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Navegando Centro de Comunicação e Letras (CCL) por Orientador "Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa"
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- DissertaçãoO Alienista : eco de vozes sociaisIto, Márcia Camargo (2006-08-11)
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Based on the Line of Research, discursive process and textual production , the present work focuses on the relation between the ethos and the discourse. The ethos is revealed through the discourse, in the same way, the discourse is supported by a body and a voice . We followed the Discourse Analysis of French way, backed to the social historic lingüistic process, in the work O Alienista by Machado de Assis. In this corpus (text) we used the Maingueneau s perspective, that each ethos express a different discourse; considering the Aristotle s principle of verisimility who affirms that to the poet is not necessary to tell what happened exactly; but what could have happened. For this perspective, we analysed many fictional ethé in interaction, that results in a dialogue between many ideologies that argument with each other, promoting the text development. In this fictional world, criated by Machado de Assis, we worked with the concepts of poliphony and interdiscursivity. The presence of many voices has a functional purpose, because they are articuled strategically, to visualize the dialogue between many discourses; and, as a result, the conflit between many ideologies. If we look with attention, we will see that O Alienista projects the structure of a fictional world, reported by the narrator s ironical ethos, that denounces the society of his time, or, apart from this, the society that exists in the eternal present. - DissertaçãoAnálise do discurso da carta de Pero Vaz de CaminhaBugni, Marcelo Adriano (2018-08-24)
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O discurso do colonizador opõe basicamente dois sujeitos: um é o sujeito detentor do saber, "superior" aos outros e no direito de explorar as terras e/ou os povos com os quais estabelece contato e o Outro é o "inferior", quem não possui os conhecimentos, não pratica a mesma religião, não vive em uma sociedade organizada segundo os moldes do colonizador, são literalmente outros, sem fé, sem lei e sem rei. A presente dissertação analisa o discurso do colonizador presente na Carta escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao rei D. Manuel em 1500 A.D. Está inserida na Linha de Pesquisa "Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político" no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Utiliza os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa a partir das concepções apresentadas por ALTHUSSER (1970), FIORIN (1998, 2014, 2015, 2016), FOUCAULT (2008), MAINGUENEAU (2013), ORLANDI (2008, 2011, 2012, 2015) e PÊCHEAUX (2014). Procura observar o discurso do colonizador no século XVI, respondendo ao questionamento sobre por que Caminha se apresenta como escrivão focado no povo e não tão especificamente na terra, refletindo para responder a esse questionamento sobre o papel do sujeito na relação entre o enunciador e o enunciatário bem como busca a análise revelar as formações ideológicas e discursivas que estão presentes na Carta. - Tese‘Arena de vozes’ - reflexões sobre as formações ideológicas e discursivas nas propostas de redação do ENEM regular e para pessoas privadas de liberdade - PPL (1998, 2009, 2010, 2016 e 2019)Souza, Marta Silva (2024-08-09)
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As propostas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM em suas aplicações regular e para Pessoas Privadas de Liberdade- PPL revelam efeitos de sentido com posicionamentos político-partidários em relação às reflexões sobre políticas públicas. Dessa forma, discorremos sobre a compreensão dos discursos constituídos nas propostas de redação elaboradas em contextos históricos que apresentam certa ruptura de mandatos políticos presidenciais. Nossa problematização está envolta em provocações que refletem sobre o ENEM ser democrático, mas a Educação não. Nesse sentido, a tese propõe que o ENEM, como instrumento de avaliação e seleção, não é neutro, mas orientado ideologicamente e revela disparidade em relação às situações sociais diversas, como a privação de liberdade. Além disso, as Leis que, a princípio, tratam da equidade não regem, de fato, o processo de construção das propostas de redação do exame. Orientada por estas proposições, a pergunta de pesquisa consiste em: quais posicionamentos discursivos político-partidários são desvelados a partir das escolhas linguístico-discursivas mobilizadas nas propostas de redação do ENEM regular e ENEM PPL? Como corpus de pesquisa selecionamos