atualizada (ARA). Verifica-se que o texto bíblico apresenta um relato prescindindo de comentários entremeados na narrativa, e prezando, pois, pelo seu objetivo de ensinar e doutrinar a comunidade religiosa que nela crê. O texto machadiano, por sua vez, cria arte, na apresentação de comentários marcados com fina ironia. O objetivo da pesquisa é pôr em cotejo as características de aproximação e de distanciamento do conto à linguagem bíblica em sua versão tradicional. Para tanto, busca-se aporte teórico sobre tempo narrado e tempo comentado em Weinrich (1968), análise da conversação em Marcuschi (2010), além de recorrer-se à moldura teórica do funcionalismo linguístico analisado em Halliday (2001) e Neves (2001; 2006; 2018a). A amostra permite concluir por uma grande diferença entre as duas narrativas, apesar de ambos os textos tratarem da mesma história. A busca inicial deste trabalho foi verificar se Machado de Assis utilizou aspectos próprios da linguagem bíblica e, se usou, quais são os pontos de distanciamento e de aproximação do conto machadiano (literário) com a linguagem bíblica. A conclusão foi que há mais pontos de distanciamento lexical e mais pontos de aproximação na construção linguística. - DissertaçãoAnálise semiótica do discurso sobre a linguagem neutraSá, Aurora Viana de (2022-09-02)
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A língua é uma das principais ferramentas que usamos para construir as nossas identidades, das mais individuais às mais coletivas. Entretanto, ela também é uma ferramenta de opressão pela qual os discursos intolerantes e preconceituosos são criados e se manifestam. Em uma crescente polarização política e identitária, a última meia década (com especial foco nos anos de 2018 em diante) foi marcada por grandes e intensas discussões e debates sobre inclusão e direitos LGBTQIA+, tanto na sociedade quanto na língua, no Brasil e no mundo. Um desses temas bastante discutidos, que vem sendo usado como uma ferramenta motivadora do preconceito e da intolerância por diversos grupos, é a linguagem neutra. Com a proposta de diminuir o sexismo linguístico e tornar possível a inclusão daquelas pessoas que não se identificam dentro do espectro binário de gênero, hoje encontra muitas barreiras de adesão na sociedade e vem sendo muito criticada. Dentro da esfera pública, o Estado também busca sancionar, punir e censurar o uso da linguagem neutra e os seus falantes por meio de leis proibitórias. Nesta dissertação, analisamos como a intolerância linguística se comporta e como as relações entre Estado, sociedade, políticos, linguistas e linguagem neutra ocorrem atualmente. A partir disso, nosso objetivo é analisar textos contrários à linguagem neutra para identificar traços de preconceito e de intolerância linguísticos. O corpus desta pesquisa é composto por dois grupos de textos. O primeiro é formado por discursos de opinião veiculados em jornais e revistas on line brasileiras e em tabloides, gazetas e colunas cujos conteúdos estejam relacionados à linguagem neutra. Esse primeiro grupo foi selecionado para vermos e analisarmos como ocorre a discussão em relação à linguagem neutra no Brasil atualmente. O segundo grupo é formado por discursos jurídicos e legislativos do governo brasileiro como os projetos de lei (PLs) e leis publicados nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais de várias regiões do país. Todos os PLs e leis selecionados para o presente trabalho foram desenvolvidos nos últimos anos e buscam censurar e sancionar a linguagem neutra de alguma forma. Por isso, no segundo grupo, buscamos analisar, com a ajuda da semiótica de linha francesa e da sociossemiótica, se esses PLs se constituem como discursos intolerantes, como eles se estruturam e o que eles querem dizer. Dessa forma, para a análise deste trabalho, usou-se como fundamentação teórica para esta pesquisa a semiótica discursiva de linha francesa, em especial os trabalhos de Greimas, Barros, Fiorin e Landowski, devido às suas contribuições para a semiótica, para a pesquisa sobre