dc.contributor.advisor | Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.contributor.author | Silva, Danilo Curaça |
dc.date.accessioned | 2020-10-28T15:53:12Z |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T15:07:48Z |
dc.date.available | 2020-12-07T15:07:48Z |
dc.date.issued | 2020-08-28 |
dc.identifier.citation | SILVA, Danilo Curaça. Desenvolvimento profissional de professores de cursos profissionalizantes para jovens e adultos. 2020. 80 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26531 |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de cursos técnicos para jovens e adultos de uma Instituição que atua há mais de 70 anos no segmento da educação profissional. Para o desenvolvimento da pesquisa, contamos com a participação de três professores que, por meio de questionário, registraram apontamentos sobre suas trajetórias escolar, acadêmica e profissional; como aprenderam e o que ainda consideram necessário aprender para oferecer situações de ensino que levem à melhoria da aprendizagem dos alunos; a base de conhecimentos necessária para ser professor de cursos técnicos e, por fim, apontar elementos para o processo de formação continuada de modo a atuar em cursos de qualificação profissional. Para desenvolver as reflexões sobre o tema, foi utilizada a pesquisa teórica, descritiva e exploratória. Foram consultados documentos Institucionais para entender quais percepções a escola possui sobre sua comunidade, além de entender como a escola promove a formação continuada dos seus profissionais. Para trabalhar a apreciação das informações, também utilizamos as contribuições de autores como: Darling-Hammond, Cochram-Smith e Lytle, Marcelo Garcia, Mizukami, Nono, Shulman e Vaillant. As informações dadas pelos professores aos questionamentos propostos neste trabalho trouxeram outras informações sobre necessidades formativas que favoreçam a troca entre os pares, a necessidade em aprofundar o conhecimento em ferramentas tecnológicas e suas aplicações alinhadas aos conteúdos pedagógicos, estratégias de comunicação não violenta e conhecimento técnico, pois facilitará alinhamento de estratégias para a prática pedagógica. Portanto constitui-se em subsídios importantes para possíveis ações na escola a fim de contribuir para o fortalecimento de vínculos e a construção de roteiros formativos, tendo como ponto de investigação as questões que fazem parte do dia a dia para o contínuo desenvolvimento dos docentes. |
dc.description.abstract | This research aims to characterize the learning and professional development processes of teachers of technical courses for young people and adults at an institution that has been operating for over 70 years in the professional education segment. For the development of the research, we counted on the participation of three teachers, who, through a questionnaire, recorded notes about their academic and professional school trajectories; how they learned and what they still consider necessary to learn in order to offer teaching situations that lead to improved student learning; the knowledge base necessary to be a teacher of technical courses and finally to point out elements for the process of continuing education to work in professional qualification courses; Theoretical, descriptive and exploratory research was used to develop the reflections on the theme. Institutional documents were consulted to understand what perceptions the school has about its community, in addition to understanding how the school promotes the continuing education of its professionals. In order to assess the information, we also use the contributions of authors such as: Darling-Hammond, Cochram-Smith and Lytle, Marcelo Garcia, Mizukami, Nono, Shulman and Vaillant. The information given by the teachers to the questions proposed in this work, brought information about training needs that favor exchange between peers, the need to deepen knowledge in technological tools and their applications aligned to pedagogical content, non-violent communication strategies and technical knowledge, as it will facilitate alignment of strategies for pedagogical practice, therefore , constitutes important subsidies for possible actions in the school in order to contribute to the strengthening of bonds and the construction of training scripts, having as a research point the issues that are part of the daily routine for the continuous development of teachers. |
dc.description.sponsorship | Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial |
dc.format | application/pdf |
dc.language | por |
dc.publisher | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.rights | Acesso Aberto |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
dc.subject | desenvolvimento profissional docente |
dc.subject | formação continuada de professores |
dc.subject | comunidades de aprendizagem |
dc.subject | educação profissionalizante |
dc.title | Desenvolvimento profissional de professores de cursos profissionalizantes para jovens e adultos |
dc.type | Dissertação |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0118684919376975 |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2121396261196481 |
dc.keywords | teacher professional development |
dc.keywords | continuing teacher education |
dc.keywords | learning communities |
dc.keywords | professional education |
local.contributor.board1 | Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
local.contributor.board1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2272192785424412 |
local.contributor.board2 | Aparicio, Ana Silvia Moço |
local.contributor.board2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8495340055635407 |
local.publisher.country | Brasil |
local.publisher.department | Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) |
local.publisher.initials | UPM |
local.publisher.program | Educação, Arte e História da Cultura |