Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
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- DissertaçãoAdolescentes com TDAH e a pandemia da Covid-19: aspectos escolares, cognitivos e sociais durante as aulas remotas e no retorno presencialDutra, Glênia Kristiny Chaves Rosa (2023-08-15)
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A chegada da Pandemia da Covid-19 levou ao fechamento das escolas como medida para contenção da circulação do vírus. Nesse período, as atividades presenciais, em qualquer âmbito, passaram a acontecer na modalidade online. Alguns alunos, especialmente aqueles identificados com transtornos do neurodesenvolvimento, foram impactados por faltas de atendimento educacional especializado neste momento. Dentre este grupo, os adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) experenciaram além das dificuldades escolares, outras também dentro do campo cognitivo e social, bem como no campo emocional. Após uma contenção inicial da Pandemia da Covid-19, a partir do final de 2020, as escolas foram autorizadas a retornarem com atividades presenciais, mesmo com rodízio entre as turmas nas modalidades presencial e online. No contexto de retomada das atividades de ensino presencial, os alunos e dentre eles os adolescentes com TDAH, passaram por uma nova adaptação a esse contexto. O presente trabalho buscou descrever e analisar as facilidades e dificuldades dentro dos aspectos escolares, cognitivos e sociais de adolescentes com TDAH durante a Pandemia da Covid-19, compreendendo o período de aulas não presenciais/online e do retorno presencial à escola, no contexto pós distanciamento social, relatados pelos pais, professores e pelos próprios adolescentes com diagnóstico de TDAH, a partir dos relatos apresentados. Participaram do estudo 8 adolescentes, com idade entre 12 a 16 anos, seus respectivos responsáveis e 8 professores dos segmentos educacionais desses adolescentes, totalizando 24 participantes. Os participantes foram reunidos em grupos de até 4 pessoas, separados por alunos, responsáveis e professores, para a realização da entrevista em grupo. A entrevista foi guiada por um roteiro semiestruturado sobre as principais facilidades e dificuldades nos campos escolar, cognitivo e social desses adolescentes durante o período online e o retorno escolar presencial. Os relatos verbais foram transformados em dados, por meio da transcrição e analisadas quantitativa e qualitativamente com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin e com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados encontrados apresentaram que os adolescentes com TDAH vivenciaram mais dificuldades do que facilidades no período de aulas remotas e no retorno presencial. As principais dificuldades escolares, durante as aulas remotas foram: não assimilação do conteúdo, baixa participação nas aulas, baixo interesse nas atividades escolares propostas. No retorno presencial, os adolescentes apresentaram dificuldade em acompanhar o conteúdo programático e assimilar toda a matéria 6 ministrada. A facilidade encontrada, no período de aulas remotas, diz respeito sobre as aulas que foram gravadas permitindo que o adolescente assistisse novamente. As principais dificuldades cognitivas, durante as aulas remotas foram de concentração, foco, organização, manutenção da rotina de estudo. As principais dificuldades cognitivas, no retorno escolar, foram também de concentração e foco. Porém, encontrou-se o resultado de maior facilidade na organização da rotina de estudo e planejamento. As principais dificuldades sociais ocorreram no período de retorno escolar. Sobre as facilidades ligadas à socialização, obteve-se o resultado de que os adolescentes utilizaram das redes sociais com esta finalidade. Encontrou-se o dado de dificuldades emocionais durante o retorno presencial, diante da rotina escolar e da aproximação presencial com colegas e amigos. Tais resultados dizem respeito ao relato de uma amostra de 24 participantes, ligados à uma escola particular do Distrito Federal. Percebe-se a necessidade da realização de outros estudos em outras cidades e com participantes ligados a escolas públicas. - TeseModelo de tomada de decisão para o uso de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na identificação de sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade compatíveis com TDAHGomes, Andréia dos Santos Felisbino (2024-03-27)
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O aprendizado acadêmico demanda do aluno diversos repertórios sociocomportamentais e habilidades cognitivas compatíveis com as exigências das atividades escolares e sociais no contexto escolar, portanto o professor precisa conhecer os sinais indicativos de transtornos do neurodesenvolvimento e os instrumentos adequados que lhe permitam identificar sinais destas condições e fazer encaminhamentos adequados. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. O estudo foi do tipo transversal, desenhado em 3 fases. Amostra: seguiu critérios de seleção não probabilísticos, participaram 60 professores de Ensino Fundamental – Anos Iniciais que lecionam em salas de aula de 2º e 4º anos, alunos indicados por eles com suspeita de TDAH e seus responsáveis. Participaram 41 alunos do grupo com queixas compatíveis com TDAH e 25 do grupo controle sem indicadores de TDAH. Instrumentos: Checklist dos sintomas de TDAH baseado no DSM 5, Teste Wasi para verificação da inteligência, TAVIS-4 e TAC para verificação de habilidades atencionais e BPM para verificação de problemas emocionais e comportamentais (internalizantes, externalizantes e problemas de atenção). O objetivo geral deste trabalho foi de analisar os resultados da implementação de um modelo de identificação e intervenção para alunos com queixas compatíveis com TDAH matriculados no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a partir da implementação de recursos Big Data e protocolos de rastreio para reconhecimento de indicadores de TDAH nos alunos. O objetivo da fase 1 é apresentar e discutir o fluxo de processos para identificação das queixas compatíveis com TDAH, que possa ser utilizado de maneira autônoma pelas escolas. Para cumprir este objetivo os professores e gestores receberam treinamento para identificação das queixas de TDAH, para o uso de uma plataforma online para preenchimento de inventários sobre sinais do TDAH. Após os professores responderem o checklist para o TDAH, 41 alunos identificados passaram para a Fase 2 cujo objetivo foi de comparar o desempenho neuropsicológico na avaliação da atenção, entre eles e o grupo controle (n=25) formado por alunos sem queixas de TDAH, após os resultados da avaliação neuropsicológica destes alunos, 18 receberam a intervenção em sala de aula, dando início à fase 3 na qual o objetivo foi de descrever e analisar a frequência de implementação do programa de intervenção em sala de aula, bem como avaliar os seus efeitos/resultados. Resultados: Na Fase 1 foi feita a análise de comparação de médias utilizando-se o teste t para amostra independentes nos grupos TDAH e controle. Na fase 2 das 41 alunos identificadas com queixas de TDAH por seus professores, dos quais 18 foram indicadas para receber intervenção. Na fase 3, os alunos receberam a intervenção em sala de aula. Verificou-se que antes da intervenção esse grupo possuía um valor médio de 55,6 pontos no Checklist para o TDAH e após a intervenção realizada na fase 3 esse valor reduziu para 48,9 pontos. Das 17 crianças 15 tiveram redução nos relatos de queixas. Conclusão: Todas as fases da pesquisa foram importantes visto que houve diminuição das queixas e sintomas de TDAH nas crianças com o transtorno.