Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "D'Antino, Maria Eloisa Famá"
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAções afirmativas para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo sobre concursos públicosPagaime, Adriana (2016-07-27)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Este estudo objetivou refletir sobre a efetividade da Reserva de Vagas em concursos públicos, enquanto política de ação afirmativa, direcionada ao segmento da população com deficiência; sobre a relação entre educação/escolarização e mercado de trabalho para pessoas com deficiência, a partir da comparação dos resultados obtidos nos concursos pelos candidatos com e sem deficiência que concorreram aos cargos de Analista e Técnico Judiciário – Área Administrativa (da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho), realizados no período de 2010 a 2014, tomando como universo da investigação os resultados dos respectivos (34) concursos públicos, realizados pela Fundação Carlos Chagas. Foram definidos como objetivos específicos, com base nos (421) concursos públicos, (de âmbitos Municipal, Estadual e Federal) realizados no período de 2000 a 2014: verificar a evolução da participação de pessoas com deficiência; mapear e caracterizar, por sexo e faixa etária, a demanda geral dos candidatos com e sem deficiência; o Decreto Federal nº 3298/1999 foi analisado, no que tange à reserva de vagas em concursos públicos, procurando demarcar suas alterações ao longo dos anos, em razão de ações da sociedade civil e do Ministério Público. Dos 34 concursos públicos selecionados, identificou-se o tipo de deficiência e o tipo de adaptação requerida pelo candidato para a realização das provas, o que permitiu traçar o perfil dos candidatos com deficiência que participaram e, daqueles que lograram habilitação nos concursos. Os resultados apontaram que apesar da norma legal prever a reserva de 5% das vagas ofertadas, a participação de pessoas com deficiência é baixa, tendo atingido 1% apenas em 2013; mesmo que os candidatos com deficiência concorram ao total de vagas em disputa, e concomitantemente, às vagas reservadas, essa população acaba concorrendo entre si, pois, com base na classificação desses candidatos, verifica-se que o desempenho nas provas está aquém do esperado para competir na ampla concorrência, trazendo à baila a questão da qualidade da educação dessa população em relação aos demais alunos. Dentre os candidatos com deficiência que foram aprovados nos concursos, apenas 3% teriam sido aprovados se não existisse a reserva de vagas. Dentre aqueles que conseguem habilitação, em razão da reserva de vagas, a maioria tem deficiência leve que não requer nenhum tipo de adaptação para realização da prova. Em relação aos candidatos com deficiências mais severas, constata-se que, nos cinco anos e nos 34 concursos analisados, dentre os habilitados na lista geral, estavam apenas três cegos, dois cadeirantes e, nenhum candidato surdo. Dados que ratificam a necessidade de se acompanhar e avaliar tanto as políticas de inclusão educacional, quanto às voltadas ao mercado de trabalho, já que, pelo que se verifica, tal ação não tem conseguido amparar as pessoas com deficiências mais severas, que seriam os principais destinatários dessa política. - DissertaçãoAvaliação da qualidade de creches: estudo em um município de São PauloFigueirêdo, Ivoneide Gomes (2010-08-05)
Psicologia
In the last few decades, the great number of inserted children in institutions of infantile education brought a new permeador element of the infantile development: the daily experience in collective environments. Considering the long daily permanence of children in day-care centers one becomes necessary a supervision of the infantile development therefore the years you initiate are crucial to the acquisition of abilities and knowledge. Thus, this study aimed like general objective evaluate and describe the structural and functional conditions of day care centers in the city of Barueri-SP, and like specific objectives: 1) assess and describe the 21 day care centers in the city based on the eight areas proposed by the instrument Child Care Facility Schedule (CCFS), namely: physical environment, health and safety; nutrition and food service, administration, staff-family interaction, staff-children interaction, observable child behaviour, curriculum; and 2) verify differences between the 21 day care centers in each area proposed by CCFS. In this research, was used to qualitative and quantitative methodology with a descriptive and exploratory. The obtained results through the observation of standard operational routine of all day care centers surveyed, with respect to activities periods, type of meal offered, enrollment procedures, criteria for admission, administrative guidance, administrative staff, denote a well defined policy in strategic level. The results allow us to say that statistically all day care centers are at levels commensurate with the quality standards proposed by the instrument CCFS. However, we can see that some items require more attention on the issue of provision of quality care offered in Barueri, namely: 57.1% of centers had "no existing condition" for the group size and 28.6% for the ratio adult / child, both in the Administration area, with indicators that exceded those given by the World Health Organization. In the Health and safety area "objectionable condition" in 38.1% and 23.8% on items related to training in first aid and the requirement for annual physical examinations for employees; in Physical Environment area, 23.8% of centers scored "objectionable condition" referring to insufficient space for the number of children present. The items that deserve attention by the City Department