Selfpath: um mecanismo computacional para análise de caminhos de aprendizagem
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2021-08-02
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Paulo Henrique Gregio da
Orientador
Silveira, Ismar Frango
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Omar, Nizam
Collazos, Cesar Alberto
Collazos, Cesar Alberto
Programa
Engenharia Elétrica e Computação
Resumo
Uma escola eficiente quase sempre está associada a ideia de ensino e aprendizagem de
habilidades essenciais. O conceito de eficiência não se limita ao cumprimento do curr´ıculo
escolar, é necessário também estabelecer padrões mínimos a serem atingidos. Avaliar o
desempenho dos indivíduos não fornece indicadores reais sobre o nível de aprendizado,
caso esta avaliação não seja acompanhada por análises que ajudem a explicar o resultado
ou métricas eficientes, todo o conteúdo irá se tornar irrelevante. Esta dissertação propõe
um mecanismo computacional para atenção de métricas individuais de caminhos idealizados através de mapas auto-organizáveis, combinado `a metodologia de ensino baseada
em aprendizagem significativa e a mapas conceituais: acessos a uma plataforma educacional que analisa qual ´e o aprofundamento e caminho percorrido pelo discente, a fim de
diagnosticar qual a abrangˆencia de caminhos percorridos pelo estudante. A contribuição
do algoritmo será organizar dimensionalmente dados complexos em grupos (clusters), de
acordo com suas relaçoes e aproximações do caminho idealizado pelo gestor e apresentar
uma nova alternativa de metrificação para análise pedagógica
Descrição
Palavras-chave
inteligência artificial , aprendizagem significativa , self-organized map , caminhos de aprendizagem