Inovação tecnológica e eficiência econômica de produção agrícola : como as novas tecnologias utilizadas vêm impactando a eficiência econômica agrícola do milho nos municípios de Londrina e Campo Mourão no Paraná e da soja nos municípios de Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis e Sorriso no Mato Grosso

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2019-02-14
Autores
Paggiossi, Lucimari Andrade
Orientador
Moura Jr., Álvaro Alves de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Vartanian, Pedro Raffy
Gremaud, Amaury Patrick
Programa
Economia e Mercados
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo evidenciar que a inovação na agropecuária depende de um alicerce de conhecimento público e oportunidades tecnológicas que vêm capacitando os agentes produtivos a acumular conhecimento, tornando o Brasil um exemplo de excelência e de competitividade na produção agrícola. Para tanto, o trabalho fará uma revisão das principais teorias econômicas de inovação tecnológica, bem como apresentará um breve histórico da produção agrícola no Brasil, da história do milho no Paraná e da soja no Mato Grosso e suas relevâncias para a economia nacional. Para avaliar esse processo de inovação tecnológica no campo (à luz das teorias apresentadas), calcular-se-á a eficiência econômica agrícola do milho nos municípios de Londrina e Campo Mourão no Paraná e da soja nos municípios de Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis e Sorriso no Mato Grosso.
Descrição
Palavras-chave
tecnologia , inovação , eficiência economia , agronegócio
Citação
PAGGIOSSI, Lucimari Andrade. Inovação tecnológica e eficiência econômica de produção agrícola : como as novas tecnologias utilizadas vêm impactando a eficiência econômica agrícola do milho nos municípios de Londrina e Campo Mourão no Paraná e da soja nos municípios de Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis e Sorriso no Mato Grosso. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia e Mercados) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.