of Education and aimed in this research, are uncommon and of easy solution, and will be subject to devolution to the city lodged by the researcher, as a contribution in the pursuit of improving the quality of services, particularly services related to early childhood education. - DissertaçãoAvaliação de alunos com Síndrome de Down da rede municipal de ensino regular do fundamental I pelo Protocolo para Avaliação de Escolares com Deficiência Intelectual (PAEDI)Oliveira, Mariângela Castilho Uchoa de (2019-08-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Down Syndrome (DS) is one of the best known causes of intellectual disability, and it is associated with a series of deficits in the development and learning process, such as reasoning, problem solving, planning, understanding of abstract thinking and with that academic learning and function adaptive behavior. There are evidences that intellectual disability is the greatest challenge of teacher in the regular classroom and there are few standardized instruments that teachers have as guideline to teach these children. Although culturally considered as a homogeneous group, there is a great variability in the functioning of these people. For that reason, bringing the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) into school environment can be effective. The ICF is a reference in many countries, but not in Brazil. This classification is a biopsychosocial construct that can help the teacher evaluate the student with Down Syndrome and in order to draw an individual educational plan so that the learning of these students happens in a effective way. The aim of this research was to evaluate students with Down Syndrome from 06 to 14 years of age studying in the regular primary school system of Jundiaí and Louveira, both in São Paulo state, using Protocolo para Escolares com Deficiência Intelectual - PAEDI, an protocol for the evaluation of students with intellectual disabilities. This protocol is an instrument developed based on Activities and Participation of ICF. The main results indicate a significant variability in relation to the functioning of the children observed; each one showed to have individual ability and potential, regardless of age, school and school year. In addition, PAEDI, according to teachers, this protocol demonstrates to be an important evaluation tool for students with DS. - DissertaçãoAvaliação de funcionalidade de escolares com síndrome de DownRamos, Elaine Cristina de Oliveira (2017-02-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Speaking of School Inclusion of children who have Intellectual Disability (ID) nowadays generates anxiety in schools, in educators and in the families. Schools, understood as a live and dynamic organism, should essentially develop the individual’s potentialities, competences and abilities, which demands that the teacher should recognize and identify the functionality of the student with the intellectual disability. This way, a plan of individual development can be elaborated for this student along with the family, which will effectively contribute to their academic and functional development. This research had the general aim of evaluating the functionality of students who have Down Syndrome and are enrolled in public and private regular schools of a region in the city of São Paulo. It also had as specific aims to evaluate the functionality of school children who have Down Syndrome from the perspective of parents or tutors and their teachers, and, at last, evaluate the degree of congruence between the perspectives of functionality reported by parents and by teachers of those children. Concerning methodology, the researcher conducted a survey of families who were eligible to participate in the project and, for that, analyzed the medical reports of the children being cared by the ISRAELI Center of Multidisciplinary Service (CIAM), in a way that she could identify children who were eligible to the study, according to inclusion criteria. She collected data about parents’ and tutors’ education in order to present the academic profile of the participant families. She got in touch with the families to introduce the research and applied the PAEDI protocol (Miccas and D’Antino,2011) with the parents or tutors, while the child was being attended by the CIAM. The questionnaire was read by the researcher, aiming at minimizing the differences that education could reflect in the reading interpretation and comprehension of the questions. She called schools and teachers to invite them to participate in the research and explain its objectives. She also sent the protocol - PAEDI (Miccas and D’Antino,2011) to teachers so that the questionnaires were answered and sent back to the researcher. The elaboration of this protocol had as basis the International Classification of Functionality, Disability and Health (CIF,2001) and it’s composed of 52 items. PAEDI evaluates the functionality of the child in the domains of Activities and Participation. As result of this research, it is clear that that there is congruence between families and school in a moderate level. The perceptions of each observer can be different and, although they are divergent and little congruent, the positive aspects are offered in the sense that different environments and informers allow different perspectives and offer varied information on the same child. PAEDI proved to be an important instrument of evaluation of the functionality of students who have intellectual disability. - DissertaçãoAvaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com deficiência intelectual: elaboração de protocolo escolarMiccas, Camila (2011-08-18)
Psicologia
