Show simple item record

dc.contributor.advisorRocha, Marina Monzani da
dc.contributor.authorBrasil, Tércia Marília Martins
dc.date.accessioned2020-10-06T15:29:00Z
dc.date.accessioned2020-12-07T15:07:04Z
dc.date.available2020-12-07T15:07:04Z
dc.date.issued2020-01-22
dc.identifier.citationBRASIL, Tércia Marília Martins. Relações entre comportamento, atenção e funções executivas em pré-escolares no norte do Brasil. 2020. 87 f. Dissertação (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26491
dc.description.abstractA avaliação cognitiva e de problemas de comportamento na pré-escola ainda não ocorre na maioria dos estados brasileiros, apesar da importância da detecção de problemas relacionados à saúde mental nesta faixa etária. Os problemas de comportamento podem ser dos tipos internalizantes ou externalizantes, e podem estar relacionados a fatores cognitivos, como a atenção e funções executivas. Estudos apontam relações entre a ocorrência de problemas de comportamento e cognição especialmente em quadros de transtornos do neurodesenvolvimento. Assim, o presente estudo buscou verificar a relação entre problemas comportamentais, atenção e funções executivas em crianças em idade pré-escolar, além de analisar as diferenças nessas variáveis em função do sexo, ano escolar, tipo de escola e condição socioeconômica. Foi realizado um estudo transversal, exploratório, descritivo, de caráter quantitativo, com uma amostra de 52 alunos de 4, 5 e 6 anos, regularmente matriculados na Pré Escola I e II, de duas escolas do estado de Rondônia, uma pública e uma particular, além de seus pais e professores. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: a) Inventário de Comportamentos para Crianças entre 1,5 e 5 anos (CBCL/1,5-5); b) Inventário de Comportamentos para Crianças entre 1,5 e 5 anos – Relatório para Professores (C-TRF); c) Teste de Trilhas para Pré-Escolares (TTP) ; d) Teste de Atenção por Cancelamento (TAC). A análise dos dados foi conduzida com o auxílio do software estatístico R Core Team. Foram realizadas análises descritivas dos resultados obtidos do teste, bem como testes inferenciais para verificar a diferenças nos resultados obtidos em função de características das crianças (Teste de Kruskal-Wallis) e para verificar a associação entre as variáveis (Coeficiente de Correlação de Spearman). Os principais resultados encontrados foram: 1) As pontuações obtidas pela amostra nos diferentes testes indicaram resultados dentro do esperado em comparação com a amostra normativa dos instrumentos; 2) Professoras não indicam diferenças nos comportamentos das crianças em função do ano escolar, tipo de escola ou nível socioeconômico da família, mas percebem mais problemas de atenção em meninos do que em meninas; 3) Pais de alunos que frequentam escola pública relatam mais problemas de comportamento do que os de escola particular; 4) Não houve diferença no desempenho das crianças nos testes TAC e TTP em função do sexo, ano escolar, tipo de escola ou nível socioeconômico; 5) O resultado das crianças no teste de atenção apresentou correlação negativa com a pontuação de problemas de comportamento indicada pelas professoras (escalas de atenção, problemas externalizantes e problemas totais do CTRF) e com os problemas de atenção indicados pelos pais no CBCL/1,5-5. O presente estudo é pioneiro no norte do Brasil, pela primeira vez buscou-se estudar as habilidades cognitivas e comportamentais de pré-escolares nesta região. Os resultados corroboram com achados de outras localidades do Brasil, abrindo possibilidades para novas pesquisas e avaliações na região
dc.description.abstractThe cognitive and behavioral assessment of preschool children does not yet occur in most Brazilian states, despite the importance of detecting problems related to mental health in this age group. Behavioral problems can be internalizing or externalizing, and can be related to cognitive factors, such as attention and executive functions. Studies point out relationships between the occurrence of behavioral problems and cognition, especially in neurodevelopmental disorders. Thus, the present study sought to verify the relationship between behavioral problems, attention, and executive functions in preschooler, in addition to analyzing the differences in these variables according to sex, school year, type of school and socioeconomic condition. A cross-sectional, exploratory, descriptive, quantitative study was carried out with a sample of 52 students aged 4, 5 and 6 years old, regularly enrolled in Pre-School I and II, from two schools in the state of Rondônia, one public and one private, besides their parents and teachers. The instruments used in data collection were: a) Child Behavior Checklist for ages 1.5 to 5 years (CBCL/1.5-5); b) Caregiver-Teacher Report Form (C-TRF); c) Trail Test for Preschoolers (TTP); d) Cancellation Attention Test (TAC). Data analysis was conducted using R Core Team statistical software. Descriptive analyzes of the results obtained from the test were carried out, as well as inferential tests to verify the differences in the results obtained according to the children's characteristics (Kruskal-Wallis test) and to verify the association between variables (Spearman's correlation coefficient). The main results found were: 1) The scores obtained by the sample were within the normal range in comparison to the normative sample of the instruments; 2) Teachers do not indicate differences in children's behaviors depending on the school year, type of school, or family's socioeconomic level, but report more attention problems in boys than in girls; 3) Parents of students attending public schools report more behavior problems than those from private schools; 4) There was no difference in the children's performance in the TAC and TTP according to sex, school year, type of school, or socioeconomic level; 5) Attention test results showed a negative correlation with the score of behavior problems indicated by the teachers (C-TRF - Attention Problems, Externalizing Problems, and Total Problems), and with the attention problems reported by the parents on the CBCL/1.5-5. This study is a pioneer in northern Brazil, for the first time it was sought to study the cognitive and behavioral skills of preschoolers in this region. Results corroborate with findings from other locations in Brazil, opening up possibilities for new research and evaluations in the region
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectavaliação cognitiva
dc.subjectcomportamento
dc.subjectatenção
dc.subjectfunção executiva
dc.subjectpré-escolar
dc.titleRelações entre comportamento, atenção e funções executivas em pré-escolares no norte do Brasil
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2041376252897943
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6765747992813196
dc.keywordscognitive assessment
dc.keywordsbehavior
dc.keywordsattention
dc.keywordsexecutive function
dc.keywordspreschool
local.contributor.board1Seabra, Alessandra Gotuzo
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703
local.contributor.board2Leon, Camila Barbosa Riccardi
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281095971236595
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimento


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto