Os efeitos da recessão econômica de 2014-2016 sobre a inadimplência de cartões de crédito no mercado e no cartão Private Label no varejo alimentar

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Date
2020-02-06Author
Tamaki, Carlos Antonio
Advisor
Vartanian, Pedro Raffy
Referee
Moura Junior, Álvaro Alves de
Referee
Muinhos, Marcelo Kfoury
Metadata
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This study explores the effects of the 2014-2016 Brazilian recession on credit card delinquency
in the industry and on the Private Label cards in food retail in a comparative way. The study
consists in initially presenting the financial industry, the credit card industry and the private
label industry. Then, the study explores the historical evolution of the industry and its
delinquency and, finally, through an econometric analysis, verify the response of the
delinquency in the credit card industry and the private label card in food retail after simulating
shocks of macroeconomic variables such as GDP, salary mass, unemployment rate, among
others, by applying a VAR (autoregressive vectors) model. Additionally, the study evaluates
how these variables may affect the credit card delinquency in the two types mentioned above.
For this purpose, the study uses precedence tests in order to verify if there was a causality in
the sense of Granger, about the default of the credit card industry and the Private Label card.
Among the results found by the study, it was possible to identify that the delinquency rates of
the credit card of the market and of the Private Label, have different behaviors, from the
simulations of response to impulses as in the variables that precede them, being that the
delinquency of the card Private Label, preceded a greater number of variables compared to the
delinquency of credit cards in the industry. Esse estudo explora os efeitos da recessão brasileira de 2014 a 2016 sobre a inadimplência dos
cartões de crédito do mercado e dos cartões Private Label no varejo alimentar de uma forma
comparativa. O estudo consiste em, inicialmente, apresentar a indústria financeira como a de
cartões de crédito e do Private Label. Em seguida a pesquisa explora a evolução histórica da
indústria e da inadimplência e, por fim, por meio de uma análise econométrica, verifica a
resposta da inadimplência dos cartões de crédito do mercado e também dos cartões Private
Label no varejo alimentar após simulações de choques de variáveis macroeconômicas como
PIB, massa salarial e taxa de desocupação, entre outros, por meio da aplicação de um modelo
VAR (vetores autoregressivos). Adicionalmente, o estudo também avalia se as mesmas
variáveis podem ter afetado a inadimplência do cartão de crédito nas duas modalidades citadas
anteriormente. Para isso a pesquisa utiliza testes de precedência com o objetivo de verificar se
houve causalidade “no sentido de Granger”, sobre a inadimplência do cartão de crédito do
mercado e do cartão Private Label. Entre os resultados encontrados pelo estudo, foi possível
identificar que as taxas de inadimplência do cartão de crédito do mercado e do Private Label,
possuem comportamentos distintos, desde as simulações das funções de resposta à impulsos
quanto nas variáveis que as precedem, sendo que a inadimplência do cartão Private Label,
apresentou precedência de uma quantidade superior de variáveis comparada a inadimplência
dos cartões de crédito do mercado.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Citation
TAMAKI, Carlos Antonio. Os efeitos da recessão econômica de 2014-2016 sobre a inadimplência de cartões de crédito no mercado e no cartão Private Label no varejo alimentar. 2020. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia e Mercados) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.