Elaboração e busca de evidências de um Protocolo de Avaliação da Cognição Numérica (CogNum) para crianças pré-escolares
Date
2020-02-18Author
Chechetto, Cristiane Hemi Yokota
Advisor
Osório, Ana Alexandra Caldas
Referee
Seabra, Alessandra Gotuzo
Referee
Mecca, Tatiana Pontrelli
Metadata
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Cognição Numérica se refere ao desenvolvimento das habilidades numéricas, desde o senso numérico até a aprendizagem da matemática formal, que inclui o cálculo e o processamento numérico. O desenvolvimento das habilidades de cognição numérica na pré-escola é precursor das habilidades aritméticas nos anos seguintes. Desta forma, a avaliação destas habilidades em crianças pré-escolares possibilita a identificação precoce de possíveis dificuldades na aprendizagem formal da matemática nos anos posteriores. Apesar da relevância do tema, ainda não há instrumentos para avaliar cognição numérica de crianças brasileiras nesta faixa etária. O objetivo desse trabalho foi desenvolver e buscar evidências de validade de um instrumento de avaliação da cognição numérica (CogNum) em crianças em idade pré-escolar. O CogNum é composto por 56 tarefas que busca avaliar as habilidades matemáticas de crianças de 3 a 5 anos da Educação Infantil. Participaram do estudo 170 crianças, matriculadas em escolas particulares e públicas na cidade de São Paulo, com idade entre 3 anos a 5 anos. A aplicação do instrumento foi realizada individualmente, com duração média de 15 minutos. O CogNum apresentou homogeneidade dos itens em relação às habilidades avaliadas pelo instrumento, boa consistência interna e fidedignidade para os três grupos de idade das crianças, podendo observar índices apropriados da precisão do instrumento para a faixa etária. Resultados do score total indicaram diferença significativa entre os 3 grupos de crianças em função da idade, sexo e tipo de escola, sendo que as de 3 anos acertaram menos do que aquelas com 4 e 5 anos, e as de 4 anos acertaram menos do que as de 5, indicando que o desenvolvimento das habilidades numéricas nas crianças segue um processo evolutivo. Conclui-se, portanto, que o instrumento apresenta resultados que indicam boa fidedignidade e evidências de validade, constituindo-se como uma ferramenta de avaliação do desenvolvimento das habilidades matemáticas em crianças na faixa etária proposta neste estudo. Numerical Cognition refers to numerical skills development, from numerical sense to formal mathematics learning, which includes numerical calculation and processing. The development of numerical cognition skills in preschool is a precursor to arithmetic skills in subsequent years. Thus, the assessment of these skills in preschool children enables the early identification of possible difficulties in formal mathematics learning in later years. Despite the relevance of the theme, there are still few instruments to evaluate numerical cognition of Brazilian children. The aim of this study was to develop and search for evidence of the validity of a numerical cognition (CogNum) assessment tool in preschool children. The CogNum is composed of 56 tasks that aims to evaluate the mathematical skills of children from 3 to 5 years old. The study included 170 children, enrolled in private and public schools in the city of São Paulo, aged between 3 years and 5 years. The application of the instrument was performed individually, with an average duration of 15 minutes. The CogNum presented homogeneity of the items in relation to the skills evaluated by the instrument, good internal consistency and trustworthiness for the three age groups of the children and could observe appropriate indexes of the accuracy of the instrument for the age group. Total score results indicated a significant difference between the 3 groups of children according to age, sex and type of school, with 3-year-olds getting less than 4-year-olds and 4-year-olds getting less than 5-year-olds, indicating that the development of numerical skills in children follows an evolutionary process. It is concluded, therefore, that the instrument presents results that indicate good trustworthiness and evidence of validity, constituting itself as an evaluation tool the development of mathematical skills in children in the age range proposed in this study.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Citation
CHECHETTO, Cristiane Hemi Yokota. Elaboração e busca de evidências de um Protocolo de Avaliação da Cognição Numérica (CogNum) para crianças pré-escolares. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.