as propostas de redação das aplicações dos anos de 1998, 2009, 2010, 2016, 2019 e 2020, as quais são marcadas pela alteração presidencial e/ou implementação de novas configurações no cenário do exame e implementação do ENEM PPL. O aporte teórico consiste em estudos da Análise de Discurso, com maior especificidade a de linha francesa, nas concepções de ethos, semântica global, cenas da enunciação e polifonia de Maingueneau (1997; 2008a, 2008b; 2012; 2013; 2015, 2020). Para leitura dos documentos oficiais e educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), dialogamos com as considerações de Saviani (2008; 2016; 2019). A pesquisa versou, ainda, em observações sobre a Portaria MEC nº 438, de 28 de maio de 1998, que implementou o exame em 1998. Constatou-se que o ENEM apresenta certa preocupação e propor discussões sobre temas socialmente relevantes. O exame requer que o sujeito mobilize sua memória discursiva, que abarca os saberes construídos em todo o seu processo de aprendizagem: tanto no ambiente escolar quanto fora dele, e seja capaz organizá-los para a construção da redação. - TeseO caminho do discurso da Opus Dei: entre santificação, silêncio e mortificação: uma liberdade vigiadaOliveira, Tiago de Paula (2009-03-20)
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The purpose of this work is to show as the speech of the Opus Dei evolved since its foundation until the current days, having as reference its book-base "Way". The answers to the investigations proposals will be gotten in the measure where the knowledge on the tripod will be extended in that it composes the Analysis of Speech, to know: the Theory of the Speech, to approach aspects semantic the Linguistic Theory, to study the syntactic structures that materially compose the analyzed texts and Social Sciences that will give the theoretical base to analyze the ideological anthropological and historical in this thesis The used methodology will leave of the conception of that the speech is one practical social one and being thus it can assist in the preservation or transformation of the reality of those responsible for the articulation. Thus being, one will search to understand the bases of this speech and its articulation, to determine and to understand the diverse voices that compose and profess this speech and to study the dialogism between the articulation and the society. - DissertaçãoO conservadorismo achacoso da linguagem jurídicaAraujo Junior, Claudio Gomes de (2018-01-31)
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The review addresses the peculiarities of discourse and legal language. It discusses the question of the conservatism and style of this exacerbated and affected form of expression, and how it affects the communication and the access to justice of the population. We intend to clarify with this paper (our general objectives, therefore) that, although legal discourse changes over the years, legal language does not change at the same rate, which is inconvenient to communication (as act of sharing). From two judgments handed down by the Federal Supreme Court, at different historical moments (one in 1949 and another in 2012), we will demonstrate that more than sixty years were not sufficient for the State to adopt a language that would allow the citizen to understand the object of discussion of these sentences. We did not expect that the vocabulary used would prove to be less rich or more restricted, or that compliance with the rules of language would be softened. But we sincerely hoped that the speech had become more carefully accessible, especially as the Federal Constitution so determines. Our specific objective is not to repudiate metalanguage, nor do we want to see the law expressed by a familiar language (sermo usualis) or popular (sermo prebeius), which are susceptible of relativizing grammatical dispositions and of undesirable ambiguities that are not in favor of communication, but rather to demonstrate that the text can hold a cultured language (sermo eruditus), with adequate vocabulary, technical and highly precise, without alienated the receiver from the communicative act. With the French theoretical basis in the analysis of the discourse, we will reflect on the ethos and style in the corpus chosen to demonstrate that the specialized lexicon have to be respected because the recurrence of multiple-meaning words have an adverse effect on the jurisdiction (jurisdictio: to say the law), not because it removes the supposed divinity of lawyers and judges. - TeseA constituição do sentido nos discursos de Getúlio Vargas numa perspectiva retóricaSantos, Roberto Clemente dos (2014-08-15)
