A importância da educação no Rio de Janeiro

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Tipo
TCC
Data de publicação
2024-12-11
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Justo, Isaias Nogueira
Orientador
Moura, Rubens Fernandes
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Programa
Resumo
Este trabalho investiga os impactos do investimento público em educação no estado do Rio de Janeiro, com foco na qualificação da força de trabalho e na adequação entre a oferta de trabalhadores qualificados e as demandas do mercado de trabalho. A educação desempenha papel crucial no desenvolvimento econômico, conforme Hanushek & Woessmann (2008) e Barro (2001), que destacam a importância do capital humano para a produtividade e o crescimento econômico. Dados os desafios enfrentados pelo sistema educacional do Rio de Janeiro, acreditamos que a eficiência na gestão dos recursos públicos é uma questão crítica, especialmente em tempos de crise fiscal. A análise se concentra no Ensino Fundamental II e no Ensino Superior, considerando suas implicações para a qualificação da força de trabalho e para a melhoria da competitividade regional. Procuramos comparar os indicadores educacionais dos municípios fluminenses e investigar se o mercado de trabalho está adequadamente alinhado com a oferta de mão de obra qualificada. As hipóteses principais são que os problemas do sistema educacional estão relacionados à gestão, e não ao volume de recursos, e que as instituições de ensino não estão adequadamente orientadas pelas demandas do mercado de trabalho, resultando em uma falta de correspondência entre a formação dos trabalhadores e as necessidades do mercado. Adotou-se metodologia quantitativa para proceder à análise de dados secundários sobre variáveis econômicas como o PIB, o IDH, a taxa de desemprego e o IDEB. A eficiência escolar foi analisada através dos dados dos municípios do Rio de Janeiro, considerando as notas do IDEB, despesas per capita e outras variáveis de desempenho. Utilizou-se um modelo de regressão para investigar a disparidade entre a oferta de trabalhadores com ensino superior e a demanda por empregos que exigem tal qualificação. A análise foi conduzida utilizando-se Python e MySQL, combinando abordagens quantitativas para fornecer uma visão abrangente sobre a eficiência do sistema educacional no Rio de Janeiro e seus impactos no mercado de trabalho e no desenvolvimento socioeconômico.
This paper investigates the impacts of public investment in education in the state of Rio de Janeiro, focusing on workforce qualification and the adequacy between the supply of qualified workers and the demands of the labor market. Education plays a crucial role in economic development, according to Hanushek & Woessmann (2008) and Barro (2001), who highlight the importance of human capital for productivity and economic growth. Given the challenges faced by the education system in Rio de Janeiro, we believe that efficient management of public resources is a critical issue, especially in times of fiscal crisis. The analysis focuses on Elementary School II and Higher Education, considering their implications for workforce qualification and for improving regional competitiveness. We seek to compare the educational indicators of the municipalities of Rio de Janeiro and investigate whether the labor market is adequately aligned with the supply of qualified labor. The main hypotheses are that the problems of the educational system are related to management rather than to the volume of resources, and that educational institutions are not adequately oriented to the demands of the labor market, resulting in a mismatch between the training of workers and the needs of the market. A quantitative methodology was adopted to analyze secondary data on economic variables such as GDP, HDI, unemployment rate and IDEB. School efficiency was analyzed using data from the municipalities of Rio de Janeiro, considering IDEB scores, per capita expenditures and other performance variables. A regression model was used to investigate the disparity between the supply of workers with higher education and the demand for jobs that require such qualifications. The analysis was conducted using Python and MySQL, combining quantitative approaches to provide a comprehensive view of the efficiency of the educational system in Rio de Janeiro and its impacts on the labor market and socioeconomic development.
Descrição
Palavras-chave
investimento em educação , qualificação da força de trabalho , desenvolvimento econômico , eficiência educacional , investment in education , workforce qualification , economic development , educational efficiency , labor market alignment
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