o discurso intolerante e preconceituoso e para o estudo sociossemiótico sobre identidade e alteridade. Também fizemos uso, como apoio teórico para a análise, de estudos e trabalhos sobre norma e preconceito linguístico de autores como Bagno, Faraco e Zilles e estudos sobre preconceito e linguística. Esperamos, assim, contribuir para os debates a respeito da linguagem neutra e seus correlatos por meio de um posicionamento científico sem desconsiderar o reconhecimento às causas sociais e políticas ligadas à linguagem. - TCCAnálise semiótica do machismo no programa PânicoAkimoto, Gabrielli Caroline (2023-12-12)
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Este trabalho visa a refletir sobre os discursos machistas vinculados aos meios de comunicação. Entendemos que esses discursos midiáticos têm a capacidade de reproduzir e reforçar estereótipos e perspectivas prejudiciais nas relações entre os gêneros feminino e masculino. Ao escolher o Programa Pânico na TV como objeto de estudo, analisamos um programa de auditório popular, voltado a um público jovem, permeado por polêmicas sobre machismo, racismo e homofobia. A análise se desenvolve com o subsídio da teoria semiótica de linha francesa com ênfase no percurso gerativo de sentido, em especial os níveis narrativo e discursivo. Assim, examinaremos os elementos discursivos presentes no programa que contribuem para a propagação do comportamento machista, o impacto da televisão na reprodução de estereótipos e como, dentro do programa, são construídas as identidades masculinas e femininas. Para isso, foram escolhidas duas produções audiovisuais feitas pelo Pânico: a primeira se refere a um quadro chamado “A Reconstituição” e, em segundo lugar, o quadro “Pesca de Bungee Jump”. Por meio desses episódios, será possível identificarmos os padrões e distinções dos personagens, como a mulher é vista de uma maneira objetificada, por meio de sua aparência, enquanto o homem deve demonstrar um agir corajoso para ser considerado “verdadeiramente homem”. Esperamos, assim, que este trabalho possa contribuir para as discussões sobre estereótipos de gênero na televisão e para o combate aos discursos machistas. - DissertaçãoCaracterísticas da produção de textos dissertativos-argumentativos a partir da vivência com haicaisSousa, Sheila Christina Faria de (2021-02-19)
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Um dos principais problemas no desenvolvimento da escrita em alunos do Ensino Médio (EM) é a prolixidade, dentre outras dificuldades ligadas à coesão e à coerência textuais. Uma outra questão enfrentada pelos professores é a falta de interesse e de gosto pela escrita. A partir do ensino, da leitura e da escrita de haicais, poema de origem japonesa que tem na concisão uma de suas principais características, objetiva-se levar estudantes dos anos finais do EM, de ensino regular e de EJA, à escrita de textos dissertativos-argumentativos concisos, claros e objetivos. A hipótese deste trabalho é a de que a vivência com essa modalidade poética pode ajudar na escolha lexical e na organização das ideias que os estudantes necessariamente projetam em suas redações. Conhecer o que é e como o haicai chegou e foi difundido no Brasil, os principais poetas (haicaístas) e exercitar a composição de haicais a partir de palavras-chaves elencadas ao serem projetadas imagens em sala de aula, podem contribuir para o estudante perceber que é possível dizer muito em poucas palavras, além de oportunizar a prática de leitura relativamente simples e que ajuda a despertar o interesse por poemas que, por sua brevidade, podem ser mais facilmente confeccionados, gerando segurança e autoconfiança enquanto, produtor de textos. O haicai é um gênero pouco trabalhado em aulas de Língua Portuguesa, mas com potencial para auxiliar professores a despertarem em seus alunos o prazer pelo texto, sem perder a importância do desempenho linguístico nos textos dissertativos-argumentativos, frequentemente requeridos em exames seletivos como o ENEM e vestibulares. Neste trabalho propomos uma sequência didática com o intuito de verificar a aplicabilidade de nossa proposta. Espera-se, assim, que este trabalho contribua para a discussão a respeito de caminhos metodológicos para melhorar a escrita de estudantes de EM, com vistas a uma melhora em seu desempenho linguístico. - DissertaçãoA construção da identidade da mulher negra: um estudo semióticoMoreira, Janaina Estela Faria Chabes (2023-02-10)
