Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano"
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- DissertaçãoAnálise das entrevistas de quatro surdocegos adquiridos sobre a importância do guia-intérprete no processo de comunicação e mobilidadeCarillo, Elenir Ferreira Porto (2008-12-01)
Psicologia
The present study had as goal analyzing the opinion of the deafblinds acquired on the importance of the guide-interpreter in the process of communication and mobility in routine situations. It is focused specifically, on one hand, in situations that decrease the number of difficulties faced by them and their overcoming of the same ones; and on the other hand, situations that increase difficulties on the way of the deafblind. The sample was constituted by four deafblinds acquired, members of the Brazilian Association of the Deafblinds who already took part in programs of habilitation and rehabilitation related to communication and mobility, and the ones who make use of guide-interpreter services. Data was collected by individual interviews using a questionnaire specially elaborated for this project, organized in charts displaying this way, situations which make possible the decrease, overcoming and increase of the difficulties to each individual studied and the sample as a whole. The data analyzed showed that the guide-interpreter can overcome or decrease the deafblind s difficulties as they use different communication and mobility techniques. It was considered by the individuals researched, the necessity of this professional to have the ability and experience on the application of these techniques. However, the issues related to the deficiency on the application of such techniques by the guide-interpreter were the causes of the increase of difficulties reported by the individuals studied. It was also shown interferences coming from personal issues, pointing out to interpersonal relation issues, something not explored fully on the education of this professional. Attention to this matter could contribute satisfactorily on the performance of the guide-interpreter along with deafblinds acquired. - DissertaçãoCondições para aprendizagem significativa de aluno surdo em uma escola especialVieira, Margarete Ligia Pinto (2008-01-29)
Psicologia
Este estudo teve como objetivo identificar e entender as condições oferecidas pelo professor em situação de sala de aula para a ocorrência de aprendizagem significativa do aluno Surdo em uma Escola Especial. A pesquisa foi realizada em uma Escola Especial no Município da Grande São Paulo que atende crianças e jovens com deficiências e alunos Surdos. Foram coletados dados durante o ano letivo de 2007, por meio de entrevista semi-estruturada e gravação em vídeo de algumas atividades em Língua portuguesa, em situações em sala de aula, oferecidas por duas professoras ouvintes a uma aluna surda nos meses de agosto, setembro e outubro. Para análise dos dados foi adotada a modalidade qualitativa. Esta investigação fundamentou-se nos princípios teóricos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1969); nas contribuições de Moreira (1983), Masini (1999,1993, 2002) e Moreira; Masini (2006); e nos estudos sobre o Surdo de Moura (1993, 2000), Quadros (1997), Skliar (1999 e 1997) e Salles (2004) no que tange ao processo sociolingüístico da aquisição da língua escrita. Os principais achados da indicaram que as condições que oferecem aprendizagem significativa são as que permitem ao aluno estabelecer relações com as novas informações a partir do que já possui armazenado na sua estrutura cognitiva; que o aluno Surdo na situação investigada não teve comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS nem apresentou interação com o professor, e, dessa forma, não foram registrados ganhos em seu perceber, elaborar e adquirir conceitos. - DissertaçãoContando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagemMarra, Silvia Cristina (2006-03-13)
Psicologia
