Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Fernandes, Marcelo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCCigarro eletrônico em associação com outras modalidades tabágicas: efeitos na função pulmonar - estudo pilotoMartins, Kamila Matos Ferreira (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Durante a vida acadêmica, diversos fatores podem gerar estresse, influenciando o início do uso de substâncias como cigarros eletrônicos (CEs), dispositivos eletrônicos movidos a bateria que aerosolizam líquidos por aquecimento. Estudos indicam que CEs podem causar dependência e danos à saúde, incluindo complicações pulmonares como tosse crônica, bronquite, aumento da morbidade da asma e EVALI. Objetivo: Avaliar os efeitos do CE na função pulmonar de jovens universitários, correlacionando variáveis de função pulmonar com aspectos do uso do CE e outras modalidades tabágicas. Método: Dez participantes, divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo Cigarro Eletrônico (GCE), preencheram fichas iniciais, questionários IPAQ-Versão curta, Fagerström de Dependência Tabágica e foram submetidos a testes de função pulmonar. Resultados O GCE apresentou valores estatisticamente mais elevados nos níveis de CO (p<0,032), e menores valores na relação VEF1/CVF (p<0,008). Conclusão: O cigarro eletrônico em associação com outras modalidades tabágicas promoveu aumento significativo de CO e redução na relação VEF1/CVF em jovens universitários. - MonografiaValidação volumétrica de inspirometria de incentivo com interface para dispositivo de telefonia móvel (smartphone)Carvalho, Fernanda Alves de (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A fisioterapia respiratória é essencial para o tratamento integrado de complicações respiratórias. Uma alternativa comumente utilizada para auxiliar na reversão destes quadros, são os exercícios respiratórios (ERs) e os incentivadores inspiratórios (ISs), porém apresentam limitações que dificultam sua adesão. Como tentativa de melhorar o envolvimento dos pacientes ao tratamento, uma nova abordagem associada a tecnologia foi desenvolvida, o Inspirômetro de Incentivo Digital (ID) associado a um jogo lúdico de aplicativo de smartphone. No entanto, antes de integrar o funcionamento do protótipo ao aplicativo, a leitura volumétrica e fluxométrica deste aparelho deve ser devidamente validada. O objetivo do estudo foi comparar o volume e fluxo de ar captado pelo ID com aquele aferido por um espirômetro portátil (EP) e obter fatores de correção (FC) entre as medidas nos dois aparelhos, e assim, corrigir os valores do protótipo. Trata-se de um estudo do tipo transversal que contou com 10 participantes submetidos à medidas de fluxo e volume por meio da manobra espirométrica da CVF em duas etapas. Foi utilizado teste de Wilcoxon (SPSS-Statistics Version 21) com p<0,05. Os valores dos volumes e fluxos medidos, nas etapas 1 e 2, antes da aplicação do FC apresentaram diferença estatística (p<0,05) entre os dados, mas não se obteve diferença estatística ao comparar os volumes e fluxos após o FC. Concluímos que após inserção do FC o ID (protótipo) passou a expressar valores semelhantes àqueles obtidos com o EP possibilitando a próxima fase do estudo (gameficação do ID).