Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Furquim, Nelson Roberto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCComo as fintechs podem gerar valor para seus clientes na cidade de São PauloPaula, Carlos Eduardo Primon de; Rodrigues, João Pedro Vieira; Sousa, Victor Hugo Porsani de; Aiube, Vitor Atala (2023-06-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
As Fintechs vêm desempenhando um papel importante na economia brasileira, mais especificamente na cidade de São Paulo, competindo com instituições financeiras tradicionais e disponibilizando serviços que antes pareciam inalcançáveis para a maioria dos brasileiros. Esses impactos foram gerados a partir da utilização de tecnologia para facilitar e agilizar processos, levando diversos serviços financeiros para perto de milhões de pessoas. Este estudo tem por finalidade analisar como os consumidores de Fintechs enxergam valor nos serviços prestados por essas empresas, buscando compreender quais vantagens foram vistas nas Fintechs em relação a instituições tradicionais que fizeram com que seus clientes migrassem de empresa. Foi conduzida uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa através de entrevistas com pessoas pertencentes a geração Y, que compreende nascidos do início da década de 1980 até meados de 1990 e que utilizam serviços de Fintechs no seu dia a dia. A partir das entrevistas, foi conduzida uma análise em relação ao tema, de acordo com as respostas dos entrevistados. A introdução de tecnologia para democratizar o acesso a serviços financeiros trouxe benefícios aos usuários desses produtos, tanto pela facilidade de acesso quanto a agilidade dos procedimentos, levando a migração de muitos usuários a empresas financeiras de tecnologia. - TCCComo as inovações podem contribuir para os empreendimentos femininos no setor de cosméticos serem mais competitivosCardoso, Angelina Guimaraes; Julio, Isabela Mendes; Fon, Sofia Ypiranga e Rodriguez de Chaves; Collavitti, Yasmin Sabatine (2023-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esse trabalho tem como objetivo analisar e compreender de que maneira as inovações podem desempenhar um papel crucial no fortalecimento da competitividade dos empreendimentos femininos no setor de cosméticos. O contexto contemporâneo evidencia um cenário em que as mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais proeminente no empreendedorismo, particularmente no segmento de produtos de beleza. A pesquisa buscou identificar as inovações mais relevantes no setor de cosméticos e como essas podem ser estrategicamente incorporadas pelos empreendimentos liderados por mulheres, a fim de aumentar sua competitividade no mercado. Foram explorados aspectos como tecnologias emergentes, novas formulações, estratégias de marketing inovadoras e abordagens sustentáveis. Além disso, o estudo buscou destacar desafios específicos enfrentados por empreendimentos femininos no setor de cosméticos e como as inovações podem ser aplicadas como ferramentas estratégicas para superar tais desafios. A análise realizada após uma série de entrevistas que nos permitiu examinar as experiências e trajetórias de empreendedoras no setor possibilitou uma compreensão dos fatores que influenciam a competitividade desses negócios. Concluiu-se que que as inovações nos empreendimentos femininos de cosméticos são em sua maioria voltadas ao mundo digital e com a preocupação com o meio ambiente. Observa-se que esses diferenciais contribuem para o ganho de competitividade dos empreendimentos de cosméticos liderados por mulheres.