A protocol based on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) was developed for the assessment of students with intellectual dis-ability, and its applicability was verified. The elaboration of such protocol involved different steps: an initial version of the protocol, a reviewed version attending the recommendations of the members of the Research Examination Committee, and the submission of this reviewed version to the judgment of three expert researchers. At the end of the process, only the component Activities and Participation of the ICF was elected to take part of the protocol here proposed. The applicability of this final version was verified in a restrictive pilot-study including teachers of the Fundamental Education I who had students with Down´s syndrome in their regular classrooms of the public education system of Barueri, SP, Brazil. The pilot-study with a control group (typically developing children) and children with Down syndrome, showed that the protocol evaluates the functionality and Participation in Activities, as appropriate. It was found by a questionnaire applied to teachers' receptiveness to the use of protocol in the school environment. - DissertaçãoAvaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): adaptação de instrumento e evidência de validadeSilva, Jéssica Soares (2020-08-18)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Analisando o atual contexto de inclusão escolar, podemos observar o aumento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino público e privado do Brasil. Diante de tantos avanços na identificação diagnóstica desses alunos, os professores necessitam, no entanto, de definidores objetivos da funcionalidade deles. Com base na classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF) foi construído o protocolo de avaliação de escolares com deficiência intelectual (PAEDI). O presente trabalho tem como objetivo realizar a adaptação do PAEDI e elaborar o instrumento de avaliação de funcionalidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista (IAF-TEA), além de analisar evidências de validação de conteúdo do instrumento. O IAF- TEA, com 57 itens, foi submetido a 4 juízes que avaliaram o conteúdo do mesmo, seguindo os critérios de objetividade, clareza e precisão. Determinou-se o coeficiente de validade de conteúdo e analisou-se a concordância intra-par com o teste de Kruskal-Wallis e coeficiente de correlação de spearman. Os resultados demonstraram que os itens apresentaram coeficientes de validade de conteúdo adequados à nota de corte (CVC≥0,8) quanto aos critérios de objetividade (CVCf=0,90), clareza (CVCf=0,90) e precisão (CVCf=0,85). De forma geral, as análises acerca do cálculo do coeficiente de validação de conteúdo (CVC), do teste de Kruskal-Wallis e coeficiente de correlação de spearman demonstraram resultados satisfatórios quanto a avaliação de conteúdo do instrumento IAFTEA. - DissertaçãoCaminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SPPedroso, Cristiano (2012-06-20)
Psicologia
Na presente pesquisa, objetivou-se retratar o atual modelo da educação inclusiva e de seus serviços educacionais de apoio especializado para pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) do município de Barueri, SP. Visou-se conhecer, descrever e analisar, pela via da legislação municipal e dos documentos produzidos pela Secretaria de Educação e pela Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SDPD), o funcionamento dos serviços de apoio especializado na rede regular de ensino, assim como a demanda atual de alunados com NEE atendidos no referido município na proposta de educação especial, modelo educação inclusiva. Para tanto, foi adotado o modelo misto, com análise qualitativa indutiva dos dados que, todavia, foram levantados e tratados na dimensão quantitativa dedutiva. Como resultados, foi possível observar avanços no caminhar da educação das pessoas com NEE no município, com aumento visível de recursos e de atendidos, mas com algumas incongruências entre a práxis observada e a legislação vigente. Novos estudos são necessários para melhor compreensão do cotidiano escolar e dos serviços de apoio à educação especial, no modelo da educação inclusiva, destacando-se a necessidade de práticas mais efetivas para a otimização do espaço acadêmico nos aspectos de base que propiciam a convivência cidadã do alunado com seus pares e o sucesso acadêmico frente aos conteúdos formais. - DissertaçãoConcepção das deficiências entre os povos indígenas yanomami e waiwai : um olhar do pesquisador, do profissional da saúde e do educadorMachado, Giselle Ferraz (2016-10-07)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
This study aims to analyze the conception of people waiwai and yanomami on disability and its impact on the socio-cultural practices and the lives of people with disabilities, according to the researcher's view, according to the cultural exchange level of waiwai ethnicities and yanomami in Roraima state. Therefore, it was defined as specific objectives: to study cosmology, beliefs, religion and rituals of the birth of indigenous people with disabilities; identify bioethical conflicts and biopower mechanisms in relation to persons with disabilities in the communities studied; analyze policies and practices of primary health care for people with disabilities in indigenous territories and analyze educational policies and inclusion of indigenous people with disabilities in this system. Due to the complexity of the topic, considerations in anthropology, bioethics and cultural intervention, biopower and a brief history of indigenous resistance movements were included. Obtaining these data was both through literature review and through interviews, in which professionals responded to pre-established questions by the author. Under the gaze of professional cultural exchange with indigenous waiwai and yanomami, the disabled individual is still in a vulnerable situation, especially in communities with lower relationship with non-Indians. This situation reveals worrying not only by the lack of knowledge and resources to deal with the disabled person, but the design that have disability therefore not amenable to care or treatment, even in communities with the presence of health workers or teachers basic education. It is essential to guarantee the fundamental rights the establishment of intercultural dialogue. - DissertaçãoContos de fadas e a construção da imagem simbólica coletiva frente à inclusão escolarTanaka, Luciene Martins (2007-09-11)