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A presente tese filia-se à linha de pesquisa Procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Surge como fruto dos questionamentos referentes à possibilidade da existência de uma inter-relação entre a retórica e as estratégias discursivas que se preocupam com a adesão do auditório e com o discurso como responsável pela construção do sentido por meio da manifestação linguística. A partir de um procedimento teórico analítico, observando-se a capacidade da retórica e do discurso de agirem simultaneamente no campo interdiscursivo, analisam-se os textos por meio da relação entre a produção de sentido e a persuasão que se concretizam na interação entre os sujeitos. Tem-se como Objetivo Geral analisar não somente a união entre a retórica e o discurso que se preocupam com a produção de sentido, evidenciando a constituição e a posição dos sujeitos nessa construção, mas também o como ela ocorre, o que coloca em cena os Objetivos Específicos, quais sejam: 1) analisar os recursos argumentativos que fundamentam a estrutura do real (exemplo, modelo e antimodelo) por acreditar-se que como elementos retóricos, podem ser utilizados para desconstrução e reconstrução da opinião pública diante de uma produção de sentido instável e 2) analisar os procedimentos linguísticos na construção e na confirmação de uma imagem retórica como possíveis estratégias discursivas que organizam a linha de raciocínio do orador como a dêixis eu-tu-aqui-agora. Para tanto, selecionaram-se como corpora, os discursos do presidente Getúlio Dornelles Vargas, os quais foram selecionados de acordo com o contexto histórico no que tange aos posicionamentos decisivos de sua carreira política: o primeiro discurso expõe a plataforma da Aliança Liberal na campanha para as eleições de 1º de março de 1930; o segundo que apresenta o sujeito enunciador, explica as razões do golpe de Estado e da Nova Constituição; o terceiro, que define o sujeito enunciador como o candidato do povo, e não dos partidos; e o último que revela os possíveis motivos da morte do estadista. Nesses discursos, serão aplicadas as categorias mencionadas a seguir: no campo retórico, analisam-se os argumentos que fundamentam a estrutura do real e no aspecto discursivo as dêixis de pessoa, espaço e lugar. Nossos resultados apontam para a maneira como o exemplo, o modelo e o antimodelo, na perspectiva retórica, e os dêiticos de pessoa, espaço e lugar na perspectiva discursiva, estão imbricados de modo a construir o cenário interpretativo e, consequentemente, o desenvolvimento da persuasão nos textos do sujeito enunciador (Getúlio Vargas). - TeseA construção do ethos discursivo nos textos de São Bernardo de Claraval: uma apropriação vocacionalBatista, Mário Sérgio (2011-12-07)
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Pretende-se, nesta pesquisa, com base nos princípios metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, de acordo com alguns teóricos da área como: Dominique Maingueneau; Patrick Charaudeau; Eni P. Orlandi; dentre outros, analisar a construção do ethos discursivo nos textos de São Bernardo de Claraval, monge cisterciense que nasceu na última década do século 11 e viveu até meados do século 12. Os textos que compõem a constituição do corpus foram extraídos de seus sermões, cartas e tratados teológicos. A análise pretende explicitar que a consciência da vocação de abade se apropria do sujeito-enunciador e se reflete em seus textos. Para tanto, serão considerados o contexto histórico religioso da Idade Média, período em que a igreja exercia forte influência sobre a formação e cultura do homem medieval; a cena enunciativa dos referidos textos; o lugar que o sujeito-enunciador atribui para si em seu discurso; a imagem que ele constrói de si mesmo em seu discurso e a construção do ethos de credibilidade. Com o resultado da análise, se percebeu que São Bernardo de Claraval constrói o ethos de um sujeito-enunciador inscrito num contexto religioso cristão, que enuncia a partir de uma formação discursiva e ideológica cristã, com o propósito de persuadir seus enunciatários a buscarem a Deus e a se reconhecerem como necessitados pecadores, criando em seus enunciados a imagem de um sujeito-enunciador consciente da sua responsabilidade vocacional de abade. - DissertaçãoA construção do ethos do sujeito enunciador no discurso políticoSantos, Roberto Clemente dos (2009-12-02)
