Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Costa, Ana Paula Pimentel"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA aplicação da genética forense na proteção animal e elucidação de crimes contra faunaPapa, Leticia Purcino (2022-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O tráfico ilegal de animais vem ganhando espaço entre as maiores atividades criminosas gerando anualmente em torno de 20 bilhões de dólares. O Brasil representa mais de 10% de participação no lucro do valor total mundial desta atividade. O aumento crescente deste comercio ilegal coloca em risco a biodiversidade do planeta. Além disso dentre os diversos riscos que estes animais sofrem, muitos deles acabam mortos durante o transporte. Para fazer frente a esta situação, tornou-se necessário o desenvolvimento e aplicação de novas ferramentas, levando ao uso da Genética Forense. Dentre as técnicas utilizadas, o DNA Barcoding se faz presente em diferentes casos solucionados, evidenciando a aplicabilidade das sequências conhecidas como “código de barras” genético de cada espécie. Podem ser utilizados diferentes genes, como por exemplo, o Citocromo Oxidase Subunidade I (COI), o Citocromo b (Cyt-b) e a região 16S rRNA (RNA ribossômico). Este trabalho busca apresentar o emprego do DNA Barcoding e sua aplicação na elucidação dos crimes contra a fauna, através de uma revisão bibliográfica da literatura. Neste estudo, são apresentados casos de crimes contra fauna, no qual foram obtidas as identificações das amostras apreendidas através do DNA Barcoding com a amplificação por PCR de genes específicos, como COI, Cyt-b, 16S rRNA. Estas análises solucionaram pelo menos 11 casos de identificação de espécies, dentre as quais algumas provaram a ocorrência de caça ou comércio ilegal. Estes estudos demonstram a importância desta ferramenta na elucidação de crimes contra fauna, além de evidenciar a necessidade de contínuo aprimoramento nas pesquisas, banco de dados e fiscalização nesta área. - TCCA importância da biologia forense na perícia em locais de crimes contra a vidaCosta, Anna Beatriz Rodrigues (2023)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Biologia Forense é um ramo da criminalística que está cada vez mais sendo explorada na investigação criminal por ter grande importância dentro do processo investigativo e produção de provas. Sabe-se que o exame pericial em locais de crimes contra a vida é o marco inicial de uma investigação criminal e a metodologia científica deve ser utilizada. O conhecimento dos fundamentos e mecanismos das Ciências Biológicas é imprescindível para a localização, identificação, coleta, preservação, análise, armazenamento e destinação final de uma ampla gama de vestígios biológicos encontrados na cena do crime durante a perícia, a fim de estabelecer sua ligação com a dinâmica do fato criminoso e contribuir na identificação de autores. Este trabalho teve como base uma revisão da literatura, onde foi realizado um levantamento bibliográfico em textos e artigos sobre o tema, os resultados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica foram organizados em tópicos. Portanto, é exigido do perito criminal a utilização de técnicas, procedimentos e conhecimentos específicos das principais áreas da Biologia Forense (Hematologia, Tricologia, Entomologia, Botânica e Genética), demonstrando que a área criminal é uma possibilidade de atuação do biólogo.