Este estudo objetivou verificar a possibilidade de utilizar a contação de histórias como estratégia de estimulação de linguagem, de crianças com paralisia cerebral e deficiência mental, na atuação fonoaudiológica. Inclui a fundamentação desta dissertação revisão teórica sobre as concepções de histórias, fábulas, contação de histórias, narrativa presente na formação do homem, concepção de linguagem, paralisia cerebral e deficiência mental. Descreve o contexto de atendimento a quatro crianças entre 4 e 5 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, com paralisia cerebral e deficiência mental, acompanhadas de suas mães, durante cinco meses em oito encontros quinzenais para contação de histórias, previamente adaptadas e moldadas às necessidades específicas destas crianças atendidas no setor de Fonoaudiologia do Ambulatório de Deficiência Mental das Casas André Luiz. A coleta e os registros de dados foram realizados por meio da filmagem dos encontros, com observações anotadas no momento da contação e complementados pelas respostas das mães a dois questionários, um inicial referente a elas e outro final referente aos seus filhos. A análise dos dados, realizada confrontando expectativas familiares iniciais com constatações finais e recortes de episódios dos atendimentos, mostrou que a estimulação da linguagem de crianças deficientes pode ser feita através da contação de histórias, desde que haja algumas adaptações e modificações com base nas necessidades dos sujeitos. Os resultados apontam para uma melhora na interação social, na intenção comunicativa, na atenção, memória e vocalização. - DissertaçãoDepoimento dos surdos sobre as atitudes que facilitaram e que dificultaram suas relações sociais durante a adolescênciaChagas, Paula Adriana Cunha (2007-03-06)
Psicologia
This research had as its purpose an investigation of the attitudes that facilitated and hindered the social relations of the deaf people during their adolescence and, looking for analyzed the deposition of these individuals. The theoretical foundation follows authors who considers deafness a difference, no a deficiency, and authors who characterize the adolescence from the point of view in the focus of evolutive psychology. The research was qualitative, using and adopted a questioner with open questions as instrument to collection of the data. The analysis provided evidenced that family participation contributed for the development of these deaf individuals, even when not making use of sign language to communicate with them and when ignoring the importance of the sign language for the development of a deaf person. Verbal communication, however, was cited as one of the biggest difficulties faced by these individual, as much in the home environment, as in school environment, as well as in the other places they frequent. The difficulty of establishing friendship bonds with non deaf adolescent was also noted. In spite of all subjects knowing and using brazilian sign language in some communities, all the subjects of this research emphasized that they could communicate orally in other communities showing the possibilities of enrichment of their lives by various means of communication. - DissertaçãoO domínio de atividades de vida autônoma e social referentes à alimentação de crianças surdocegas com fissura lábio palatalFrederico, Carlos Eduardo (2006-08-23)
Psicologia
Essa pesquisa consiste no depoimento de mães e professores sobre o domínio de atividades de vida autônoma e social referentes à alimentação de crianças surdocegas com fissura lábio palatal. A presente pesquisa fundamentou-se em estudos sobre a história da surdocegueira, seus principais aspectos, etiologias, a importância da comunicação e linguagem do surdocego, os modelos curriculares básicos que possam ser facilitadoras para a aprendizagem do surdocego em relação as suas atividades de vida autônoma e social, bem como para identificar como se estrutura a comunicação na organização das atividades de vida autônoma e social desta criança referentes a alimentação, buscando seu desenvolvimento pessoal e social, tendo em vista a sua independência e convivência social. Teve como objetivo analisar a intervenção da família e dos professores na aquisição dos hábitos alimentares e mostrar a importância dessa aquisição à família e sociedade. Para alcançar esses objetivos foi realizada a coleta de dados no setor do surdocego (CENTRAU) em Curitiba, por meio de entrevistas com mães e professores sobre as formas de como ocorre a alimentação dessas crianças. Buscou-se analisar o significado da amamentação e a relação da alimentação com a família e escola considerando sua influência cultural, social, psíquica e biológica no decorrer da vida do surdocego. O processo de análise ocorreu em três etapas: 1) leitura e releitura do material registrado, referentes às entrevistas; 2) organização dos dados em quadros referentes às respostas das mães e professores; 3) reflexão sobre os itens analisados nas duas etapas anteriores. A análise mostrou a falta de informações recebidas pelas mães após o nascimento da criança pelos profissionais da área médica, a falta de estímulos recebidos de forma adequada por esta criança, a falta de informações dos professores sobre esta criança sobre aquilo que poderia facilitar sua aprendizagem. - DissertaçãoNecessidades da criança com síndrome de Down em classe comum de escola regular particular: estudo de caso de uma criança no município de Embu das ArtesAraujo, Catherine Oliveira de (2007-02-15)
Psicologia
Getting to know and understanding the needs of a Down syndrome child in a private regular school from parent's and educators point of view as well as what is expected from the school for this child was the main purpose of this study, which was based on excellence researchers in Down syndrome matters (Schwartzman and Otto), and on specialized literature about inclusion (Mazzotta, Sassaki, Voivodic). School needs of a Down syndrome child survey was carried out in the Adventist School of Embu das Artes city, including the child itself, their parents, and educators. This is a relevant survey since it makes possible to know the challenges and problems met by these children, so that the school can support them with adequate conditions, ways and means, search for references for developing its work, and sistematically follow the pupil in individual or collective meetings, or in any other emerging situation. - DissertaçãoPré-requisitos para orientação e mobilidade da criança com surdocegueira congênitaAndreossi, Silvia Costa (2009-02-04)
Psicologia
O objetivo desta dissertação foi o de identificar atividades desenvolvidas pela família e por profissionais para que crianças com surdocegueira de 2 a 4 anos possam participar de um programa de orientação e mobilidade. Foram arroladas as atividades que estimularam e facilitaram o movimento e a exploração do corpo pelas crianças com surdocegueira congênita, bem como as adaptações utilizadas para que elas iniciassem sua locomoção no ambiente familiar e escolar. Fundamentou-se em autores tais como: Cormedi (2005), Riggio et al. (1999), Sense Internacional (2008), Gense et al. (2004), que focalizam o desafio de estabelecer uma forma de comunicação consistente e de proporcionar autonomia e independência à criança com surdocegueira congênita; nos que aprofundaram estudos sobre as necessidades de profissionais, de famiiares e/ou cuidadores de crianças com surdocegueira congênita dentre os quais, Masini (2002) , Hill et al. (1984) e Michael et al. (1987). Para investigar os pré-requisitos para a participação desta criança no programa de orientação e mobilidade foram realizadas entrevistas com professores e com familiares e/ou cuidadores. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados a partir dos prontuários de uma Instituição especializada no atendimento de crianças com surdocegueira, sendo selecionados com base nos critérios de seleção três pedagogos que atuam exercendo a função de professores de crianças com surdocegueira congênita pertencente à ADefAV e três familiares e/ou cuidadores dessas crianças. A análise dos dados mostrou que ambos os grupos, tanto de profissionais como o de famílias tinham noções de como estar com a criança com surdocegueira realizando algum tipo de atividade. Os dados das entrevistas analisadas, por outro lado, assinalaram que há necessidade de mais informações e esclarecimentos sobre o programa de orientação e mobilidade e de atividades bem estruturadas, funcionais e desenvolvidas no cotidiano da criança e em todos os contextos de sua vida, para que ela tenha condições de participar de um programa de orientação e mobilidade. - DissertaçãoO psicodiagnóstico interventivo em três crianças com diagnóstico neurológico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)Pacheco, Marisa de Lourdes Valadão (2007-03-14)
Psicologia
