Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Martins, Valéria Farinazzo"
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- DissertaçãoAcessibilidade em material didático digital para idosos: estudo de caso em uma plataforma educacional digitalMarino, Mariana Cardozo Herscovici (2020-08-21)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Aging imposes limits on the body and the mind. Even in the face of these limitations - difficulty in memorizing, anomie, declining hearing and visual acuity, the elderly are returning to school, taking short courses and attending university again. Teachers, then, face a new challenge: receiving these students over 60 and including them in an effective way. The main objective of this work was to verify the ease of creating or transforming the didactic material that the teacher has in inclusive digital didactic material for these students and how much a digital platform is able to support this development. Thus, through the use of an ecosystem called SELI (smart ecosystem for learning and inclusion) still under construction, the research participants were able to test it and validate some of its features. The participation of these professionals took place in two courses - one for creating inclusive didactic material and the other for adapting didactic material, both using the ecosystem. The methodology for creating and applying the courses as well as its evaluation by the participants are presented in this work, in addition to a self-analysis of the entire process of creation and application of the courses by the author. - DissertaçãoCyberbullying em contexto universitário no brasil: percepção, vitimização e agressãoCosta, Mariana Revoredo Pereira da (2021-08-02)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O cyberbullying se configura enquanto uma modalidade de violência experimentada no ambiente digital e é dividida em cyber agressão e cyber vitimização. É um fenômeno marcado pela apropriação e uso disfuncional de bens tecnológicos no que se refere às interações sociais propiciadas neste espaço. Sobre este tema, o trabalho a seguir versa sobre a percepção e experiência com o cyberbullying por jovens universitários do primeiro período da graduação de vários cursos de uma universidade particular em São Paulo. Tal tarefa tem como justificativa a intenção de conhecer as concepções e vivências no que se refere aos ataques virtuais para alcançar um diagnóstico contextual. Como objetivo geral, intenta-se descrever a percepção, agressão e vitimização no fenômeno do cyberbullying em universitários, e de objetivos específicos, pretende se: mapear prevalência de episódios de cyberbullying entre estudantes, enquanto agressores, vítimas e agressores-vítimas; verificar correlação entre cyberbullying e padrões de uso de internet; identificar qual é a representação mental construída acerca da concepção de cyberbullying; analisar se a representação mental adequada do fenômeno cyberbullying interfere na manifestação deste; construir, com base nos achados, perfis “avatares” de populações universitárias mais vulneráveis ao cyberbullying considerando os dados de delineamento de amostra e padrão de uso de TIC da Instituição estudada. Para este fim, utilizaremos dois recursos quantitativos de rastreio do cyberbullying, um questionário e uma escala. O primeiro, “Questionário de Cyberbullying”, foi confeccionado com a finalidade de identificar características sociodemográficas e de saúde, padrão de utilização de internet e percepção social sobre o cyberbullying. O segundo, “Cyberbullying 2010” (Tomczyk,2010), é um instrumento - escala de seis pontos, checklist e itens de correlação entre tipo deagressão e grupo identificado - polonês que foi traduzido e adaptado para o contexto brasileiro no sentido de conferir identificação de episódios de cyber agressão e cyber vitimização. Tal repertório instrumental será disponibilizado virtualmente durante um mês para o preenchimento de 101 participantes voluntários de ambos os sexos, a partir dos 18 anos, com acesso à internet, estudantes do primeiro período dos cursos de graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis. Tais dados serão incluídos na plataforma SPSS 22.0 e no programa Microsoft Excel, em que serão possíveis as análises estatísticas convenientes aos objetivos deste estudo. - DissertaçãoEducação inclusiva: formação de professores do ensino superior e contribuição das TICSpigel, Cibele Cesario da Silva (2022-08-09)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Apoiados em políticas públicas, nem sempre aplicáveis em sua integridade, e no amadurecimento da legislação em prol da educação inclusiva, desde a década de 1960 até os dias atuais, os alunos com deficiência têm chegado cada vez mais ao ensino superior. Entretanto, no Brasil, ao contrário dos professores do ensino básico, os professores do ensino superior nem sempre são submetidos em sua formação, tanto inicial, quanto continuada, aos pressupostos da educação inclusiva. Esta falta de formação os deixa, muitas vezes, sem direção diante de um aluno com deficiência em sala de aula, desde como agir até a parte pedagógica, desencadeando o aumento da evasão, uma vez que o aluno se depara com a falta de acessibilidade, com materiais sem adaptação à sua limitação, e o professor sem preparo para lidar com esse público. Para o professor do ensino superior é cobrada a competência técnica, ou seja, o domínio em sua área de competência, mas não formação docente específica, com foco em questões didáticas e pedagógicas, excetuando-se as licenciaturas, porém, mesmo nestas, não são contempladas as práticas inclusivas. Por isso, este estudo investiga por meio de uma análise quali-quantitativa e fenomenológica a percepção dos professores do ensino superior sobre a educação inclusiva e como a adaptação de seus materiais, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), corroboradas com as diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), podem contribuir para sua prática pedagógica diante de um aluno com deficiência. A fim de atingir este objetivo, foi elaborado um e book, com orientações gerais e recomendações de acessibilidade, e foram ministrados dois cursos sobre educação inclusiva: o primeiro – Atitudes inclusivas em sala de aula: caminhos possíveis – aborda os tipos de deficiência, as sete dimensões da acessibilidade e o DUA, e o segundo – Atitudes inclusivas em sala de aula: tornando meu material acessível – orienta sobre adaptação de material com o uso das TIC, mais as recomendações de acessibilidade. Foram pensados em dois cursos, porque verificou-se que ensinar somente adaptação de material, sem antes contextualizar tudo que concerne à sociedade inclusiva, tais como as barreiras que cada tipo de deficiência enfrenta, seria improdutivo para os participantes, que geralmente têm formação incipiente. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados dois questionários.