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dc.creatorCaetano, Sheila Cristina Silva Aragão
dc.date.accessioned2020-10-06T16:13:09Z
dc.date.accessioned2020-12-07T15:07:46Z
dc.date.available2020-12-07T15:07:46Z
dc.date.issued2020-02-21
dc.identifier.citationCAETANO, Sheila Cristina Silva Aragão. Um diálogo entre as constru[(a)ções] da percepção negativa do negro na sociedade brasileira e a exposição “Histórias Afro-Atlânticas” como plataforma de con[ver]s[ações] de mudança dessa percepção. 2020. 177 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26522
dc.description.abstractrazilian society has made black follow a path of negative perception due to historical and cultural processes that, in general, hinder their acceptance and recognition; while enerating visibility to be identified as a target and to be marginalized, for as much as generating a kind of social, cultural and economic invisibility. This dissertation aims to show the actions that built the social imagination of black people in Brazilian society and also to dialogue with the art actions in museums in order to enjoy them for the softening of racism, since it is structural and, therefore, permeates several layers, and so it is not simple to solve. For this, the exhibition “Afro- Atlantic Stories” (“Histórias Afro-Atlânticas”) was used as a research tool. The theoretical framework for problematizing black people in Brazil passed it through Florestan Fernandes, Alberto Guerreiro Ramos, Silvio de Almeida and Adilson Moreira. To understand and for a better understanding of how art can be a transforming way of the perception constructed of black in Brazilian society, the purposes of art were investigated from the methodological theoretical perspective of Ernst Cassier and Tamuu Mäki. As well as the Oral History method for obtaining practical results from this theory.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectexposição “Histórias Afro-Atlânticas”por
dc.subjectracismopor
dc.subjectnegropor
dc.subjectartepor
dc.subjectsociedade brasileirapor
dc.titleUm diálogo entre as constru[(a)ções] da percepção negativa do negro na sociedade brasileira e a exposição “Histórias Afro-Atlânticas” como plataforma de con[ver]s[ações] de mudança dessa percepçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpor
dc.description.resumoA sociedade brasileira tem feito o negro trilhar um caminho de percepção negativa devido a processos históricos e culturais que, de forma geral, atravancam a aceitação e o reconhecimento dele; gerando ao mesmo tempo visibilidade para ser identificado como alvo e ser marginalizado, enquanto gera assim uma espécie de invisibilidade social, cultural e econômica. Esta dissertação visa mostrar as ações que construíram o imaginário social do negro na sociedade brasileira e também dialogar com as ações de arte em museus a fim de desfrutar delas para a amenização do racismo, uma vez que este é estrutural e, portanto, permeia diversas camadas e, por isso, não é algo simples de ser resolvido. Para isso, utilizou-se a exposição “Histórias Afro-Atlânticas” como instrumento de pesquisa. O referencial teórico para problematizar o negro no Brasil passou por Florestan Fernandes, Alberto Guerreiro Ramos, Silvio de Almeida e Adilson Moreira. Para entender e para uma maior compreensão sobre como a arte pode ser um caminho transformador da percepção construída do negro na sociedade brasileira, investigou-se os propósitos da arte a partir da perspectiva teóricometodológica de Ernst Cassier e Tamuu Mäki, bem como o método da História Oral para obtenção de resultados práticos dessa teoria.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7598786817782412por
dc.contributor.advisor1Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8177502122038987por
dc.contributor.referee1Souza Neto, João Clemente de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3200985522734291por
dc.contributor.referee2Pederiva, Ana Barbara Aparecida
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8724899909269743por
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4381/6/SHEILA%20CRISTINA%20SILVA%20ARAG%C3%83O%20CAETANO.pdf
dc.keywords“Afro-Atlantic Stories” (“Histórias Afro-Atlânticas”)eng
dc.keywordsracismeng
dc.keywordsblack peopleeng
dc.keywordsarteng
dc.keywordsbrazilian societyeng


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