Gestão do conhecimento : o desafio de compartilhar o conhecimento de profissionais da tecnologia da informação integrado a estratégia empresarial

Imagem de Miniatura
Tipo
Monografia
Data de publicação
2013-07-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cruz, Emerson Barros Pereira da
Orientador
Nunes, Élida Jacomini
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Este estudo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre o desafio de compartilhar o conhecimento de profissionais da Tecnologia da Informação, que é um instrumento fundamental para apoiar e dar sustentabilidade aos negócios das empresas. O conhecimento tem se tornado uma das competências essenciais para a competitividade das empresas e nesse contexto, o conhecimento dos profissionais da Tecnologia da Informação passa a ser um ativo importante, pois quando esse conhecimento não está disponível, pode gerar prejuízos às empresas através da diminuição da qualidade ou aumento dos prazos das entregas, gerando insatisfação dos usuários e clientes ou mesmo o lançamento de produtos depois dos concorrentes. Os portais corporativos surgiram como ferramenta importante no apoio a Gestão do Conhecimento pela facilidade de acesso, padronização, ferramentas de busca e pela facilidade de publicação de conteúdos. Utilizando-se dessa ferramenta, as empresas podem estimular seus profissionais a compartilhar seus conhecimentos, padronizar o entendimento sobre a visão estratégica, aumentando assim a sua competitividade. Ao desenvolver uma pesquisa de campo sobre a utilização de portais corporativos como ferramenta de apoio a Gestão do Conhecimento em uma instituição financeira e consultorias de TI, pretende-se identificar a relevância da Gestão do Conhecimento e do portal corporativo como ferramenta de apoio para essas empresas e se é possível detectar eventuais ganhos ou prejuízos pelo foco ou ausência de foco na Gestão do Conhecimento. O corpo deste trabalho deverá permitir ao leitor visualizar quais os benefícios que se apresentam quando há investimento, dentro do ambiente organizacional, na utilização dos portais corporativos como ferramenta de apoio a Gestão do Conhecimento, e sua conclusão pode levá-lo a ciência de que a sua utilização pode ser fundamental no compartilhamento do conhecimento dos profissionais da Tecnologia da Informação.
This study aims to contribute to the discussion on the challenge of sharing the knowledge of professionals in Information Technology, which is a key tool to support and sustainability to business enterprises. Knowledge has become one of the skills essential to the competitiveness of companies in this context, the knowledge of professionals in information technology becomes an important asset, because when this knowledge is not available, may cause damage to companies by reducing the quality or increase in terms of deliveries, causing dissatisfaction of users and customers or the launch of products after the competitors. Corporate portals have emerged as an important tool to support knowledge management for ease of access, standardization, search engines and the ease of publishing content. Using this tool, companies can encourage their professionals to share their knowledge, standardize the understanding of the strategic vision, thereby increasing their competitiveness. In developing a field research on the use of corporate portals as a tool to support knowledge management in a financial institution and IT consultancy, aims to identify the relevance of knowledge management and enterprise portal as a support tool for these companies and if you can detect any gains or losses by the lack of focus or focus on Knowledge Management. The body of this work should enable the reader to visualize what benefits arise when there is investment, within the organizational environment, in the use of corporate portals as a tool to support knowledge management, and completion can take you to be aware that its use is fundamental in sharing the knowledge of professionals in Information Technology.
Descrição
Palavras-chave
Gestão do conhecimento , Tecnologia da informação , Portais corporativos
Assuntos Scopus
Citação