Psicologia
The present work has as objective to discuss the influence of the construction of the collective image on the deficiency and difference, that in elapsing of the history, it was constituted in a social memory, that it came interfering in the formation of faiths and values, as well as resulting in certain resistance attitudes to the students' inclusion with deficiency in the schools of regular teaching. This way, we left of the questioning on the ' how' and 'why', so many values and faiths with historical bases, persist on that new millennium, resulting many times in attitudes, behaviors prejudicies to the children's inclusion with deficiency, or considered different from the pattern had as 'normal', in social or school ambit, above all in the fundamental regular teaching of 1st to 4th series. Now, in a time in what so much is talked about integration, social inclusion, inclusive school, will reason be that found several attitudes of the teachers front to the students' inclusion with any deficiency type? It is not our intention to do any species of those professionals' judgement, but yes of we understand the reason of certain behaviors they stay in the new century. We have yes the intention of proposing a reflection on the form as our social memory is constituted and in this way crystallized along the time, making possible the professionals of the education, a critical vision and conscious of the posture type that we will adopt in ours to do and to live pedagogic, prioritizing the citizens' formation with different faiths and values, of the to today perpetuated. By means of an education compromised and conscious, we can facilitate a social transformation, adopting resistance attitudes to the exclusion, to the discrimination, with an interactive relationship, seeking a democratized education and for everybody, executing its inclusive function of guaranteeing the access, the permanence, but above all the right of learning of each human being. For that, he/she becomes necessary that there are an weakening of the authoritarian power, moralist and standard of living in the texts of the Infantile Literature (especially of the stories of fairies), giving to the reader a larger autonomy of thinking and of forming a conscious collective symbolic image, close to the Real and, above all, more humanitarian. - DissertaçãoDa legalidade à realidade: o uso do serviço público de educação para pessoas com transtorno do espectro do autismo na cidade de São PauloTibyriçá, Renata Flores (2014-08-12)
Psicologia
Este estudo teve por objeto geral mapear o serviço público de educação disponibilizado pelo Estado de São Paulo e pelo Município de São Paulo para pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) a partir do banco de dados de uma das Unidades na capital paulista da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Teve como objetivos específicos: a) identificar, a partir de pesquisa documental de textos normativos, desde a Constituição Federal e Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência até Leis e Decretros do Estado e Município de São Paulo que tratam do direito à educação garantido às pessoas com TEA; b) identificar, a partir de pesquisa documental de publicações do Diário Oficial, os serviços públicos de educação disponibilizados pelo Estado e Município de São Paulo na capital paulista, por meio da rede própria (escolas públicas) e rede conveniada (contratos administrativos), para as pessoas com TEA; c) identificar, com base nos questionários usados no atendimento a familiares de pessoas com TEA na Unidade da Fazenda Pública da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o perfil socioeconômico das famílias atendidas e os serviços públicos de educação utilizados pelas pessoas com TEA atendidas; d) identificar, com base nos questionários usados nos atendimentos de familiares, as violações ao direito à educação denunciadas na Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a atuação da instituição nestes casos. Na análise dos dados obtidos no banco de dados de atendimento da Unidade da Defensoria Pública foi possível confrontar o disposto na literatura e na pesquisa da legislação e de edições do Diário Oficial do Estado e da Cidade de São Paulo. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria das pessoas com transtorno do espectro do autismo atendidas pela Defensoria Pública faz uso do serviço público prestado por instituições educacionais conveniadas com o Estado de São Paulo, que é um atendimento educacional especializado que substitui a frequência a escolas regulares. Além disso, este serviço público, prestado desta forma, é decorrência da sentença da ação civil pública proposta em 2000 e que condenou o Estado de São Paulo a prestar atendimento adequado para as pessoas com transtorno do espectro do autismo nas áreas da saúde, educação e assistência. Foi observado que existe uma insatisfação em relação ao serviço público de educação municipal e estadual, prestado na forma direta, através das escolas regulares, já que mães e pais e responsáveis de pessoas com TEA procuraram a Defensoria Pública justamente 5 para obter o serviço público prestado nas instituições educacionais conveniadas com o Estado ou adequação das escolas regulares. Por fim, mesmo em relação as instituições educacionais conveniadas com o Estado a satisfação não é completa, pois mães e pais vieram a Defensoria Pública para pedir transporte especializado. Verificou-se, portanto, que passados mais de 8 (oito) anos do trânsito em julgado da sentença da ação civil pública ainda há insatisfação quanto as políticas adotadas. - DissertaçãoEducação especial na perspectiva de educação inclusiva: um estudo sobre alunos com síndrome de Down matriculados no Ensino Fundamental IVital, Andréa Aparecida Francisco (2009-08-19)
Psicologia
Esta pesquisa teve por objetivo geral traçar o perfil dos alunos com síndrome de Down do Ensino Fundamental I, especificamente quanto aos processos de aprendizagem dos mesmos, elegendo a alfabetização como um indicador de resultados de ações pedagógicas diferenciadas por parte das escolas regulares, integrante da Rede Municipal de Educação de Barueri. Como objetivos específicos, elegemos: a) identificar e mapear a demanda de alunos com síndrome de Down atendidos pela Rede Municipal de Educação de Barueri; b) analisar os prontuários pedagógicos dos alunos acima identificados cursantes do Ensino Fundamental I, a fim de levantarmos dados sobre a evolução de suas aprendizagens, em especial a alfabetização; c) investigar o papel desempenhado pelas avaliações de desempenho da Rede e pelas avaliações pedagógicas dos alunos com deficiência, no que toca às ações posteriores integrantes da política Municipal de inclusão dos alunos com deficiência, especialmente a deficiência mental. Para tanto, apoiamo-nos nas diretrizes da pesquisa qualitativa visto que nosso principal foco de interesse era descrever e analisar a complexidade da fonte direta de dados obtidos em am-biente natural. Os dados gerais referentes aos alunos com síndrome de Down, matriculados na Escola Municipal de educação Especial e no Ensino Fundamental I e II, da Rede Municipal de Educação de Barueri, foram obtidos junto à Secretaria Municipal de Educação de Barueri/SP (SEMB), no mês de Abril de 2008. Utilizamo-nos, para coleta de dados, os seguintes procedimentos: a) seleção, a partir dos dados obtidos pela Secretaria da Educação, dos 23 alunos com síndrome de Down, matriculados no Ensino Fundamental I da Rede, independente de idade e sexo; b) análise dos prontuários pedagógicos dos 23 alunos com síndrome de Down identificados na etapa anterior; c) reaplicação da Avaliação Global 2008 Língua Portuguesa, aplicada pela própria pesquisadora, nas escolas que frequentam, após agendamento com as respectivas coordenadoras, em horário pré-determinado; d) questionário elaborado pela pes-quisadora e enviado ao Departamento de Apoio Especializado -DAE, por escrito, via e.mail, para obtenção de dados referentes à política e ações voltadas ao atendimento de alunos com deficiência, mais especificamente com síndrome de Down; e) levantamento de dados gerais sobre o funcionamento dos Serviços de Apoio do Município, obtidos em contato pessoal com as Coordenadoras do Ensino Fundamental e Educação Infantil da Rede e com a Diretora do Departamento de Educação Especializado - DAE. Como resultados pode-se pontuar que, in-dependentemente da série cursada, do sexo, da idade e do nível intelectual, dos alunos com síndrome de Down desta amostra, não se observou diferenças qualitativas no nível de apren-dizagem da leitura e escrita dos mesmos, especialmente aqueles que se encontram matricula-dos nas 3ªs e 4ªs séries do Ensino Fundamental I. O serviço de apoio especializado do Município mostrou-se insuficiente para atender a demanda. - DissertaçãoEstudo comparativo da utilização do Instrumento de Avaliação de Funcionalidade de crianças com Transtorno do Espectro Autista (IAF – TEA) em contexto clínico e domiciliarYamada, Josiane Keyla (2022-11-24)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
No contexto atual, a prevalência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista vem aumentando notoriamente. Consequentemente, o número de crianças com autismo nos centros de tratamento, nas escolas e na vida social aumentou significativamente, mas também desproporcionalmente à capacitação de profissionais de saúde para atender essa população. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde é uma ferramenta que pode ajudar a identificar as limitações, funcionalidades e potencialidades destas crianças e permitir que os terapeutas possam criar planos de ensino mais eficazes para os mesmos. O Instrumento de Avaliação de Funcionalidade de crianças com TEA tem como meta avaliar as seguintes áreas: Percepções sensoriais, concentração, aplicação de conhecimentos (exigências pedagógicas), comunicação, comportamento/socialização e tarefas e demandas do cotidiano e pode ser um recurso importante para auxiliar terapeutas. O objetivo do presente estudo foi avaliar as habilidades funcionais, por meio da aplicação do IAF em crianças com TEA, de 6 a 8 anos e comparar os dados de terapeutas e familiares. A pesquisa foi realizada com 21 familiares / cuidadores de pacientes de 6 a 8 anos, com diagnóstico de TEA, que realizam tratamento no Instituto Prado Reabilitação Integrada e 8 psicólogos ABA que atendem as respectivas crianças. Os resultados apontaram que na comparação entre as percepções dos pais e dos profissionais quanto aos itens descritos na escala IAF, não foram encontradas diferenças significativas para nenhum item do questionário. Na comparação do modelo de regressão logística multinomial, verificou-se uma diferença significativa nas respostas dos itens entre crianças de escola pública