Show simple item record

dc.contributor.advisorMiguel, Lilian Aparecida Pasquini
dc.contributor.authorLomelino, Lucas Rodrigues
dc.date.accessioned2020-09-18T15:31:59Z
dc.date.accessioned2020-12-07T15:10:06Z
dc.date.available2020-12-07T15:10:06Z
dc.date.issued2020-08-20
dc.identifier.citationLOMELINO, Lucas Rodrigues. Desenvolvimento de negócio com impacto social por meio de criação de valor compartilhado na ONG Associação Rainha da Paz. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26632
dc.description.abstractAssunto: O presente trabalho debruça-se sobre o contexto da Associação Rainha da Paz, organização social estabelecida na zona sul da cidade de São Paulo, diante da oportunidade de se criar um novo negócio com impacto social direto, com o desenvolvimento de profissionais para o mercado de trabalho e criação e oferta de produtos de panificação para o mercado consumidor – B2C e B2B, possibilitando uma nova fonte de receita para a sustentabilidade de sua missão. Aplicação: O principal resultado foi a ideação e implantação do modelo de negócio social para o aproveitamento da oportunidade, objeto deste projeto. O negócio, no formato de panificadora, foi criado e está em fase de testes de mercado. Portanto, além de aplicável, é totalmente passível de replicação. Para o futuro, espera-se que se torne a segunda maior fonte de receitas da organização, além de se tornar uma via constante para jovens de baixa renda acessarem o mercado de trabalho. Inovação: A principal inovação aplicada foi na mudança de modelo de negócio de organização social, para organização social com negócio de impacto social. A panificadora criada também traz formas específicas de inovação quanto à cadeia de valor, mercado e tecnológica, o que se constitui em uma inovação disruptiva, com benefícios a diversos stakeholders. Impacto: O projeto possui impacto imediato à Associação, no que se refere à diversificação financeira e à qualificação administrativa, sustentando sua missão na busca pelo desenvolvimento social. Nas comunidades, o impacto apresenta-se na acessibilidade ao mercado de trabalho, possibilitando uma alternativa digna para seus moradores. Ao poder público e demais esferas da sociedade, se propõe uma alternativa à resolução de questões sociais relevantes. Complexidade: Internamente, destaca-se a complexidade quanto à descrença no projeto por parte dos stakeholders internos (dirigentes) em relação às mudanças que a proposta poderia acarretar e ao alinhamento de expectativas em relação aos meios que seriam utilizados, gerando resistências à implementação. Externamente, sublinha-se o receio dos stakeholders externos (potenciais investidores) de apoiarem o projeto, pela falta de segurança fiscal no Brasil, uma vez que ainda não há uma configuração jurídica própria para o tipo de negócio desenvolvido. Metodologia Aplicada: A metodologia adotada foi de solução de aproveitamento de oportunidades (Marcondes et al., 2017), observando-se o contexto externo da Associação para se propor uma solução inovadora. As pesquisas envolvidas ainda se utilizam das metodologias de projeto de cunho exploratório, com abordagem qualitativa, e observação participante, pela convivência do investigador com o grupo de projeto.
dc.description.abstractSubject matter: This work focuses on the context of the Rainha da Paz Association, a social organization established in the south area of the city of São Paulo, given the opportunity to create a new business with direct social impact, with the development of professionals for the labor market. work and creation and offer of bakery products for the consumer market - B2C and B2B, enabling a new source of revenue for the sustainability of its mission. Application: The main result was the ideation and implementation of the social business model to take advantage of the opportunity, the object of this project. The business, in the bakery format, was created and is undergoing market tests. Therefore, in addition to being applicable, it is fully capable of replication. For the future, it is expected to become the organization's second largest source of income, in addition to becoming a constant route for low-income young people to access the job market. Innovation: The main innovation applied was to change the business model from a social organization to a social organization with a social impact business. The bakery created also brings specific forms of innovation regarding the value chain, market and technology, which constitutes a disruptive innovation, with benefits for several stakeholders. Impact: The project has an immediate impact on the Association, with regard to the diversification of revenue sources and administrative management qualification, supporting its mission in the search for social development. In the communities where Rainha da Paz operates, the impact is on accessibility to the labor market, enabling a dignified alternative for its residents. For the public authorities and other spheres of society, a new business model for social organizations is proposed, which can facilitate the resolution of relevant social issues. Complexity: Internally, stands out the complexity of the mistrust on the part of the leaders about the changes that the proposal could bring about and the alignment of expectations in relation to the means that would be used, having resistance to implementation. Externally, the fear of stakeholders in supporting the project stands out, due to the lack of fiscal security in Brazil, since there is still no legal figure for the type of business developed. Methodology adopted: The methodology adopted was to take advantage of opportunities, observing the Association's external context to propose an innovative solution. The researches involved still use exploratory project methodologies, with a qualitative approach, and the researcher's coexistence with the studied group.
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.description.sponsorshipOutros
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectnegócio social
dc.subjectorganização social
dc.subjectcriação de valor compartilhado
dc.subjectdesenvolvimento de negócios
dc.subjectsustentabilidade
dc.titleDesenvolvimento de negócio com impacto social por meio de criação de valor compartilhado na ONG Associação Rainha da Paz
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3914447328975927
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9330290531104495
dc.keywordssocial business
dc.keywordssocial organization
dc.keywordscreation of shared value
dc.keywordsbusiness development
dc.keywordssustainability
dc.description.sponsorOtherItaú Unibanco S.A
local.contributor.board1Caldeira, Adilson
local.contributor.board2Miguel, Samira Vasconcellos
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programAdministração do Desenvolvimento de Negócios


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto