Ciências do Desenvolvimento Humano -Teses - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
URI Permanente para esta coleção
Antigo curso de Disturbios do Desenvolvimento
Navegar
Navegando Ciências do Desenvolvimento Humano -Teses - CCBS Higienópolis (a partir de 2024) por Orientador "Carreiro, Renato Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseModelo de tomada de decisão para o uso de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na identificação de sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade compatíveis com TDAHGomes, Andréia dos Santos Felisbino (2024-03-27)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O aprendizado acadêmico demanda do aluno diversos repertórios sociocomportamentais e habilidades cognitivas compatíveis com as exigências das atividades escolares e sociais no contexto escolar, portanto o professor precisa conhecer os sinais indicativos de transtornos do neurodesenvolvimento e os instrumentos adequados que lhe permitam identificar sinais destas condições e fazer encaminhamentos adequados. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. O estudo foi do tipo transversal, desenhado em 3 fases. Amostra: seguiu critérios de seleção não probabilísticos, participaram 60 professores de Ensino Fundamental – Anos Iniciais que lecionam em salas de aula de 2º e 4º anos, alunos indicados por eles com suspeita de TDAH e seus responsáveis. Participaram 41 alunos do grupo com queixas compatíveis com TDAH e 25 do grupo controle sem indicadores de TDAH. Instrumentos: Checklist dos sintomas de TDAH baseado no DSM 5, Teste Wasi para verificação da inteligência, TAVIS-4 e TAC para verificação de habilidades atencionais e BPM para verificação de problemas emocionais e comportamentais (internalizantes, externalizantes e problemas de atenção). O objetivo geral deste trabalho foi de analisar os resultados da implementação de um modelo de identificação e intervenção para alunos com queixas compatíveis com TDAH matriculados no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a partir da implementação de recursos Big Data e protocolos de rastreio para reconhecimento de indicadores de TDAH nos alunos. O objetivo da fase 1 é apresentar e discutir o fluxo de processos para identificação das queixas compatíveis com TDAH, que possa ser utilizado de maneira autônoma pelas escolas. Para cumprir este objetivo os professores e gestores receberam treinamento para identificação das queixas de TDAH, para o uso de uma plataforma online para preenchimento de inventários sobre sinais do TDAH. Após os professores responderem o checklist para o TDAH, 41 alunos identificados passaram para a Fase 2 cujo objetivo foi de comparar o desempenho neuropsicológico na avaliação da atenção, entre eles e o grupo controle (n=25) formado por alunos sem queixas de TDAH, após os resultados da avaliação neuropsicológica destes alunos, 18 receberam a intervenção em sala de aula, dando início à fase 3 na qual o objetivo foi de descrever e analisar a frequência de implementação do programa de intervenção em sala de aula, bem como avaliar os seus efeitos/resultados. Resultados: Na Fase 1 foi feita a análise de comparação de médias utilizando-se o teste t para amostra independentes nos grupos TDAH e controle. Na fase 2 das 41 alunos identificadas com queixas de TDAH por seus professores, dos quais 18 foram indicadas para receber intervenção. Na fase 3, os alunos receberam a intervenção em sala de aula. Verificou-se que antes da intervenção esse grupo possuía um valor médio de 55,6 pontos no Checklist para o TDAH e após a intervenção realizada na fase 3 esse valor reduziu para 48,9 pontos. Das 17 crianças 15 tiveram redução nos relatos de queixas. Conclusão: Todas as fases da pesquisa foram importantes visto que houve diminuição das queixas e sintomas de TDAH nas crianças com o transtorno.