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This paper, the result of questioning pertaining to the images constructed in political discourse, has as corpus the inaugural discourse address of President Luiz Inácio Lula da Silva in 2003. This discourse was delivered by a poor citizen, northeastern and without a college degree who arrived in São Paulo, a steelworker, union president, but who rose to political positions to the presidency. The goal is not only to analyze the ethos of this enunciating subject, but also its constitution in the inauguration discourse, noting that this discourse is not defined as a information transmitter, but as effect of meaning between speakers. Moreover, the objective is to realize how the enunciating is constituted subject through the image construction that is evident to the enunciatee. We clarify that this paper joins the line of letters postgraduate research, discursive process and textual production of UPM considering as theoretical assunptions Brandão (2004), Charaudeau (2006) and Osakabe (1999), in Maingueneau line refering to speech. It is noteworthy that the image of this subject depends on how it interacts with the enunciatee, showing that who says it is worthy of credibility. The enunciating subject ethos builds itself on the speech, however, this construction is not something definite, and has thus, in several subjects in the course of it. The enunciating subject uses the discourse to show himself worthy to occupy the position for which he was elected. - TeseA contradição como fundamento para realização do discurso político brasileiroCaniza, Rodrigo Villalba (2015-06-12)
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The aim of the thesis is to analyze the contradictions present in the Brazilian political discourse and its relation to political activity formulation of laws, understood as the institutional and bureaucratic order that determines human behavior in society. In particular, the work tries to show the occurrences of a variety of contradictions in the statements of candidates for presidential elections in 2014, the relationship between these contradictions and the gender characteristics of political discourse conducted within the social field of contemporary Brazilian democracy and the possibility of recognizing in such enunciative events, contradictions patterns that also unfold in the ideological and structural dimensions not as an exception or a side effect, but as a condition for the political realization. Therefore, a literature review of the history of political philosophy and the history of the formation of the Brazilian political thought is held and for the analysis of the corpus, are considered the theoretical proposals made by the French Discourse Analysis and by authors such as Jean-Jacques Courtine, Pierre Bourdieu and Patrick Charaudeau. In the document, the main ideas advocated by political thinkers are also associated with the historiographical process of register facts concerning the exercise of power and, from this association, it becomes possible to observe how the political discourse becomes constitutive of the exercise of state power by established authority by giving the right to organize and legislate from the guidance of an ethos that publicly seeks to meet expectations and rules of the TV debate show, but that within the political field, demands to matches internal rules to ensure their participation and increasing their symbolic power. The corpus of analysis allows the identification of four models of structural, ideological, discursive and enunciative contradictions that provide feedback to each other and are some of the main cultural instruments for maintaining an order that ensures the existence of the political field in Brazil, which is the direct consequence of the Brazilian political thought formation. Thus, once exposed the essentially contradictory character of the Brazilian political discourse as well as the difficulties it imposes on the ideal of justice and political participation, the reflection focuses on what are the alternatives to this model as well as its viability, which is made from reflection based on the works of authors such as Robert Dahl, Robert Nozick and Slavoj Zizek. - DissertaçãoO corpo em evidência: o discurso publicitário de cirurgia plásticaLopes, Edilaine Vieira (2008-02-20)
Letras
O principal objetivo desse estudo é desvelar os processos de construção discursiva das propagandas de cirurgia plástica veiculadas na revista Plástica & Beleza. O corpus de análise é formado por quatro anúncios publicados no período de dezembro de 2005 a novembro de 2006. Considerando a junção dos aspectos lingüísticos e icônicos, interessa-nos identificar as estratégias utilizadas para imprimir legitimidade ao discurso que emerge dessas situações comunicativas. A partir dos pressupostos teóricos da análise do discurso de linha francesa, analisaremos, em cada anúncio aleatoriamente escolhido, as seguintes categorias: o esquema aristotélico, as particularidades da linguagem, os dêiticos discursivos, as cenas da enunciação, o ethos e incorporação. - TeseO discurso da violência em anúncios publicitários comerciaisRoskowinski, Regiane Apolinário (2020-07-15)