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As questões identitárias têm ganhado visibilidade a partir de debates mobilizados por sujeitos e movimentos sociais. Trata-se de um discurso que reelabora a imagem de sujeitos negros, no caso a ser analisado, para se contrapor às representações produzidas pelo racismo hegemônico (e estrutural) que historicamente desumanizou a comunidade negra brasileira e, em particular, a mulher negra. Este trabalho tem como objetivo analisar a (re)construção da identidade da mulher negra por meio de perfis da rede social Instagram. Utilizaremos como corpus três publicações de páginas do Instagram, administradas por mulheres negras. Por meio dos estudos da Semiótica Discursiva, de Algirdas Julien Greimas, da Sociossemiótica, de Eric Landowski, assim como do conceito de identidade de Stuart Hall, verificaremos o percurso identitário das mulheres negras em nosso corpus. Percebemos que, em todos os textos escolhidos, há um “aceno” ao resgate de sensibilidade na figura da mulher negra, antes tida tradicionalmente como símbolo sexual, de força ou de raiva. - DissertaçãoO discurso da precarização do trabalho: manipulação e resistência.Narciso , Juliana (2023-02-02)
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O número de entregadores motociclistas cresceu entre 2020 e 2021 meio à pandemia da covid-19, e sua atuação tornou-se tão indispensável quanto a necessidade do reconhecimento da profissão formal da categoria. Antes do advento dos aplicativos de entrega, muitos desses profissionais possuíam contrato de trabalho formalizado com estabelecimentos comerciais, tais como restaurantes e padarias; porém, o desemprego e a perspectiva de que trabalhar para um aplicativo confere ao indivíduo a ideia de autonomia e flexibilidade, ainda que sob condições precárias de trabalho como tempo excessivo em cima das motos, falta de subsídio para manutenção de equipamentos, ou mesmo a ausência de pontos para descanso e almoço, têm levado um número cada vez maior de trabalhadores à adesão de tal atividade. O IFood e as demais empresas de aplicativo, procuram engajar os trabalhadores seduzindo-os com a ideia mentirosa do empreendedorismo e da liberdade de se trabalhar sem patrão. Mas ao contrário disso, eles são supervisionados durante todo o tempo em que permanecem conectados ao aplicativo, e sancionados com o castigo do bloqueio toda vez que as empresas entendem que uma entrega não é cumprida. O trabalho precário e o desrespeito constante motivaram a criação do movimento “Entregadores Antifascistas”, que tem o objetivo de engajar os trabalhadores em uma luta consciente, desvelando, sobretudo, a falsa ideia do empreendedorismo. Liderado pelo entregador Paulo de Lima, o Galo de Luta, o movimento tem enfrentado a intimidação das empresas que se opõem a qualquer tipo de reivindicação. Nossa pesquisa mostrou-nos que a exploração neoliberal do Capitalismo de Plataforma ganhou força no auge da crise pandêmica da covid-19. As manifestações organizadas pelos Entregadores Antifascistas resultaram em algumas ações por parte das autoridades, como é o caso da criação da Lei 14.297/22, que trouxe medidas temporárias para assegurar proteção aos entregadores durante a vigência de emergência em saúde pública na pandemia de covid-19, e do Projeto de Lei 551/2020, que exige das empresas, entre outras medidas, a implementação de pontos de apoio para descanso do entregador durante o período de trabalho. No entanto, ficou também evidente em nossa pesquisa que, por mais que medidas protetoras sejam criadas, o engajamento das empresas em encontrar brechas para manter a exploração