O ensino da língua portuguesa nos cursos de graduação das ciências sociais aplicadas: a busca de sentido
Date
2020-12-11Author
Luciani, Luciana Paula Bento
Advisor
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Referee
Martins, Valéria Bussola
Referee
Carneiro, Wanderley
Referee
Casagrande, Nancy dos Santos
Referee
Nunes, Elida Jacomini
Metadata
Show full item recordAbstract
Although the National Curricular Guidelines (DCN) do not require the teaching of the
Portuguese language for the undergraduate courses in Business Management, Accounting
and Economics, such subject is commonly included in their curricula. The DCN of these
three courses specify the competences and skills that must be achieved, for students to
have the oral and written communicative interaction expected for professional
performance. Such competences and skills can certainly be enhanced with de mediation
of the Portuguese Professor. Accordingly, the purpose of this dissertation is to investigate
which communicative competences University Portuguese Professors must consider
including in their planning and pedagogical-didactic actions, in order to foster the
meaningful learning of the language, as well as the learners’ interest in the subject and
the development of competences and skills directed towards communication, for the
undergraduate students of the courses examined herein. With a view to analyzing the
proposed problem, we used action-research as methodology. The study was carried out
with graduates of a non-profit private institution of college education, located in the city
of São Paulo. Furthermore, we analyzed 192 job advertisements, published in the social
network LinkedIn, with the aim of verifying which communicative competences are
professionally required from graduates of the areas considered herein. The theoretical
framework of this dissertation is mainly based on pedagogical actions according to Paulo
Freire (1994, 2000, 2001, 2014, 2015, 2016). We also used contributions of researchers
who address teacher qualification and practice in the area of Language, meaningful
learning and Applied Linguistics for the teaching of Portuguese. As a result, this
dissertation produces knowledge of which communicative competences must be
considered by University Portuguese Professors, in the teaching and learning process.
Moreover, this research discusses how a subject, which is directed towards language
studies, is essential for the comprehensive education of the graduates of the courses
selected. Therefore, such subject is necessary for and pertinent to their respective
curricula. Ainda que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) não estabeleçam a obrigatoriedade
do ensino da língua portuguesa nos bacharelados em Administração, Ciências Contábeis
e Ciências Econômicas, esta é uma área do saber comumente ofertada nas respectivas
grades curriculares. Como pode ser constatado nas DCN desses três campos, há a
especificação de competências e habilidades que devem ser garantidas aos alunos para
sua interação comunicativa, oral e escrita, em prol do esperado desempenho profissional.
Essas competências e habilidades, seguramente, podem ser aprimoradas com a mediação
do professor de português. Diante desse contexto, a presente tese tem como objetivo a
produção de conhecimento acerca das competências comunicativas que o professor
universitário de Língua Portuguesa deve considerar e integrar em seu planejamento e em
suas ações de ordem didático-pedagógica, a fim de favorecer a aprendizagem significativa
da língua, bem como o interesse discente pela disciplina e o desenvolvimento de
competências e habilidades voltadas à comunicação para os alunos dos referidos cursos
de graduação. A fim de contemplar o problema proposto, como método de pesquisa, é
empregada a pesquisa-ação. A investigação foi desenvolvida com egressos de uma
Instituição de Ensino Superior privada, sem fins lucrativos, localizada na cidade de São
Paulo. Ademais, foram analisados 192 anúncios de empregos, publicados na rede social
LinkedIn, com a finalidade de verificar quais competências comunicativas são
profissionalmente requisitadas aos graduados das áreas investigadas. Como
fundamentação teórica acerca do fazer pedagógico, recorre-se, principalmente, aos
pressupostos de Paulo Freire (1994, 2000, 2001, 2014, 2015, 2016). Também necessárias
são as contribuições de pesquisadores que tratam da formação e atuação docente em
Letras, da aprendizagem significativa e da Linguística Aplicada para o ensino da língua
portuguesa. Como resultado, além de produzir conhecimento sobre as competências
comunicativas que devem ser consideradas pelo professor universitário de Língua
Portuguesa para o processo de ensino-aprendizagem, esta tese discute e apresenta como
uma disciplina com vistas aos estudos linguísticos é essencial à formação integral dos
egressos dos cursos selecionados e, portanto, necessária e pertinente nas respectivas
grades curriculares.
CNPq Area
CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Citation
LUCIANI, Luciana Paula Bento. O ensino da língua portuguesa nos cursos de graduação das ciências sociais aplicadas: a busca de sentido. 2020. 154 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.