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Esta tese tem como tema o discurso da violência nos anúncios publicitários. A pergunta de pesquisa é: Quais características dos anúncios publicitários, relacionadas ao discurso da violência, levam parte da sociedade a registrar reclamações contra eles? A fim de buscar responder a esse questionamento, tem-se como objetivo geral examinar o discurso da violência em anúncios publicitários comerciais, selecionados por terem sido alvos de reclamações no CONAR. Já os objetivos específicos são definir as categorias de análise em relação à violência, de acordo com a base teórica utilizada neste trabalho, conforme premissas da Análise Crítica do Discurso (ACD), e analisar os anúncios publicitários selecionados como objeto de estudo. Este trabalho fundamenta-se na ACD, modelo de análise linguística e de intervenção social que melhor se adéqua à abordagem desta tese. A fundamentação teórica envolve os conceitos de violência, ACD e anúncios publicitários. A constituição do corpus deu-se pela seleção de anúncios publicitários distintos, veiculados em jornais, revistas ou canais de televisão, anúncios que apresentavam indícios de discurso violento e que foram alvo de reclamações no CONAR. A abordagem metodológica adotada é a descritivo-analítica. A análise textual e linguística considera a polidez, o ethos, o significado das palavras e as figuras de linguagem. A análise discursiva engloba a interdiscursividade, a intertextualidade e as cadeias textuais. A análise de prática social tem como foco a ideologia e a hegemonia. As análises indicaram características relacionadas ao discurso da violência em todos os anúncios analisados, o que confirma a hipótese de que existem características específicas nos anúncios publicitários que levam a sociedade a aceitá-los ou não. O discurso da violência está presente em diversos segmentos da sociedade, porém existe a perspectiva de mudança social de acordo com a conscientização e o posicionamento ético das pessoas. - DissertaçãoO discurso de Varella : entre a divulgação cientifica e a autoajudaCatalano, Caio Vinícius (2015-10-30)
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Cada vez mais a “ideologia da saúde” é um conceito primordial na sociedade contemporânea. Porém, essa sociedade tem pouco ou quase nenhum momento disponível para dar atenção à saúde corporal da forma tradicional. As formas virtuais de comunicação, como a internet, conseguem atingir um público considerável, tanto pela facilidade quanto pela popularidade na conquista do conhecimento. Médicos como o doutor Drauzio Varella desempenham o papel do vulgarizador, que por meio de seus apontamentos textuais disseminam o conhecimento científico, representado pelo discurso de vulgarização científica. O presente trabalho tem por objetivo geral estudar textos produzidos por Drauzio Varella, visando a identificar sinais de adesão a determinados valores ideológicos com os quais o enunciador está comprometido. Como objetivos específicos: descrever os principais procedimentos discursivos utilizados; verificar como a modalidade de vulgarização científica e da autoajuda influem na forma de produção do enunciador; analisar como são construídos os efeitos de sentido capazes de persuadir o enunciatário. A Análise do Discurso de linha francesa serviu de base teórica para a condução do trabalho, com os estudos desenvolvidos por Pêcheux (1969, 1975, 1982), Althusser (1967, 1970, 1983), Maingueneau (1995, 1989, 2001, 2008), Charaudeau (2004). Utilizaram-se os conceitos de ideologia e discurso, enunciação, enunciador e enunciatário, formação discursiva e formação ideológica e interdiscursividade para descobrir a relação de afinidade entre os discursos de vulgarização científica e o de autoajuda, por meio da reconstituição da cena enunciativa presente na formação discursiva. A análise dos textos de Varella possibilitou a verificação desse “ponto em comum” que liga toda a formação discursiva. Ambos os discursos se entrelaçam e se complementam, fazendo uso da “verdade”, ratificando a certeza e destituindo a dúvida. Essa apropriação, por parte do enunciador, da verdade, seria o ponto central que une dois discursos aparentemente opostos, em uma formação discursiva direcionada à adesão do enunciatário e à legitimação ideológica. - DissertaçãoO discurso no âmbito da EaD: um olhar para o material didáticoMenezes, Mônica Maria Penalber de (2017-12-15)
