Ciências do Desenvolvimento Humano -Teses - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
URI Permanente para esta coleção
Antigo curso de Disturbios do Desenvolvimento
Navegar
Navegando Ciências do Desenvolvimento Humano -Teses - CCBS Higienópolis (a partir de 2024) por Orientador "Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseTradução, adaptação do Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) para o português do Brasil e estudos psicométricos dos formulários infanto-juvenisTafla, Tally Lichtensztejn (2024-06-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Funcionamento Adaptativo (FA) é definido como habilidades conceituais, sociais e práticas importantes para a realização das atividades diárias. No entanto, ainda são escassos instrumentos normatizados para a tal avaliação no contexto nacional. Este estudo teve como objetivo traduzir e adaptar culturalmente o Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) e verificar suas propriedades psicométricas dos formulários destinados a crianças e adolescentes em amostras brasileiras de crianças típicas e com transtornos do neurodesenvolvimento. Para isso, a presente tese foi dividida em três estudos: Estudo 1 - Tradução e adaptação transcultural do ABAS-3 para o português do Brasil; Estudo 2 – Verificação de evidências de validade baseada na estrutura interna dos formulários de pais do ABAS-3; e Estudo 3 - Estudos psicométricos e Evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis. O Estudo 1, atendendo a diretrizes da International Test Commission (ITC), e contou com etapas de traduções (n=2) e posteriores análises de juízes (n=33), e resultou em boas evidências de validade de conteúdo do instrumento. Já para o Estudo 2, que teve como objetivo a verificação da estrutura fatorial da versão brasileira do ABAS-3, participaram pais de 2.594 crianças, divididas entre 0 a 5 anos (n= 1332) e 5 a 21 anos (n=1262). A Análise Fatorial Confirmatória apresentou bom ajuste para um modelo unifatorial de comportamento adaptativo geral e para um modelo com três fatores (Conceitual, Social e Prático), semelhante à versão original do instrumento. Para o Estudo 3, foram selecionadas randomicamente indivíduos do Estudo 2, bem como pais de 125 crianças com transtornos do neurodesenvolvimento na mesma faixa etária, sendo 60 com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 36 com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e 29 com Deficiência Intelectual (DI). Foram investigadas evidências de confiabilidade teste-reteste, validade baseada na confiabilidade entre respondentes, validade baseadas nas relações com variáveis externas, com o quociente de inteligência (QI) e escores de competências, validade convergente, acurácia e validade baseadas em grupos clínicos e nível socioeconômico. Todas as evidências apresentaram índices que variaram de bons a excelentes, semelhantes às da versão original do instrumento, com exceção do QI, resultado que foi discutido. Os resultados obtidos nos três estudos mostram a qualidade da versão brasileira do ABAS-3, que permitirá o estabelecimento de normas para os formulários destinados a pais de crianças de 0 a 5 anos e crianças, adolescentes e jovens adultos de 5 a 21, aumentando a disponibilidade de instrumentos que avaliam FA no país.