e particular, entre crianças de idades diferentes, e também entre as habilidades avaliadas. As crianças de escolas públicas tiveram mais respostas “Não” do que “Sim”, comparadas às crianças de escolas particulares, e as crianças de 8 anos tiveram mais respostas “Sim” do que “Não”, e também mais respostas “Às vezes” do que “Não", quando comparadas às crianças de 6 anos. Em relação às áreas avaliadas, as habilidades concentração, percepções sensoriais, e tarefas e demandas do cotidiano tiveram mais respostas “Sim” e “Às vezes” do que “Não”, e as habilidades concentração e tarefas e demandas do cotidiano tiveram mais respostas “Sim” do que “Não”, quando comparados à aplicação de conhecimentos. Podemos verificar que as maiores dificuldades encontradas se referem a tarefas do tipo: ler, escrever, realizar cálculos, desenhos. Diante do que foi exposto, vê se a necessidade de se ampliar esse estudo para o ambiente escolar, com as respostas dos professores, para melhor visão das habilidades e dificuldades dos alunos, visando auxiliar na elaboração do Plano de Ensino Escolar. - DissertaçãoEstudo piloto para o mapeamento da trajetória em busca de diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo no município de Barueri em São PauloAraujo, Rodrigo Romano de (2012-08-14)
Psicologia
A identificação dos sinais e sintomas dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) na infância e a busca de um diagnóstico preciso por parte dos profissionais da saúde são fatores fundamentais para o tratamento precoce para crianças com essa condição. O presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver uma metodologia para a análise da trajetória de pais com filhos com TEA na busca de diagnóstico e tratamento em serviços de saúde no município de Barueri do Estado de São Paulo. Para tanto, desenvolveu-se um questionário quanti-qualitativo, gradativamente aprimorado pela aplicação em uma amostra composta por 38 casospiloto, constituída por mães ou principais responsáveis de filhos com TEA e que envolveu em sua confecção a participação de uma equipe multidisciplinar. A composição do instrumento produziu um documento final otimizado, que viabilizou uma definição do perfil educacional e socioeconômico dos sujeitos de pesquisa, constatando-se que 89% das famílias situam-se entre as classes D e C, e que possibilitou a análise de diversos aspectos componentes dessa trajetória, tais como: o tempo transcorrido até a definição diagnóstica, sendo este de modo geral tardio; a quantidade média de cinco profissionais da saúde envolvidos nesse processo; a atuação profissional referente aos encaminhamentos e orientações assim como a identificação da especialidade médica quanto à primeira suspeita diagnóstica de TEA, verificando-se que os pediatras são os primeiros profissionais a observarem a criança, mas estão entre os últimos a levantarem a suspeita diagnóstica; os desafios para a inserção em um tratamento adequado em que 44% consideram que não existiram dificuldades relevantes; o grau de satisfação na utilização dos serviços públicos e gratuitos onde 73% estão satisfeitos ou completamente satisfeitos; além de responder questões referentes ao impacto no âmbito familiar de se ter um filho com TEA, dentre as quais o isolamento social que especialmente as mães, 66% delas, podem estar sujeitas, e as estratégias de coping utilizadas pelas famílias para enfrentar situações de adversidade em relação ao filho, notando-se que 55% buscam por apoio religioso e/ou espiritual, característica mais frequente do que comparada a outras fontes de apoio social. - DissertaçãoInclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) – um modelo de escola em São Paulo.Aguiar, Viviani Massad de (2022-08-09)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Um dos maiores desafios da atualidade é proporcionar uma educação sem distinções, além de assegurar um trabalho educativo organizado e adaptado para atender a todos os alunos. A inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) deve estar muito além da sua presença na sala de aula; deve aspirar, especialmente, à aprendizagem e ao desenvolvimento das suas habilidades e potencialidades, sobrepujando as dificuldades. Esta pesquisa teve como objetivo descrever o trabalho de inclusão de alunos com Transtorno do espectro do autismo (TEA) nível 1 e 2 na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, em uma escola particular da cidade de São Paulo. Para tanto foi aplicada uma entrevista semiestruturada à coordenadora do programa de inclusão e à uma professora de Ensino Fundamental I. Utilizou-se de observação da estrutura física da escola e do levantamento do perfil profissional dos professores envolvidos com o processo de inclusão. Como referencial teórico, o trabalho revisitou o conceito de inclusão e o histórico da inclusão no Brasil, principalmente, no que diz respeito ao TEA. Como resultado encontramos um colégio que tem um programa estruturado de inclusão com um currículo adaptado e personalizado caso a caso, um espaço físico organizado para receber todos os alunos, programa de formação continuada para os profissionais que atuam com os alunos e, sobretudo, que tem o objetivo de incluir os alunos com TEA nas salas de aulas regulares. - DissertaçãoIndicadores de risco e proteção para a saúde mental de mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em situação de vulnerabilidade socialBarreto, Adriana Furer (2020-11-19)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento de origem multifatorial que consiste em déficits persistentes na interação e na comunicação social; padrões de comportamento, interesses ou atividades restritos e repetitivos, que podem incluir movimentos, uso de objetos e fala estereotipados. Os sintomas estão presentes