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No contexto da Educação a Distância (EaD) é importante reconhecer a linguagem como ferramenta capaz de ir além de somente organizar a informação necessária à formação do aluno. O ponto de partida para esta reflexão é a existência de uma preocupação, não com a distância geográfica, típica da EaD, mas com uma distância pedagógica e psicológica, denominada de Distância Transacional, muito comum nessa modalidade de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, considerando que o discurso se insere em uma situação comunicativa, em um contexto específico e diz respeito a quem fala, para quem fala e por que fala, o objetivo deste trabalho é analisar se o discurso presente no material didático disponibilizado ao aluno contribui para uma relação de proximidade, minimizando, assim, a Distância Transacional. Sabe-se que o discurso está relacionado a um sujeito, em um tempo e em um espaço, e implica um destinatário e uma relação estabelecida entre eles, ou seja, o discurso é interativo. Diante disso, muito tem a contribuir para a interação entre aluno e material didático. Além disso, buscou-se por estratégias discursivas que não só criassem um efeito de proximidade entre aluno e material didático, mas também apresentasse um material potencialmente significativo de forma a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em ambientes de EaD. Assim, chegou-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, Novak e Hanesian (1980 apud MOREIRA, 2016). Com base nesses princípios, este trabalho propõe-se a analisar o tipo de discurso presente no material didático, utilizados em cursos de graduação, na modalidade a distância, e investigar de que forma esse discurso pode contribuir para minimizar a Distância Transacional lançando mão das teorias sobre a aprendizagem significativa. Considerou-se na análise os pressupostos teórico-metodológicos da análise do discurso francesa a partir das concepções apresentadas por Maingueneau (2013; 2015). - TeseDiscurso Pedagógico versus Identidade Cultural: Estudo Comparado entre Brasil e AngolaMoura, Vagner Aparecido de (2016-02-25)
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The discussion on implications of ordinary cultural heritage framed in a multiculturalist perspective, leads me to approach, over this research, the intersection between portuguese language and cultural identity from brazilian and angolan students. This approach has been built both by polyphonic and dialoguic listening (in order to give voices to CPLP members), as by close observation in scenario – Community of Portuguese Language Countries, full of discontinuities, porosities and conflicts. During this research, one of the essential goals have been understood the image setting’s brazilian and angolan over the history in the History textbook in the period from 1945 to 2014 and to verify the influence of pedagogic discourse and the institutional role in the process of individuation of social actors: brazilians and angolans. In order to get outcome in this investigation process, it was adopted the following methodology: a) literature review of History context in Brazil and Angola, through descriptive and compared historical method; b) pedagogical discourse analysis of the textbooks of History, through the theoretical framework of Cultural Studies, History, Semiolinguistics and Psychoanalysis and c) ethnological fieldwork that will emphasize, through the proposal of discourse analysis model (discussed in Chapter IV subsection 4.2), the continuous interaction between field research devices, the description, the interpretive process of socio-cultural phenomena, with order to understand the student`s first and second year of high school as historical subject in their daily practice. The proposed epistemological journey enables readers to understand the overlaps among language, knowledge and power in the lusophone scenario. This scenario is marked by discontinuities and porosities, because encompasses ideological, political and economic issues that interlace and provide us a scenario more dense and complex to the lusophone term and its respective community. - TeseO discurso sobre os muçulmanos, as muçulmanas e o Islã nas mídias digitais: construções, desconstruções e reconstruções discursivasFreitas, Priscilla Cláudia Pavan de (2021-08-13)
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Esta pesquisa de abordagem qualitativa se insere na Linha de Pesquisa, Procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem o propósito de analisar, pelo viés da análise do discurso (AD) de linha francesa, 14 manchetes jornalísticas, de maneira mais detalhada, que trazem informações (de valorações positivas e negativas) a respeito dos muçulmanos e das muçulmanas, sendo elas, 5 do jornal Le Monde (França), 3 do jornal El País (Espanha), 1 do jornal El Mundo (Espanha), 2 da BBC (Brasil/Reino Unido), 2 da Revista Exame (Brasil) e 1 do jornal CNN (EUA/Brasil), todas na sua versão on-line. A partir da análise desse material e também de um material extra (uma obra literária, uma obra cinematográfica e a comparação com outros trabalhos acadêmicos com temas similares – “estado da arte”), intenciona-se investigar o processo