ativa parece infindável: criação de dark kitchens sem local adequado para a retirada de pedidos, livre gameficação do trabalho - promoções para obter “grana extra”- programadas para trabalhar o psicológico dos trabalhadores, infiltração de agentes contratados pelo IFood em greves organizadas pelos Entregadores Antifascistas para mudar foco de reivindicações e enfraquecer a liderança do Galo. Estes, entre outros, são alguns dos pontos levantados nessa pesquisa, e que nos fez entender a importância e a magnitude que o trabalho de conscientização feito pelo Galo à frente dos Entregadores Antifascistas tem para provocar mudanças no consolidado mundo capitalista. O objetivo desse trabalho é o de analisar a relação de manipulação e sansão das empresas de aplicativo IFood e Uber Eats para com os entregadores, e também o discurso de resistência do Galo de Luta a tais injustiças. Para isso, utilizamos enunciados extraídos dos sites das empresas, e de entrevistas concedidas pelo Galo à mídia online, analisando-os sob os princípios propostos pela Semiótica discursiva de Greimas. - DissertaçãoDiscursos mentirosos na área da saúde: semiótica e educaçãoFonseca, Bruna da Silva Gusmão (2022-08-05)
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O tema das fake news cresceram nos últimos anos, com o desenvolvimento das redes sociais e outros mecanismos de comunicação digital. Em especial, o discurso das fake news é utilizado em campos cujos temas se cruzam, como a política, a saúde, a educação, a justiça, entre outros, sempre com finalidades nefastas. Para nosso estudo, consideramos o impacto social e político da grande produção e proliferação de discursos mentirosos em redes sociais, sobretudo na área da saúde durante a pandemia de COVID-19, entre os anos de 2020 e 2021. Objetivamos identificar as características dos discursos mentirosos sob a perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa, assim como pensar em como a educação pode se beneficiar da metodologia semiótica para desvelar tais discursos. Temos como objeto de análise cinco exemplares de fake news produzidos e disseminados durante a pandemia de COVID-19 na rede social Facebook, no período mencionado. Para tanto, recorremos à semiótica discursiva de linha francesa, que se propõe a investigar o que o texto diz e quais procedimentos são empregados para tanto. Utilizamos também as questões dialógicas que nos permitem estabelecer relações com os discursos políticos que permeiam o material escolhido. Após o apontamento desses procedimentos, propomos uma reflexão acerca de práticas de ensino-aprendizagem como ferramenta no combate às fake news, desfazendo a ideia do sujeito como receptor passivo de informação para incentivar o desenvolvimento da autonomia e da criticidade no processo de aprendizagem. - TeseO filme-ensaio brasileiro: influências do gênero filosófico / literárias e transformações no cinema documentário contemporâneoNeves, Felipe Ferreira (2024-06-26)
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Observa-se, na atualidade, um crescente interesse pelas produções cinematográficas brasileiras, especialmente no campo do documentário, dada sua relevância cultural e artística. Tais produções podem ser observadas sob diferentes óticas, a fim de se construir um panorama de identidade. Nesse sentido, o presente trabalho investigou as influências do gênero filosófico / literário "ensaio" sobre as produções cinematográficas brasileiras contemporâneas, buscando compreender e definir o conceito de filme-ensaio no Brasil. O estudo permitiu identificar e analisar as estratégias narrativas e os modos de enunciação que permeiam essas obras, diferenciando o filme-ensaio dos documentários ensaísticos, a partir da tradição estabelecida por Michel de Montaigne (1580). Utilizando teorias de Georg Lukács, Max Bense, Theodor W. Adorno, Bill Nichols e Timothy Corrigan, a pesquisa contextualizou historicamente o gênero ensaístico, desde suas raízes na literatura até suas transformações no campo do cinema contemporâneo. A análise dos