desde o início do desenvolvimento e causam prejuízos e limitações à funcionalidade do indivíduo. Diante da apresentação clínica de um filho com TEA, é esperado que os pais, pelo menos, inicialmente, passem por um processo difícil de ajustamento à nova realidade, em especial, as mães, que na maioria das vezes são responsáveis pelos cuidados integrais dessa criança. No presente estudo, investigou-se variáveis que podem ser indicadores de risco ou proteção para a saúde mental de mães de crianças com TEA em situação de vulnerabilidade social. Para isso foram utilizados um questionário sociodemográfico desenvolvido para a pesquisa; Critério de Classificação Econômica do Brasil – Modelo ABEP; Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos (ISSL – LIPP, 2000); Inventário de Autoavaliação para Adultos entre 18 e 59 anos (ASR; Achenbach & Rescorla, 2003); Escala de Resiliência (WAGNILD; YOUNG, 1993), adaptada por Pesce, Assis e Avanci (2006); Escala de Rede Social de Apoio (MOS-SSS - SHERBOURNE, 1991) e Escala de Sobrecarga do Cuidador (SCAZUFCA, 2002). Participaram do estudo 18 mães de crianças com TEA e os principais resultados apontaram para o elevado nível de estresse, sobrecarga e problemas comportamentais internalizantes (ansiedade/depressão, retraimento e queixas somáticas), que podem ser indicadores de risco psicológico. O nível de resiliência foi moderado e a presença de rede de apoio social mesmo que não suficiente podem ser vistos como indicadores de proteção para a saúde mental dessas mães. - DissertaçãoUm indivíduo com Sídrome de Asperger: estudo de caso a partir de análise das produções de atividades expressivas pelas trilhas associativasHernandes, Raphaela Schiassi (2010-08-03)
Psicologia
The current work, with focus on a study case of a bearer of Asperger Syndrome, aimed to verify the possibility to gather information from history and development of a patient with Asperger Syndrome, through the technique of analysis of activities from Dynamic Occupational Therapy Method associative trails. For that, it was fixed as specific goals: a) to verify whether it is possible to happen associations and some historical narrative of the patient s development, through the activities done by himself; b) to analyse whether the associative trails can be a tool for qualitative research on Occupational Therapy; c) to verify the possibility of applying the technique - associative trails as an intervention tool in medical clinic, with Asperger Syndrome patients. By using a technique of analysis of associative trails from Dynamic Occupational Therapy Method four meeting were held with the patient lasting one hour and a half each meeting. Activities were photographed to review them at the last meeting and guide the analysis of them as well. It was possible to use this tool to research the situation of the patient and collect data about: 1) situational diagnosis, 2) levels of interaction, 3) performance of activities and 4) establishment of procedure to assist in occupational therapy. The results showed that besides making associations for the analysis of activities, the patient also completed the narrative begun by the research. The associative trail tool allowed having a situational diagnosis of the patient, demonstrating how he was, facing the therapist and his own accomplished activities. It was also possible to evaluate that in this specific case the associative trail technique could be used to assist him. To be truly approved this work it must be applied this tool in more subject, which is really intended by the researcher in a broader research. - DissertaçãoInterpretação de textos, com figuras de linguagem em sua composição, por alunos do ensino fundamental com transtornos do espectro do autismoGonçalez, Andresa Liberato (2014-02-21)
Psicologia
Estudos científicos apontam a dificuldade de compreensão de metáfora por pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo, o que nos leva a indagar sobre a compreensão de outras figuras de linguagem por parte deste grupo de sujeitos. O tema estudado refere-se à compreensão de figuras de linguagem por alunos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) que cursam o Ensino Fundamental, visando verificar se os participantes do estudo compreendem o significado de determinadas figuras de linguagem Hipérbole e Onomatopeia contextualizadas em textos narrativos, poemas e história em quadrinhos. Definir a compreensão destas duas figuras de linguagem pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento escolar de pessoas com TEA, principalmente na área de Códigos e Linguagens, sobretudo na disciplina de Língua Portuguesa, como descrito no documento norteador Currículo Oficial do Estado de São Paulo (2008). Um Protocolo de Atividade Pedagógica foi elaborado e aplicado em 09 alunos com TEA, do Ensino Fundamental, na faixa etária de 10 a 14 anos e em 18 alunos na mesma faixa etária e sem diagnóstico de TEA, pareados por série escolar com o grupo experimental. Para os alunos com TEA, a aplicação ocorreu em dois momentos distintos, primeiramente eles responderam ao Protocolo sem nenhum auxílio. Posteriormente, o Protocolo foi lido pela pesquisadora e respondido oralmente pelos alunos. Os resultados foram semelhantes em ambas as aplicações. Os alunos com TEA apresentaram um desempenho inferior ao grupo controle em algumas questões, todavia, em âmbito geral, os resultados foram similares entre os dois grupos, o que nos leva a inferir que os alunos analisados compreendem tais figuras de linguagem no contexto que lhes fora apresentado. Tal condição pode dever-se a exposição desses alunos a situações de comunicação permeadas por estas figuras, tais como diálogos com colegas de escola e professores, textos do cotidiano escolar, livros paradidáticos e também através da mídia e em contextos lúdicos, como jogos eletrônicos, o que pode indicar a que este grupo estudado fora adequadamente estimulado em relação a este tipo de conteúdo escolar. - DissertaçãoPais de alunos com síndrome de Down: significados atribuídos à inclusão escolar e expectativa de escolarizaçãoRubim, Dulcinéia Lustosa Mendes (2009-08-27)
