Adaptação cultural e validade de conteúdo da prova de consciência fonológica por produção oral (PCFO) para o contexto moçambicano
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-06-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Muitana, Gérson Obede Estevão
Orientador
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Seabra, Alessandra Gotuzo
Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Dificuldades de aprendizagem referem-se a um grupo heterogêneo de problemas,
capazes de impossibilitar assimilação de conteúdos acadêmicos. Um dos fatores
apontados é relacionado ao próprio indivíduo, podendo ser identificados
precocemente na idade pré-escolar por meio de avaliação de habilidades preditoras
de desempenho acadêmico. Uma dessas habilidades é de consciência fonológica,
conhecida como capacidade de segmentar os sons da fala. Contudo, para sua
avaliação, é necessário ter instrumentos com evidências de validade e fidedignidade.
No caso da população moçambicana, não existe nenhum instrumento desenvolvido
ou adaptado para avaliação desta habilidade importante. Por conta disso, este estudo
tem por objetivo realizar uma adaptação cultural da Prova de Consciência Fonológica
por produção Oral para o contexto moçambicano. O processo compreendeu duas
fases, nomeadamente: equivalência semântica realizada por nativos e validação de
conteúdo realizada por juízes e especialistas. Nas duas fases foram sugeridas
mudanças de palavras e expressões que depois foram alteradas no instrumento e
produzida a versão final. A concordância dos juízes e especialistas por meio do Índice
de Validade de Conteúdo foi de 0,96, índice considerado ótimo. Sendo assim,
considera-se que o instrumento apresenta evidências de validade de conteúdo.
Contudo, salienta-se que estudos posteriores precisam ser conduzidos para verificar
outros parâmetros de validade, fidedignidade e de normatização do instrumento
adaptado. Portanto, espera-se que o instrumento contribua para avaliação da
consciência fonológica em Moçambique e que acima de tudo a habilidade faça parte
das atividades de estimulação e intervenção em crianças pré-escolares com objetivo
de reduzir os índices de dificuldades de aprendizagem posteriores.
Descrição
Palavras-chave
adaptação cultura , validade de conteúdo , consciência fonológica
Assuntos Scopus
Citação
MUITANA, Gérson Obede Estevão. Adaptação cultural e validade de conteúdo da prova de consciência fonológica por produção oral (PCFO) para o contexto moçambicano. 2020. 79 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.