Estudo do gerenciamento de projeto como ferramenta para a geração de inteligência corporativa
Arquivos
Tipo
Monografia
Data de publicação
2013-08-29
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ventura, Tiago Barbano
Orientador
Nunes, Élida Jacomini
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
As constantes mudanças no cenário empresarial acarretam transformações em todas as áreas do conhecimento. Uma das áreas que mais sofreu modificações foi a Gestão de Projetos, sobretudo com a necessidade de alinhar as iniciativas das empresas com o Planejamento Estratégico, pois alguns conceitos utilizados não são capazes de atender às novas demandas. Entretanto o Planejamento Estratégico utilizado pelas empresas de forma isolada não é suficiente para garantir o alinhamento em sua totalidade. Desta forma o controle sobre o conhecimento é de vital importância, denominado como Gestão do Conhecimento. A junção do Planejamento Estratégico e Gestão do Conhecimento proporciona a criação de objetivos estratégicos mais aderentes, pois as informações disponibilizadas são fidedignas e referentes à empresa. Agregando a Gestão de Projetos à Gestão do Conhecimento é possível identificar os valores agregados gerados pelos projetos e reutilizá-los no Planejamento Estratégico e no seu alinhamento. A partir deste contexto, o presente estudo pautou-se no levantamento e análise das metodologias e boas práticas utilizadas no mercado para a Gestão de Projetos, Gestão do Conhecimento, bem como o Planejamento Estratégico. A análise deste mapeamento permitiu averiguar as lacunas no alinhamento estratégico e a geração do conhecimento através dos projetos para atender as necessidades das grandes organizações.
Constant changes in the business scenario lead to transformations in all areas of knowledge. One of the areas that most suffered modifications was project management, especially with the need to align business initiatives with strategic planning, because some concepts used are not able to meet new demands. However, the strategic planning used isolated by business is not enough to ensure the alignment in a complete way. As a result, the control over knowledge has vital importance, called knowledge management. The junction of strategic planning and knowledge management provides the creation of strategic objectives more adherents, since information available is reliable and in relation to the company. Adding project management to knowledge management makes possible identify the added value generated by the projects and reuse them in strategic planning and in its alignment. From this context, the present study was based on the survey and analysis of methodologies and best practices used in the market for project management, knowledge management, as well as strategic planning. The analysis of this mapping allowed checking the gaps in strategic alignment and the generation of knowledge through the projects to meet the needs of large organizations.
Constant changes in the business scenario lead to transformations in all areas of knowledge. One of the areas that most suffered modifications was project management, especially with the need to align business initiatives with strategic planning, because some concepts used are not able to meet new demands. However, the strategic planning used isolated by business is not enough to ensure the alignment in a complete way. As a result, the control over knowledge has vital importance, called knowledge management. The junction of strategic planning and knowledge management provides the creation of strategic objectives more adherents, since information available is reliable and in relation to the company. Adding project management to knowledge management makes possible identify the added value generated by the projects and reuse them in strategic planning and in its alignment. From this context, the present study was based on the survey and analysis of methodologies and best practices used in the market for project management, knowledge management, as well as strategic planning. The analysis of this mapping allowed checking the gaps in strategic alignment and the generation of knowledge through the projects to meet the needs of large organizations.
Descrição
Palavras-chave
Gestão de projetos , Gestão do conhecimento , Planejamento estratégico , Inteligência corporativa