Psicologia
Este trabalho teve como objetivo identificar (1) possíveis relações entre as características sócio-demográficas de pais de alunos com síndrome de Down matriculados na Rede Municipal de Ensino de Barueri - SP como, nível sócio- econômico, grau de instrução, faixa etária, estado civil e tipo de escola frequentada pelo filho e (2) o significado que atribuem à inclusão escolar, bem como a expectativa que têm em relação à escolarização de seus filhos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de conhecimentos sobre os aspectos gerais da síndrome de Down, sobre a importância da família no processo de desenvolvimento e sobre inclusão escolar. A compreensão dos dados coletados contou tanto com o respaldo teórico de análise qualitativa quanto com o respaldo de análise quantitativa. Esses dados foram coletados com a aplicação do Questionário de Avaliação Sócio-econômica CCEB, de um roteiro para análise documental e de entrevista semiestruturada a 60 pais. Os resultados indicaram não haver relação entre nível sócio-econômico, grau de instrução e faixa etária dos participantes e os significados atribuídos à inclusão escolar ou a expectativa que têm sobre o processo de escolarização, porém indicaram relação entre o estado civil e o tipo de escola frequentada pelo filho e os significados atribuídos. A discussão dos resultados da pesquisa teve em vista os aspectos sócio-históricos envolvidos na questão da inclusão escolar de alunos com síndrome de Down, como preconceito, socialização e a função social da escola. - DissertaçãoPerfil de desenvolvimento de habilidades adaptativas e sua relação com a autonomia de crianças com Síndrome de Down em instituição de Jundiaí-SPNascimento, Carolina Lino do (2020-02-04)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Síndrome de Down é a causa cromossômica mais frequente de deficiência intelectual, causando prejuízos intelectuais e adaptativos. Apesar de a limitação intelectual ser imutável, as habilidades adaptativas, essenciais para uma vida autônoma, podem ser estimuladas e melhoradas. O desenvolvimento da criança com Síndrome de Down não apresenta um padrão previsível, sendo afetado tanto pelo potencial genético quanto pelas influências derivadas do meio. Pessoas com deficiência intelectual ao longo da história carecem de voz, autoridade e controle sobre suas vidas. Para elas, a autonomia é um objetivo e pode significar levar vidas que sejam consistentes com suas necessidades e desejos. No campo da deficiência intelectual, a autonomia tem sido associada como preditor de qualidade de vida e sucesso na vida futura. A presente pesquisa tem como objetivo traçar um perfil de comportamento adaptativo de crianças e adolescentes com Síndrome de Down de 06 a 14 anos de uma instituição de Jundiaí-SP e identificar se há correlação entre este domínio e idade, sexo, classificação econômica, QI, funcionalidade e problemas comportamentais. Os principais resultados indicaram que as crianças avaliadas apresentam níveis diferentes de funcionamento e que o QI não se correlacionou de forma significativa com funcionalidade. Os resultados ressaltam que não há um padrão previsível de desenvolvimento e a importância da avaliação para mapear o desenvolvimento de cada criança e elaborar um plano de ação individualizado e adequado, pois suporte se faz necessário para que as crianças e adolescentes com Síndrome de Down desenvolvam as habilidades necessárias em direção à autonomia. - DissertaçãoPolítica Paulistana de Educação Especial: análise dos estudantes com TEA matriculados nas classes regulares da Educação Infantil e do Ensino FundamentalSouza, Thiago Pereira (2022-08-30)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Esta pesquisa trata de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo, com o objetivo de mapear os dados do público-alvo da Educação Especial, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo; de analisar e discutir os dados dos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e propor uma ferramenta para a qualificação das informações necessárias para o bom andamento da Política Paulista de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva. A fundamentação teórica aportada se refere à história, à legislação e às pesquisas sobre as políticas públicas na área da Educação Especial, no Brasil e na cidade de São Paulo, além de um estudo aprofundado sobre conceitos, definições e abordagens sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA). A coleta de informações deu-se pelos dados gerenciais que constam no código online (EOL), cedidos para pesquisadores e para a população em geral, por meio do portal de transparência de dados abertos. A partir do mapeamento, realizou-se a análise dos dados, que evidenciou a necessidade da construção de uma nova ferramenta, Business Intelligence (BI), para a gestão da política da Educação Especial, no Município de São Paulo. A ferramenta contribuiu para a consolidação de informações mais robustas sobre o atendimento educacional especializado, sobre a oferta dos serviços de apoio, sobre a acessibilidade necessária para cada estudante e sobre o mapeamento dos atendimentos individualizados, que o sistema EOL não oferece. Por meio dessa ferramenta, foi possível elencar proposições acerca da melhoria contínua da qualidade dos processos, que envolvem a Educação Especial, na cidade de São Paulo.