Aplicação do sistema BI como ferramenta de apoio na tomada de decisão no setor de pós-venda automobilístico
Tipo
Monografia
Data de publicação
2011
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gama, Bruno de Souza Carvalho Nogueira da
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Este trabalho coloca a ferramenta BI (do inglês Business Intelligence, ou Inteligência
de Negócio) como uma alternativa de suporte para a tomada de decisão dentro da
indústria automobilística no Brasil, mais especificamente na área de pós-venda. É
abordado primeiro o cenário no qual esta indústria hoje se encontra: como foi sua
evolução histórica, quais são os entraves enfrentados atualmente, e quais aspectos
tipos de informação um gestor deste setor deve ter em mãos para tomar uma
decisão assertiva em relação a algum posicionamento do mercado. Em seguida
discute-se quais os aspectos e elementos que compõe um processo de tomada de
decisão, além de riscos e cuidados que devem ser considerados antes de se fazer
um escolha de uma alternativa. Por fim, é feita uma análise sobre o que é o
Business Intelligence, e como essa ferramenta passa a ser crucial dentro das
empresas, tornando-se um fator de sobrevivência para o negócio.
This survey suggests the BI (or Business Intelligence) system as one possible choice for decision support at Brazil`s automotive industry, more specifically in after-sales business. First, it was made a study over this industry environment: how it started and evolved, which are the barriers that it must overcome in current days, and which points and sorts of information an after-sales` manager must held to take a sure decision about any situation related to the market. Later, there is a discussion over the aspects and elements involved in a decision making process, its risks and cares that must be taken before making the choice for an alternative. And last, there is an analysis over Business Intelligence itself, and how this tool became crucial inside corporations as a requirement for the company`s survival.
This survey suggests the BI (or Business Intelligence) system as one possible choice for decision support at Brazil`s automotive industry, more specifically in after-sales business. First, it was made a study over this industry environment: how it started and evolved, which are the barriers that it must overcome in current days, and which points and sorts of information an after-sales` manager must held to take a sure decision about any situation related to the market. Later, there is a discussion over the aspects and elements involved in a decision making process, its risks and cares that must be taken before making the choice for an alternative. And last, there is an analysis over Business Intelligence itself, and how this tool became crucial inside corporations as a requirement for the company`s survival.
Descrição
Palavras-chave
Tomada de decisão , Business Intelligence , Inteligência de negócio , Sistema de suporte à decisão , Sistemas de informação , Indústria Automobilística