pelo qual são construídos (e desconstruídos) os discursos sobre os muçulmanos em mídias digitais de grande circulação. A hipótese principal que conduz essa pesquisa é que os discursos sobre os muçulmanos e as muçulmanas, nas diferentes mídias escolhidas, trazem uma representação estereotipada dessa comunidade religiosa, o que contribui para a propagação de preconceitos que, em muitos momentos, são reflexos dos valores da sociedade. Para responder a essa questão foram utilizados estudos como os de Fiorin (2013) sobre a argumentação em diferentes aspectos, sobretudo no que tangem às ideias implícitas e explícitas que podem gerar opiniões preconceituosas, também, as ideias de Maingueneau (2004, 2006, 2014, 2015, 2020) no que se referem aos estudos sobre o ethos dos sujeitos envolvidos no discurso midiático, além do conceito de enunciação aforizante. Para embasar o conteúdo que diz respeito às mídias, como elas agem na sociedade e a construção das identidades dessas instâncias de informação, as ideias de Charaudeau (2013, 2016) e de John B.Thompson (2013) serviram de grande aporte. Para tratar da construção histórica do povo muçulmano, alguns autores foram fontes de pesquisa como: Demant (2013) e Edward Said (1990), além disso, utilizamos, também, para comprovar a imagem distorcida dos muçulmanos nas mídias, o livro Alcorão Sagrado, algumas Sunnas (hábitos) do profeta Muhammad e o depoimento de um líder muçulmano libanês. A pesquisa se dividiu em quatro partes, todas tratando do aspecto discursivo presente em cada instância, a primeira parte, tratando do discurso do islã e dos muçulmanos; a segunda parte, do discurso das mídias; a terceira parte, dos discursos literário, cinematográfico e acadêmico; e a quarta parte, tratando dos discursos construídos e desconstruídos nas mídias acerca da comunidade islâmica. Concluímos com este trabalho que a mídia, como uma poderosa influenciadora ajuda a moldar ideologias e, assim, pode construir imagens colaborantes ou deformantes dos muçulmanos e, por causa disso, muitos preconceitos podem ser evidenciados, reproduzidos ou até evitados. - TeseOs discursos de divulgação científica e de autoajuda na construção da persuasãoCatalano, Caio Vinícius (2020-02-21)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho tem por objetivo investigar textos de divulgação de conteúdos científicos, produzidos por médicos/escritores que gozam de notoriedade midiática – representantes da modalidade discursiva divulgação científica –, visando a identificar, nas marcas presentes em procedimentos de construção discursiva, sinais de adesão a determinados valores ideológicos com que, de fato, os enunciadores possam estar comprometidos. Esta obra descreve procedimentos discursivos utilizados pelos enunciadores para a construção da trajetória de produção de adesão aos seus discursos; apura de que modo o discurso de vulgarização científica e o de autoajuda, considerados aqui como categorias discursivas que estruturam a composição formal e argumentativa dos textos que compõem o corpus em análise, influem no modo de produção enunciativo dos enunciadores; afere como são construídos efeitos de sentido capazes de convencer o enunciatário, fazendo-o acreditar e conceder credibilidade ao discurso dos sujeitos enunciadores. Estipulou-se escrutinar alguns conceitos fulcrais para o desenvolvimento do trabalho, segundo os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, postulados por autores representativos desta ferramenta de análise – Pêcheux, Althusser, Maingueneau, cujos preceitos dão conta de dois pilares teóricos: o conceito de ideologia e de discurso, de acordo com o conceito de heterogeneidade constitutiva do discurso. Como aparato teórico referente ao processo de interação social inerente de toda manifestação enunciativa, recorreu-se aos postulados das teorias sociais de Pierre Bourdieu referentes ao campo social e os preceitos teóricos que determinam esse fenômeno sociológico. A análise dos textos que compõem o corpus possibilitou a verificação de um “ponto em comum” que liga toda a formação discursiva. Ambos os discursos se entrelaçam e se complementam, fazendo uso da “verdade”, ratificando a certeza e destituindo a dúvida. - DissertaçãoEmergindo das trevas: análise do discurso metal sinfônico em Whitin TemptationSantos, Tales dos (2017-05-19)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present dissertation is based on the area of concentration of discursive and textual studies and inserted in the line of research of Procedures of Constitution of the Meanings of the Speech and of the Text of the Post-Graduate Program in Letters of Mackenzie Presbyterian University (UPM). The research aims to investigate which are the discursive elements that compose the symphonic metal and to analyze the path that the