Resistência à adoção da contabilidade como “única fonte de verdade” de informações econômico-financeiras para fins gerenciais: um estudo de caso
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-10-02
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Curcio, Danilo Gomes
Orientador
Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de
Almeida, Marta Malheiro de
Almeida, Marta Malheiro de
Programa
Controladoria e Finanças Empresariais
Resumo
Este trabalho iniciou-se como uma proposta de intervenção com o objetivo de aumentar o potencial de uso gerencial de informação contábil em grupo empresarial. Contudo, logo no princípio dos procedimentos de campo ficou evidente que essa intervenção não seria possível. Essa situação gerou inquietação e surpresa, já que o grupo empresarial gera informação contábil de qualidade, i.e., informação contábil gerada com rigor técnico elevado para atender normas internacionais de contabilidade que tem por objetivo oferecer informação útil para a tomada de decisão. Portanto, através de um estudo de caso etnográfico, buscaram-se as razões pelas quais a rotina de avaliação de desempenho econômico da organização resiste à adoção da contabilidade como principal fonte de informação. Os dados coletados em entrevistas semiestruturadas, documentos e observação direta foram analisados sob à luz da Teoria Institucional, mais especificamente a das Lógicas Institucionais, aliada à abordagem Pragmatista no estudo das organizações.
Este estudo adereça um gap na literatura relacionada com a Teoria Institucional pois aborda o poder de maneira explícita, compreensiva e moderna. A forma como o poder é exercido dentro da organização, carente de mediação, é uma das principais causas da relativa inércia cultural da rotina de avaliação de desempenho, aliada com a postura profissional de contadores focados em gerar informações para stakeholders externos.
Descrição
Palavras-chave
organizacionais , lógica institucional , teoria institucional , mudanças contábeis gerenciais , abordagem pragmatista
Assuntos Scopus
Citação
CURCIO, Danilo Gomes. Resistência à adoção da contabilidade como “única fonte de verdade” de informações econômico-financeiras para fins gerenciais: um estudo de caso. 2020. 102 f. Dissertação (Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020.