Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (Monografia)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (Monografia) por Orientador "Grinkraut, Melanie Lerner"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaEducação a distância on-line: a tutoria e a mediação pedagógica nos ambientes virtuais de aprendizagemMonteiro, Ligia de Assis (2013-06-03)O presente estudo apresenta a Educação à distância on-line no contexto educacional, suas potencialidades e limitações dentro deste conjunto. O destaque será dado à atuação e como ocorre o processo de comunicação, aprendizagem, atuação dos profissionais e alunos nos processos educativos a distância. Assim a atuação dos tutores e mediadores pedagógicos nos ambientes virtuais de aprendizagem compôs o objetivo deste trabalho. Para consolidar este trabalho foi realizado um estudo de caso a fim de coletar dados referentes às interações que ocorrem no ambiente virtual, envolvendo equipe técnica do curso, alunos, material didático, avaliação e as ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente. A finalização será por meio dos pontos expostos durante o trabalho.
- MonografiaSoftware livre na educaçãoGomes, Daniela Akimi Toyoda (2013-06-03)Este trabalho apresenta a temática do software livre e sua adequação na educação. A ênfase será dada a utilização e implantação em todos os setores como o educacional, empresarial e doméstico. Desta forma pretende-se esclarecer a importância do uso de software livre e desmistificar os preconceitos ainda existentes neste assunto. O presente estudo também abordará um breve histórico, conceituação de software livre, vantagens e desvantagens e para concretizar o trabalho será exposto informações sobre a implantação e utilização de soluções livres em escolas.
- MonografiaUso das tecnologias de informação e comunicação na pesquisa escolar: novas perspectivas educacionaisSilva, Vera Lucia Marques da (2013-04-29)Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), facilitam o armazenamento, a criação e a busca de informações se tornando ferramenta para a obtenção de conhecimento. Dentro deste panorama, elaborar pesquisas escolares de qualidade se torna um desafio cada vez maior. Este trabalho apresenta uma analise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e quais são as implicações de seu uso na obtenção de maior qualidade na aprendizagem. Para esta analise, buscaram-se estudos, relatos e indicadores de desempenho, presentes em fontes de informação cientificamente autênticas, que trouxessem registros das contribuições das TIC na pesquisa escolar no que se referem as suas relações com ensino e aprendizagem. Refletiu-se sobre os objetivos de elaborar pesquisas escolares por meio das TIC, em relação à aprendizagem, abordando o papel do professor e o desenvolvimento da competência informacional. Como conclusões da análise inferencial, se pôde registrar que, no contexto escolar, temos poucas fontes de informação que nos ajude a traçar parâmetros qualitativos ou quantitativos, como medidas avaliativas para este foco de aprendizagem, mas que se faz prioridade investir na capacitação do aluno para utilização eficaz e eficiente dos recursos de tecnologia de informação e comunicação, para potencializar sua aprendizagem e torná-lo competente em informação.
- MonografiaUso das tecnologias de informação e comunicação na pesquisa escolar: novas perspectivas educacionaisSilva, Vera Lucia Marques da (2012)Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), facilitam o armazenamento, a criação e a busca de informações se tornando ferramenta para a obtenção de conhecimento. Dentro deste panorama, elaborar pesquisas escolares de qualidade se torna um desafio cada vez maior. Este trabalho apresenta uma analise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e quais são as implicações de seu uso na obtenção de maior qualidade na aprendizagem. Para esta analise, buscaram-se estudos, relatos e indicadores de desempenho, presentes em fontes de informação cientificamente autênticas, que trouxessem registros das contribuições das TIC na pesquisa escolar no que se referem as suas relações com ensino e aprendizagem. Refletiu-se sobre os objetivos de elaborar pesquisas escolares por meio das TIC, em relação à aprendizagem, abordando o papel do professor e o desenvolvimento da competência informacional. Como conclusões da análise inferencial, se pôde registrar que, no contexto escolar, temos poucas fontes de informação que nos ajude a traçar parâmetros qualitativos ou quantitativos, como medidas avaliativas para este foco de aprendizagem, mas que se faz prioridade investir na capacitação do aluno para utilização eficaz e eficiente dos recursos de tecnologia de informação e comunicação, para potencializar sua aprendizagem e torná-lo competente em informação.