filmes como Santiago e No Intenso Agora, de João Moreira Salles, evidenciou o papel do ensaio cinematográfico como um espaço de reflexão crítica, que transcende a mera representação e promove uma experiência intelectual e estética complexa. Observou se que o filme-ensaio brasileiro contemporâneo oferece descontinuidades com as convenções tradicionais do documentário, ao incorporar uma perspectiva autorreflexiva e experimental, com ênfase em subjetivação, experimento e fragmentação narrativa. Ao final, os resultados mostram que o filme-ensaio no Brasil é um campo em expansão, ainda com poucas publicações acadêmicas, mas com significativo potencial para a reflexão sobre as relações entre cinema e literatura, contribuindo para o entendimento desse gênero híbrido e multifacetado, que desafia as fronteiras entre documentário e ficção, oferecendo novas perspectivas sobre a interseção entre práticas cinematográficas e literárias no contexto brasileiro. - DissertaçãoUma análise comparativa dos efeitos de sentido na mídia impressaSiervo , Fabiola do Vale (2023-08-17)
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Textos jornalísticos podem descrever um mesmo acontecimento de maneiras diferentes. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa e identificar marcas linguísticas que promovem diferenças no texto. Para tanto, utilizamos como objeto de estudo dois jornais de grande circulação em São Paulo: O Estado de S. Paulo e o Agora São Paulo. O corpus a ser analisado é composto por reportagens de âmbito nacional e internacional (principais e secundárias) que tratam de um mesmo fato. Esta pesquisa recorreu a conceitos da Linguística Textual e dos Estudos Discursivos de Mídias/Comunicação para compreender como estes jornais despertam o interesse de seu público por meio de um posicionamento linguístico em seus discursos. Para tanto, nos valemos da análise dos recursos discursivos compostos por figuras de linguagem e dos recursos linguísticos de sequenciação textual, especificamente a anáfora e a catáfora, observando os efeitos de sentido que produzem no texto jornalístico para o receptor. - TeseUma análise semiótica do Apocalipse de JoãoSantos , Leandro Rocha dos (2024-02-27)
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O Apocalipse de João é um dos livros que compõe os sessenta e seis livros da Bíblia Sagrada. Conhecido por seu conteúdo de teor cataclísmico, o livro é extremamente rico em figuras e metáforas, o que justifica a sua análise. O livro de Apocalipse de João tem sido alvo de estudos a partir de perspectivas teológicas e religiosas, desde os primórdios de sua produção. Neste trabalho, pretendemos trazer contribuição aos estudos de Apocalipse sob a ótima da Semiótica Discursiva de Greimas. A Semiótica Greimasiana nos auxilia no processo de identificação e da análise da significação de um texto, a partir do que o texto diz, e sobretudo, o que ele faz para dizer o que diz. Um dos elementos dessa análise é o que Greimas chama de Percurso Gerativo de Sentido. Desta forma, analisaremos o livro de Apocalipse a partir do Nível Fundamental, Narrativo e Discursivo da Semiótica Discursiva. Nosso objetivo é verificar quais estratégias, tanto narrativas como discursivas, foram utilizadas pelo autor de Apocalipse, bem como tentar identificar os possíveis efeitos de sentido produzido nos destinatários. Ainda buscaremos encontrar os possíveis impactos epistêmicos e éticos produzidos por este sentido, resultando finalmente em Sanções positivas a estes, oriundas do contrato em o Destinador transcendente, Deus, e os destinatários. A partir de uma análise semiótica de Apocalipse verificamos como João se utiliza de diversas estratégias discursivas no intuito de manipular seus destinatários, para então provocar uma mudança de estado nos mesmos. Inferimos que João alcançou seu objetivo, uma vez que o cristianismo não apenas resistiu à intolerância religiosa do Império Romano, mas avançou, tornando-se uma igreja que subsiste até os dias atuais, por todos os lugares, como comprova sua história.