Esta dissertação sobre o atendimento clínico de três crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com queixa de dificuldade de aprendizagem teve como objetivo identificar quais os recursos utilizados na relação psicólogo-cliente que foram para elas facilitadores do entendimento de si próprias e que propiciaram condições para lidarem com suas dificuldades. A fundamentação teórica foi subdividia em dois itens, sendo um sobre o atendimento e outro sobre o déficit de atenção e hiperatividade. A literatura sobre o atendimento clínico e as intervenções enfocou o psicodiagnóstico interventivo de Ancona-Lopez (1987), Ancona-Lopez et al. (1995) e Trinca (1984). No que diz respeito ao TDAH, baseouse em especialistas no assunto, dentre os quais Barkley (2002) e Marcelli (1998). A análise qualitativa dos dados foi realizada em três etapas: Categorização, Agrupamento das Categorias e Reflexão sobre os dados. Os dados analisados evidenciaram que o psicodiagnóstico interventivo (1) facilitou o atendimento de crianças com TDAH e dificuldades de aprendizagem; (2) assinalou a propriedade da intervenção do psicólogo em momentos pontuais e o entendimento dos recursos que poderão ser utilizados para identificar como seu cliente está se sentindo em relação às suas dificuldades, esclarecendo momentos em que se mostrou capaz e que o favoreceram a lidar e ultrapassar suas dificuldades. - DissertaçãoO significado do lazer para pessoas com cegueira adquirida: análise de depoimentosArchanjo, Vânia Warwar (2009-02-09)
Psicologia
Esta investigação realizada com pessoas com cegueira adquirida buscou o significado do lazer para elas, por meio de entrevistas organizadas a partir de um questionário, composto de um item de identificação e oito perguntas de respostas abertas. Fundamentou-se em Marcellino (1983,1987, 1995, 2006) e suas reflexões sobre o lazer enquanto uma cultura vivenciada no tempo disponível, em Dumazedier (1973,1980), focalizando o lazer a partir dos interesses, e em Blascovi-Assis (1997) que enfatiza a necessária conscientização da sociedade no que se refere à realização de mudanças no universo do lazer. Com referência à deficiência visual buscou embasamento em autores como Masini (1994, 2007), que argumenta importância de considerar o referencial perceptual da pessoa sem a visão, em vez de compará-la com o referencial da pessoa vidente; em Paiva (2005) e a resolução adotada pelo Conselho Internacional de Sidnei sobre os termos relativos à deficiência visual; em Farias e Buchalla (2005), que trouxeram as contribuições da CID-10 e da CIF (OMS, 2003), que veio complementar a CID-10 ao delinear uma descrição de funcionalidade. O objetivo foi investigar o significado do lazer para dez pessoas com cegueira adquirida e registrar como vem ocorrendo as atividades de lazer desse público, bem como verificar os aspectos facilitadores e dificultadores nessa vivência. A linha diretriz foi a de analisar se as atividades de lazer propiciam o bem-estar às pessoas que adquiriram a cegueira. A análise das entrevistas foi realizada em quatro etapas: leitura cuidadosa das respostas de cada participante, referentes a cada pergunta; levantamento de categorias; categorização das respostas em Quadros; reflexão sobre os dados dos Quadros. Os dados analisados evidenciaram que para os sujeitos da pesquisa o lazer significa uma possibilidade de bem-estar, sozinhas ou em companhia de outras pessoas, uma vez que não se sentem incapazes para usufruir de atividades dessa natureza, já que as consideram tão possíveis para elas quanto para os que não têm deficiência visual. - DissertaçãoSituação do aluno surdo em classe regular na ótica de professores de algumas disciplinas do ensino médio de uma escola estadual de São PauloPolidoro, Elisabete Aparecida Pinto (2008-08-11)
Psicologia
A inclusão de alunos surdos em salas comuns tem aumentado consideravelmente. Essas pessoas que antes eram excluídas da escola regular, hoje fazem parte dela. Saber como o professor enfrenta esse desafio, como desenvolve seu trabalho em sala de aula, que meios utiliza para mediar o conhecimento e que apoio recebe para participar do processo de inclusão, foi o objetivo desta investigação. Fundamentou-se nos referenciais teóricos de autoridades no assunto, dentre as quais Masini, Mazzotta, Moura, Rosa & Rosa. O procedimento metodológico foi basicamente qualitativo, baseado nas diretrizes de Ludke e André. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo oito perguntas abertas, cujas respostas constituíram o referencial para analisar as condições do aluno surdo nas interações cotidianas da sala de aula. Foram organizados oito quadros, confeccionados a partir de categorias definidas pelas questões do questionário e das respostas dos entrevistados. Os dados mostraram que, na ótica dos professores do Ensino Médio da rede regular de ensino, por falta de informações, falta de apoio especializado e falta de uma política educacional centrada no atendimento adequado aos alunos surdos, as condições oferecidas a tais não propiciam sua inclusão escolar.