dc.contributor.advisor | Miguel, Lilian Aparecida Pasquini |
dc.contributor.author | Lomelino, Lucas Rodrigues |
dc.date.accessioned | 2020-09-18T15:31:59Z |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T15:10:06Z |
dc.date.available | 2020-12-07T15:10:06Z |
dc.date.issued | 2020-08-20 |
dc.identifier.citation | LOMELINO, Lucas Rodrigues. Desenvolvimento de negócio com impacto social por meio de criação de valor compartilhado na ONG Associação Rainha da Paz. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26632 |
dc.description.abstract | Assunto:
O presente trabalho debruça-se sobre o contexto da Associação Rainha da Paz, organização
social estabelecida na zona sul da cidade de São Paulo, diante da oportunidade de se criar um
novo negócio com impacto social direto, com o desenvolvimento de profissionais para o
mercado de trabalho e criação e oferta de produtos de panificação para o mercado consumidor
– B2C e B2B, possibilitando uma nova fonte de receita para a sustentabilidade de sua missão.
Aplicação:
O principal resultado foi a ideação e implantação do modelo de negócio social para o
aproveitamento da oportunidade, objeto deste projeto. O negócio, no formato de panificadora,
foi criado e está em fase de testes de mercado. Portanto, além de aplicável, é totalmente passível
de replicação. Para o futuro, espera-se que se torne a segunda maior fonte de receitas da
organização, além de se tornar uma via constante para jovens de baixa renda acessarem o
mercado de trabalho.
Inovação:
A principal inovação aplicada foi na mudança de modelo de negócio de organização social, para
organização social com negócio de impacto social. A panificadora criada também traz formas
específicas de inovação quanto à cadeia de valor, mercado e tecnológica, o que se constitui em
uma inovação disruptiva, com benefícios a diversos stakeholders.
Impacto:
O projeto possui impacto imediato à Associação, no que se refere à diversificação financeira e
à qualificação administrativa, sustentando sua missão na busca pelo desenvolvimento social.
Nas comunidades, o impacto apresenta-se na acessibilidade ao mercado de trabalho,
possibilitando uma alternativa digna para seus moradores. Ao poder público e demais esferas
da sociedade, se propõe uma alternativa à resolução de questões sociais relevantes.
Complexidade:
Internamente, destaca-se a complexidade quanto à descrença no projeto por parte dos
stakeholders internos (dirigentes) em relação às mudanças que a proposta poderia acarretar e
ao alinhamento de expectativas em relação aos meios que seriam utilizados, gerando
resistências à implementação. Externamente, sublinha-se o receio dos stakeholders externos
(potenciais investidores) de apoiarem o projeto, pela falta de segurança fiscal no Brasil, uma
vez que ainda não há uma configuração jurídica própria para o tipo de negócio desenvolvido.
Metodologia Aplicada:
A metodologia adotada foi de solução de aproveitamento de oportunidades (Marcondes et al.,
2017), observando-se o contexto externo da Associação para se propor uma solução inovadora.
As pesquisas envolvidas ainda se utilizam das metodologias de projeto de cunho exploratório,
com abordagem qualitativa, e observação participante, pela convivência do investigador com o
grupo de projeto. |
dc.description.abstract | Subject matter:
This work focuses on the context of the Rainha da Paz Association, a social organization
established in the south area of the city of São Paulo, given the opportunity to create a new
business with direct social impact, with the development of professionals for the labor market.
work and creation and offer of bakery products for the consumer market - B2C and B2B,
enabling a new source of revenue for the sustainability of its mission.
Application:
The main result was the ideation and implementation of the social business model to take
advantage of the opportunity, the object of this project. The business, in the bakery format, was
created and is undergoing market tests. Therefore, in addition to being applicable, it is fully
capable of replication. For the future, it is expected to become the organization's second largest
source of income, in addition to becoming a constant route for low-income young people to
access the job market.
Innovation:
The main innovation applied was to change the business model from a social organization to a
social organization with a social impact business. The bakery created also brings specific forms
of innovation regarding the value chain, market and technology, which constitutes a disruptive
innovation, with benefits for several stakeholders.
Impact:
The project has an immediate impact on the Association, with regard to the diversification of
revenue sources and administrative management qualification, supporting its mission in the
search for social development. In the communities where Rainha da Paz operates, the impact is
on accessibility to the labor market, enabling a dignified alternative for its residents. For the
public authorities and other spheres of society, a new business model for social organizations is
proposed, which can facilitate the resolution of relevant social issues.
Complexity:
Internally, stands out the complexity of the mistrust on the part of the leaders about the changes
that the proposal could bring about and the alignment of expectations in relation to the means
that would be used, having resistance to implementation. Externally, the fear of stakeholders in
supporting the project stands out, due to the lack of fiscal security in Brazil, since there is still
no legal figure for the type of business developed.
Methodology adopted:
The methodology adopted was to take advantage of opportunities, observing the Association's
external context to propose an innovative solution. The researches involved still use exploratory
project methodologies, with a qualitative approach, and the researcher's coexistence with the
studied group. |
dc.description.sponsorship | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.description.sponsorship | Outros |
dc.format | application/pdf |
dc.language | por |
dc.publisher | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.rights | Acesso Aberto |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
dc.subject | negócio social |
dc.subject | organização social |
dc.subject | criação de valor compartilhado |
dc.subject | desenvolvimento de negócios |
dc.subject | sustentabilidade |
dc.title | Desenvolvimento de negócio com impacto social por meio de criação de valor compartilhado na ONG Associação Rainha da Paz |
dc.type | Dissertação |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3914447328975927 |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9330290531104495 |
dc.keywords | social business |
dc.keywords | social organization |
dc.keywords | creation of shared value |
dc.keywords | business development |
dc.keywords | sustainability |
dc.description.sponsorOther | Itaú Unibanco S.A |
local.contributor.board1 | Caldeira, Adilson |
local.contributor.board2 | Miguel, Samira Vasconcellos |
local.publisher.country | Brasil |
local.publisher.department | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) |
local.publisher.initials | UPM |
local.publisher.program | Administração do Desenvolvimento de Negócios |