Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Camargo Filho, Altair"
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- TCCAnálise do comportamento do consumidor e da jornada de compra em E-commercesBiroli , Ana Carolina Amaral; Miguel, João Pedro de Moraes Salles; Santos , Davi Gonçalez dos; Lucena , Rafael Espin (2023-12-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho tem como objetivo analisar a jornada do consumidor no contexto do e-commerce, utilizando o modelo teórico dos cinco A's proposto por Kotler (2017). Este modelo descreve as etapas de assimilação, atração, arguição, ação e apologia na jornada de compra, tanto no ambiente físico quanto no digital. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas semiestruturadas com nove consumidores habituais de e-commerce. A análise de conteúdo das entrevistas, com base nos cinco A's, revelou que a maioria dos entrevistados possui uma preferência por compras online. Destaca-se a relevância atribuída à publicidade direcionada nas redes sociais por todos os participantes. A ênfase na qualidade do produto e na relação custo-benefício emerge como critérios primordiais nas decisões de compra, evidenciando um interesse compartilhado na durabilidade e na experiência do usuário. A confiança emergiu como um fator crucial na tomada de decisões de compra, influenciada pelas avaliações de outros consumidores e pela percepção da qualidade da publicidade das empresas. - TCCCriação de valor como meio de fidelização do consumidorCorvino, Gustavo Mourad; Barbosa, Rafael Revoredo; Ribolla, Lucas Colombi; Dias, Ricardo Tessari (2023-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este artigo analisou a influência da percepção de valor na fidelidade e intenção de compra dos consumidores da geração Z no mercado de streetwear, sob a perspectiva do consumidor. Dividiu-se a metodologia em duas etapas, uma pesquisa qualitativa inicial possibilitando uma pesquisa quantitativa sucessora, analisando as relações entre os constructos. Os resultados foram explorados em três etapas: análise geral, correlação e regressão linear múltipla. Na correlação, todas as situações resultaram em valores positivos, indicando conexão entre a variável independente (percepção de valor) e as variáveis dependentes (fidelidade e intenção de compra). Na regressão linear múltipla, duas das três marcas estudadas obtiveram resultados estatisticamente significativos, indicando que, ao aumentar a percepção de valor dos consumidores, sua fidelidade e intenção de compra acompanham o movimento. O artigo favoreceu a teoria e a aplicação prática de conceitos no mercado de streetwear da geração Z, desenvolvendo estudos sobre percepção de valor, fidelidade e intenção de compra nesse contexto. Para a aplicação prática, concluiu-se que as empresas deste mercado podem aumentar a fidelidade e/ou a intenção de compra dos consumidores ao elevar a percepção de valor em relação aos produtos oferecidos. - TCCPercepção de valor por clientes de e-commerces de moda no BrasilThomaz, Marcelle Febraio; Pascholatti, Victoria Maia; Dreifus, Stefanie Passos (2023-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho tem como objetivo analisar como os consumidores de e-commerce de moda percebem valor por meio de ações de Marketing Digital. A partir das sete ações propostas por Olson et al. (2021), realizou-se entrevistas com dez pessoas utilizando o método qualitativo. A coleta de dados foi realizada em agosto de 2023, através de mensagens de áudios gravadas e transcritas. A apuração segue a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2004), que envolve quatro fases: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e discussão dos dados. As entrevistas revelaram que o marketing de conteúdo desempenha um papel crucial, influenciando as escolhas dos consumidores. Além disso, o SEO é valorizado, especialmente quando os consumidores confiam em marcas bem estabelecidas. O e-mail marketing é apreciado quando oferece ofertas atraentes, mas o exagero de e-mails pode ser negativo. Os anúncios sociais e de pesquisa são percebidos como influentes e valiosos, e a personalização orientada por dados é bem recebida, desde que a privacidade seja respeitada. O uso de tecnologia em marketing, como o Google, é visto como conveniente, mas o provador virtual divide opiniões devido à fidelidade. Por fim, a publicidade em mídias sociais desempenha um papel significativo, facilitando a descoberta de produtos e marcas. - TCCUm novo meio de influência: as publicações da Rare Beauty e o processo de decisão de compraKanda , Carolina Abe Duim; Vieira, Julia Castro; Yoshida , Julia Hung; Sangiuliano, Paula Uyvary (2023-06-16)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, o Marketing precisou se reinventar para atender novas demandas das novas gerações que se encontram cada vez mais digitalizadas. Em meio a tantos canais disponíveis no mundo digital uma das formas utilizadas para a obtenção desse objetivo é a utilização de macro influenciadores em redes sociais. O estudo busca elucidar como essa nova ferramenta de comunicação influência diretamente no processo de decisão de compra, a utilização de influenciadores ajuda a alavancar um público-alvo específico de forma direta e autêntica, pois os seus seguidores confiam em suas recomendações e consideram suas opiniões como genuínas, o que aumenta a probabilidade de que eles se interessarem pelos produtos ou serviços promovidos. Com esse intuito, foram analisados os posts da marca Rare Beauty, empresa da Selena Gomez, uma das artistas e influenciadoras mais relevantes da atualidade, além de ser a mulher mais seguida do Instagram, a fim de compreender as estratégias de marketing utilizadas pela influenciadora em cada uma das etapas do processo de decisão de compra definidas pela literatura.