Desenvolvimento de um Negócio de Promoção à Saúde para Empresas
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-02-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Maganete, Rafael Andrade Bueno
Orientador
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Caldeira, Adilson
Pires, Marcel Ginotti
Pires, Marcel Ginotti
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
A finalidade deste trabalho é relatar o desenvolvimento de um negócio de promoção do bemestar
de colaboradores de empresas visando à melhoria de seu desempenho pessoal, que
também possa reduzir os gastos com os custos dos planos de saúde. O serviço é realizado por
meio de uma plataforma na Web de comunicação interativa por uma empresa que foi criada há
três anos. Apesar dos benefícios, a empresa vem enfrentando dificuldades para vender os seus
serviços, pois os contratantes consideram o serviço como um custo adicional aos planos de
saúde. Contudo, uma pesquisa de campo mostrou o impacto positivo da “ferramenta de
promoção à saúde” no desempenho dos funcionários sobre o seu bem-estar pessoal, com
avaliação da ferramenta junto a alguns clientes atuais da plataforma. Assim, o desafio do
trabalho foi encontrar uma solução para esse problema que atendesse às restrições de custos
apresentadas pelos gestores, já que há evidências de haver resultados positivos para os
colaboradores. Nesse sentido foi feita uma avaliação da concorrência, analisadas alternativas e
a solução adotada foi a de oferecer ao contratante o recebimento da remuneração da ferramenta
com base no success fee, ou seja, os valores cobrados seriam sobre os resultados com a
utilização da ferramenta. Como parte da solução a empresa também revisou o modelo de
apresentação da plataforma, com a comunicação menos subjetiva e mais alinhada com termos
presentes no dia a dia dos gestores, com apontamentos de turnover e a relação com a mudança
de hábitos. A inovação do trabalho está na adoção de um modelo atualmente não desenvolvido
no mercado com o compartilhamento do sucesso do serviço entre os participantes, com métricas
e análises definidas tangibilizando os resultados e gerando mais valor no serviço facilitando a
contratação. A sua complexidade foi dada pelos desafios das exigências dos contratantes e as
dificuldades para o diretor geral e sócio aceitar realizar as mudanças necessárias para a solução
do problema.
Descrição
Palavras-chave
desenvolvimento de negócio , promoção da saúde , solução de problema
Assuntos Scopus
Citação
MAGANETE, Rafael Andrade Bueno. Desenvolvimento de um Negócio de Promoção à Saúde para Empresas. 2020. 45 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020.