Show simple item record

dc.contributor.advisorRighi, Roberto
dc.contributor.authorSquaiella, Roberta Betania Ferreira
dc.date.accessioned2020-12-07T18:43:00Z
dc.date.accessioned2021-02-02T19:45:34Z
dc.date.available2021-02-02T19:45:34Z
dc.date.issued2020-02-10
dc.identifier.citationSQUAIELLA, Roberta Betania Ferreira. Diretrizes projetuais para o edifício escolar voltado às inteligências múltiplas e às metodologias ativas. 2020. 287 f. Tese (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27599
dc.description.abstractEducation in the 21st century, given the impact of information and communication technologies, causes major changes in the traditional model, widely distributed in the industrial period. The identification of different types of intelligences points to the different needs of the students, that need a personalized training. This new scenario no longer fits the conformation of the traditional school building, which has the teacher as the central figure in the teaching and learning process. Although school architecture is not responsible for the transformation in education, it is identified that the school environment has big potential to create and support new habits for student-centered learning. Starting from the analysis of the potential of the theory of the American psychologist and neurologist, Howard Gardner, for the most current conceptions of teaching and learning, the objective of the thesis is to identify the new configurations of the school building, which will support the development of multiple intelligences (MI) associated with active methodologies. Thus, the project parameters are systematized, and should be identified as project guidelines for future renovations or construction of school buildings. It is concluded that a new configuration of the school environment, with a greater variety of learning environments enhances the development of MI. Such environments should favor the most creative and collaborative pedagogical practices, based on active methodologies. For this, the school building must be considered as a whole, from its access to the environments to more specialized activities. Circulation spaces and informal areas should also be incorporated as learning places. New school building design guidelines are needed so that architects, managers, and other agents involved in new educational building designs can provide environments for performance that are compatible with learning personalization.
dc.description.abstractA educação no século XXI, diante do impacto das tecnologias da informação e da comunicação, suscita grandes transformações no modelo tradicional, amplamente difundido no período industrial. A identificação de diferentes tipos de inteligências aponta para as distintas necessidades dos alunos, que necessitam de uma formação personalizada. Esse novo cenário não cabe mais na conformação do edifício escolar tradicional, que tem o professor como figura central do processo de ensino e aprendizagem. Apesar da arquitetura escolar não ser a responsável pela transformação na educação, identifica-se que o ambiente escolar possui um enorme potencial para criar e apoiar novos hábitos para uma aprendizagem centrada no aluno. Partindo da análise sobre o potencial da teoria do psicólogo e neurologista norte-americano, Howard Gardner, para as concepções de ensino e aprendizagem mais atuais, o objetivo da tese é identificar as novas configurações do edifício escolar, que darão o suporte para o desenvolvimento das inteligências múltiplas (IM), associadas às metodologias ativas. Para isso, são sistematizados os parâmetros de projeto, que devem ser identificados como diretrizes projetuais para as futuras reformas ou construções de edifícios escolares. Conclui-se que uma nova configuração do ambiente escolar, com uma maior variedade de ambientes de aprendizagem, potencializa o desenvolvimento das IM. Tais ambientes devem favorecer as práticas pedagógicas mais criativas e colaborativas, a partir de metodologias ativas. Para isso, o edifício escolar deve ser considerado como um todo, desde o seu acesso, até os ambientes para atividades mais especializadas. Espaços de circulação e áreas informais também devem ser incorporados como locais de aprendizagem. Novas diretrizes projetuais de edifícios escolares são necessárias para que arquitetos, gestores e demais agentes envolvidos em novos projetos de edifícios educacionais, possam proporcionar ambientes para o desempenho compatível com a personalização da aprendizagem.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectdiretrizes de projeto
dc.subjectarquitetura escolar
dc.subjectinteligências múltiplas
dc.subjectmetodologias ativas
dc.subjecttecnologias da informação e comunicação
dc.titleDiretrizes projetuais para o edifício escolar voltado às inteligências múltiplas e às metodologias ativas.
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879600658671491
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8862042784397448
dc.keywordsdesign guidelines
dc.keywordsschool architecture
dc.keywordsmultiple intelligences
dc.keywordsactive methodologies
dc.keywordsinformation and communication technologies
local.contributor.board1Florio, Wilson
local.contributor.board2Perrone, Rafael Antônio Cunha
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programArquitetura e Urbanismo
local.contributor.board3Martins, Lilian Cassia Bacich
local.contributor.board4Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto