Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Carmo, Edgar Cândido do"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA presença feminina no mercado de trabalho: uma análise da diversidade e equidade de gênero no Brasil no período recenteCarneiro, Gabriela Nogueira (2023-06-19)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho analisa e elucida as disparidades e desigualdades que incidem sobre a inclusão da força de trabalho feminina no mercado formal, recortando o período da última década no Brasil, incluindo ocupação, nível de escolaridade, remuneração e colocação entre os gêneros em idade economicamente ativa. Para isto, usa-se de dados estatísticos extraídos principalmente do Síntese de Indicadores Sociais – IBGE, aliados a estudos anteriores que visam explicar a desigualdade entre gêneros no mercado de trabalho, tornando o trabalho uma pesquisa básica, de método qualitativo, que visa aprofundar um conhecimento prévio, explicando as relações que causam a discriminação das mulheres no mercado de trabalho. Ao longo deste trabalho, diversas visões sobre o racional para a perpetuação da desigualdade laboral são expostas, vide a dificuldade em estabelecer uma única relação de causa e efeito, dentro de parâmetros históricos, socioeconômicos e culturais. Entende-se que a discriminação permeia as esferas exemplificadas acima e se arrastam na história do capitalismo desde a introdução das mulheres no mercado de trabalho, inclusive de modo inconsciente através de vieses adquiridos pela sociedade. O gênero masculino ainda se encontra em vantagem em comparação às mulheres no mercado de trabalho, aproveitando-se de relações de dominância e da divisão sexual do trabalho. - TCCOs efeitos dos programas governamentais de transferência de renda durante a pandemia da covid-19 sobre a desigualdade e pobreza no BrasilEduardo, Victor Mendes (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Com a vinda da pandemia da COVID-19 para o Brasil no início de 2020, todo o país foi acometido por um vírus passível de morte, em que diversas medidas foram implantadas acerca deste caso. Dentre elas, foram definidas novas regras em prol da saúde populacional, como o distanciamento social, quarentena e a redução da jornada de funcionários e organizações, que impactou diretamente na economia do Brasil, o que ocasionou no aumento na taxa de desemprego, inflação e desigualdade social. Para que esse quadro pudesse ser minimizado, o governo implementou alguns programas sociais para pessoas de baixa renda, desempregados, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e trabalhadores informais, como o auxílio emergencial e ampliação dos programas de transferência de renda já existentes. Com base neste histórico, o presente trabalho tem por objetivo destacar quais eram esses programas, mostrar como funcionavam e definir qual seu impacto na desigualdade social, para isso, foram utilizados artigos publicados entre os anos de 2003 a 2022 nas plataformas FGV, Scielo, IPEA e Google Acadêmico. É de suma importância que este tema seja pautado, para que os leitores compreendam os impactos da pandemia, as medidas governamentais e como caminha a desigualdade social, para conscientização e disseminação de informações. - TCCUma análise da trajetória da desigualdade de renda no Brasil na década de 2011 a 2020Covic, Laura Maria (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O contexto histórico que engloba as matrizes para as realizações políticas públicas envolta das tomadas de decisões afim de combater a desigualdade social e de renda no país possuem contextos diferentes a cada década. Ainda que haja estruturas que viabilizam o melhor desenvolvimento acerca da distribuição de renda no país, ainda persistem erros e entraves que dificultam a chegada de renda nos grupos mais pobres do país. Neste contexto, o presente trabalho buscou responder a seguinte problemática: qual a trajetória e os condicionantes da distribuição de renda no Brasil entre 2011 e 2020? Tendo em vista a pergunta norteadora para o desenvolvimento do trabalho, o objetivo principal do estudo foi identificar e analisar os principais entraves que juntamente condicionados emperraram durante a década a distribuição de renda no Brasil. Os objetivos específicos visaram apresentar a transição entre duas décadas distintas em respeito a evolução histórica de políticas e indicadores sociais, além de identificar os condicionantes para o aumento na desigualdade de renda durante a última década. Os resultados mostraram que os indicadores sociais não foram favoráveis a uma melhor distribuição de renda, além de indicar a desocupação de uma grande parte da parcela da sociedade e isto representar o não recebimento de qualquer tipo de renda.