heavy metal style goes through when moving its interdiscourses. During the heavy metal trajectory, the construction of the association of songs and bands with violent, anarchic and satanic behaviors was constant and subjected the style to be in the darker side of the musical scene. However, fans were increasingly producing and releasing heavy lyrics so they could achieve the commercial and financial success of the genre. In this way, we work with the hypothesis that in the late 1990s a movement within the heavy metal called the symphonic metal arises with an unprecedented proposal in its theme: to re-signify the relation of life and death through the exit of the discourse of hesitation to The discourse of resistance. We work with the ideas developed by Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2010, 2013, 2014, 2015) to understand the relationship between life and death. We investigated the relationships between interdiscursive and discursive formation, the enunciation scenes, and the overdubbed statements in the lyrics of Our solemn hour, Iron and Covered by Roses from their respective studio albums - The Heart of Everything (2007), The Unforgiving (2011) and Hydra (2014) of the metal band Within Temptation. We also consider only two elements of music that are constitutive for the understanding of discourses: the effects of sense of the relation between sharp and guttural and the orchestral effect. The results of the research point out that for the discourse of hesitation to excel, it was necessary to value the theme of death, while the discourse of resistance was highlighted due to the valorization of the theme of life. - DissertaçãoEnsino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médioPieroni, Magali Aparecida Beneton (2010-03-03)
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O ensino de língua portuguesa, geralmente, está atrelado ao ensino da gramática normativa nas escolas do ensino fundamental e médio. Mas, de que maneira o professor se apropria das teorias linguísticas, como a análise do discurso e a linguística textual? Será que esses mestres orientam suas atividades pedagógicas, buscando ampliar as competências comunicativas interacionais dos alunos? Essas questões nortearam este estudo de caso, realizado na Escola Estadual Paulo Madureira e Castro, situada no município de Tietê, estado de São Paulo, com 11 professores de português, por meio de questionário. As análises evidenciaram que, em sua prática docente, não havia uma concepção de gramática definida, baseando-se, em sua maioria, na metalinguagem. O objetivo, portanto, deste trabalho, é o de contribuir para a reflexão acerca do ensino de língua portuguesa nas escolas públicas de São Paulo, apontando os aspectos social, interacional e funcional da língua a serem considerados na prática docente. - DissertaçãoEspaços lusófonos: uma abordagem entre Brasil e PortugalMoreno, Sandra Retamiro (2008-02-22)
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Speaking a language is the necessary condition of an individual that belongs to a society, of a certain nation. This subject concerns the autonomy of the people, in their identity and self-determination, as well as to the establishment and the maintenance of social relationships. Taking that into account, this study will analyze two journalistic speeches of different spaces (Brazil and Portugal) in written media, considering the same theme (education). The study was made under the perspective of the analysis of the speech (AD), of French orientation, to establish the similarities and the existent differences of these speeches in the journalistic discursive modality, turning possible, therefore, to think about the scenography built in the speech and increasing the construction of the speech of the linguistic marks of the discursive formation and of the ideological formation. - DissertaçãoEthos das revistas de celebridades - Brasil Portugal - contexto lusófonoMathias, José Roberto (2009-02-18)
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This paper searches for, in the Speech Analysis (SA), procedures for review of Celebrities magazines printed in editions of CARAS magazines of Portugal and Brazil. It is based primarily on studies of Maingueneau on the issues of SA and on the considerations about the ethos. The theoretical concepts will be applied to selected texts as forms of communication between enunciators and the possible enunciatees, publications consumers and, consequently, the texts available in an environment formed by the Portuguese language, presented a Lusophone context. The analysis will be made in texts that present verbal and non-verbal language, forming a joint body to the printed media. The description of the ethos is the basis of the comments, testimony and analysis.