dc.contributor.advisor | Righi, Roberto |
dc.contributor.author | Squaiella, Roberta Betania Ferreira |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T18:43:00Z |
dc.date.accessioned | 2021-02-02T19:45:34Z |
dc.date.available | 2021-02-02T19:45:34Z |
dc.date.issued | 2020-02-10 |
dc.identifier.citation | SQUAIELLA, Roberta Betania Ferreira. Diretrizes projetuais para o edifício escolar voltado às inteligências múltiplas e às metodologias ativas. 2020. 287 f. Tese (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27599 |
dc.description.abstract | Education in the 21st century, given the impact of information and communication technologies, causes major changes in the traditional model, widely distributed in the industrial period. The identification of different types of intelligences points to the different needs of the students, that need a personalized training. This new scenario no longer fits the conformation of the traditional school building, which has the teacher as the central figure in the teaching and learning process. Although school architecture is not responsible for the transformation in education, it is identified that the school environment has big potential to create and support new habits for student-centered learning. Starting from the analysis of the potential of the theory of the American psychologist and neurologist, Howard Gardner, for the most current conceptions of teaching and learning, the objective of the thesis is to identify the new configurations of the school building, which will support the development of multiple intelligences (MI) associated with active methodologies. Thus, the project parameters are systematized, and should be identified as project guidelines for future renovations or construction of school buildings. It is concluded that a new configuration of the school environment, with a greater variety of learning environments enhances the development of MI. Such environments should favor the most creative and collaborative pedagogical practices, based on active methodologies. For this, the school building must be considered as a whole, from its access to the environments to more specialized activities. Circulation spaces and informal areas should also be incorporated as learning places. New school building design guidelines are needed so that architects, managers, and other agents involved in new educational building designs can provide environments for performance that are compatible with learning personalization. |
dc.description.abstract | A educação no século XXI, diante do impacto das tecnologias da informação e da comunicação, suscita grandes transformações no modelo tradicional, amplamente difundido no período industrial. A identificação de diferentes tipos de inteligências aponta para as distintas necessidades dos alunos, que necessitam de uma formação personalizada. Esse novo cenário não cabe mais na conformação do edifício escolar tradicional, que tem o professor como figura central do processo de ensino e aprendizagem. Apesar da arquitetura escolar não ser a responsável pela transformação na educação, identifica-se que o ambiente escolar possui um enorme potencial para criar e apoiar novos hábitos para uma aprendizagem centrada no aluno. Partindo da análise sobre o potencial da teoria do psicólogo e neurologista norte-americano, Howard Gardner, para as concepções de ensino e aprendizagem mais atuais, o objetivo da tese é identificar as novas configurações do edifício escolar, que darão o suporte para o desenvolvimento das inteligências múltiplas (IM), associadas às metodologias ativas. Para isso, são sistematizados os parâmetros de projeto, que devem ser identificados como diretrizes projetuais para as futuras reformas ou construções de edifícios escolares. Conclui-se que uma nova configuração do ambiente escolar, com uma maior variedade de ambientes de aprendizagem, potencializa o desenvolvimento das IM. Tais ambientes devem favorecer as práticas pedagógicas mais criativas e colaborativas, a partir de metodologias ativas. Para isso, o edifício escolar deve ser considerado como um todo, desde o seu acesso, até os ambientes para atividades mais especializadas. Espaços de circulação e áreas informais também devem ser incorporados como locais de aprendizagem. Novas diretrizes projetuais de edifícios escolares são necessárias para que arquitetos, gestores e demais agentes envolvidos em novos projetos de edifícios educacionais, possam proporcionar ambientes para o desempenho compatível com a personalização da aprendizagem. |
dc.description.sponsorship | Fundo Mackenzie de Pesquisa |
dc.format | application/pdf |
dc.language | por |
dc.publisher | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.rights | Acesso Aberto |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
dc.subject | diretrizes de projeto |
dc.subject | arquitetura escolar |
dc.subject | inteligências múltiplas |
dc.subject | metodologias ativas |
dc.subject | tecnologias da informação e comunicação |
dc.title | Diretrizes projetuais para o edifício escolar voltado às inteligências múltiplas e às metodologias ativas. |
dc.type | Tese |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5879600658671491 |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8862042784397448 |
dc.keywords | design guidelines |
dc.keywords | school architecture |
dc.keywords | multiple intelligences |
dc.keywords | active methodologies |
dc.keywords | information and communication technologies |
local.contributor.board1 | Florio, Wilson |
local.contributor.board2 | Perrone, Rafael Antônio Cunha |
local.publisher.country | Brasil |
local.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
local.publisher.initials | UPM |
local.publisher.program | Arquitetura e Urbanismo |
local.contributor.board3 | Martins, Lilian Cassia Bacich |
local.contributor.board4 | Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar |