Clarificando a tomada de decisão gerencial: Uma análise econômico-comportamental de julgamentos e escolhas de gestores em uma empresa brasileira

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2020-03-12
Autores
Silva, Rodrigo Guerreiro e
Orientador
Muramatsu, Roberta
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Scarano, Paulo Rogério
Fernandez, Ramon Vicente Garcia
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Esta dissertação de mestrado possui como tema a análise de heurísticas e vieses cognitivos na tomada de decisão gerencial à luz da Economia Comportamental. Partindo-se da Teoria da Utilidade Esperada como benchmark de racionalidade na tomada de decisão, busca-se empiricamente compreender padrões de julgamento de gestores de uma grande empresa multinacional, examinando se estes estão sujeitos aos vieses de custo irrecuperável e de confirmação. O contexto sob análise é o ambiente organizacional, no qual relevantes impactos podem ser verificados por erros de julgamento, uma vez que decisões tomadas permeiam os mais diversos processos e mostram-se decisivas para a prosperidade das organizações. Baseando-se nas análises desenvolvidas, se avalia a relevância do estabelecimento de medidas de fomento a um ambiente decisório mais adequado e que mitiguem equívocos decisórios dos gestores, consequentemente conduzindo a maior efetividade de suas ações e melhores resultados para os públicos impactadas por suas escolhas.
Descrição
Palavras-chave
economia comportamental , tomada de decisão , viés cognitivo
Citação
SILVA, Rodrigo Guerreiro e. Clarificando a tomada de decisão gerencial: Uma análise econômico-comportamental de julgamentos e escolhas de gestores em uma empresa brasileira. 2020. 89 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020.