A percepção de satisfação dos profissionais de contabilidade com sistemas de informação através do modelo de sucesso de sistemas de informação proposto por DeLone e McLean (2003)
Date
2018-02-07Author
Ribeiro, Luis Alberto Pinto Gomide
Advisor
Geron, Cecilia Moraes Santostaso Geron
Referee
Formigoni, Henrique
Referee
Imoniana, Joshua Omone
Referee
Segura, Liliane Cristina
Referee
Grecco, Marta Cristina Pelucio
Metadata
Show full item recordAbstract
Objetivo do Trabalho: O objetivo geral da pesquisa foi identificar a satisfação dos
profissionais de Contabilidade em relação ao uso dos Sistemas de Informação na geração
das informações contábeis.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa é quantitativa e com abordagem descritiva,
utilizando o Modelo de Sucesso de Sistemas de Informações (ISSM - Information Systems
Success Model) de Delone e McLean (2003). Os sujeitos da pesquisa foram profissionais
da área financeira e controladoria na categoria de usuários. O instrumento de pesquisa
contou com trinta assertivas do tipo escala de Likert de sete opções (de discordo
totalmente até concordo totalmente) adaptado de Sanchez, Cruz e Agapito (2012). A
coleta de dados contou com 454 respostas. O tratamento estatístico dos dados contou com
a técnica de equações estruturais.
Resultados: O modelo se apresentou adequado para entender a realidade da satisfação dos
profissionais de Contabilidade no uso de Sistemas de Informação. Os construtos Qualidade
da Informação, Qualidade do Sistema e Qualidade do Serviço afetam positivamente a
satisfação e o uso dos Sistemas de informação. A percepção dos benefícios é impactada
pelo uso e pela satisfação. Verificou-se que os Sistemas de Informação têm espaço de
melhoria principalmente ao evitar o retrabalho causado no uso de mais de um sistema no
cotidiano dos profissionais.
Implicações práticas: A pesquisa fornece uma ferramenta de avaliação dos Sistemas de
Informações a toda a comunidade em especial a acadêmica, com um instrumento validado
entre os profissionais da área financeira e controladoria. Empresas de software podem
utilizar essa ferramenta na avaliação de seus produtos.
Originalidade e contribuições: O estudo é pioneiro no uso do modelo ISSM na
percepção da satisfação do profissional de Contabilidade no uso de Sistemas de
Informação para provimento da informação contábil. O estudo contribui para avaliação
de sistemas junto aos profissionais da área financeira e controladoria. Essa apreciação é
de fundamental importância, pois o desempenho profissional do usuário de sistemas na
área contábil fica seriamente comprometido sem a sua principal ferramenta de trabalho,
um Sistema de Informação. Objective: The general objective of the research was to identify the perception of
satisfaction of Accounting professionals in relation to the use of Information Systems
in the generation of accounting information.
Design / methodology / approach: The research is quantitative and descriptive, using
the Information Systems Success Model (ISSM) by Delone and McLean (2003). The
subjects of the survey were Accounting professionals as information system’s users.
The research instrument included thirty Likert-type assertions of seven options (from
totally disagreeing to fully agreeing) adapted from Sanchez, Cruz and Agapito (2012).
Data collection included 454 responses. The statistical treatment of the data counted
on the technique of structural equations.
Results: The model was adequate to understand the reality of the satisfaction
perception of Accounting professionals in the use of Information Systems. The
constructs Quality of Information, Quality of the System and Quality of Service
positively affect the satisfaction and the use of Information Systems. Perception of
benefits is impacted by use and satisfaction.
Practical Implications: The model was adequate to understand the reality of the
satisfaction of Accounting professionals in the use of Information Systems. The
constructs Information Quality, System Quality and Service Quality positively affect
the satisfaction and the use of Information Systems. Perception of benefits is impacted
by use and satisfaction. It was verified that the Information Systems have space of
improvement mainly when avoiding the rework caused in the use of more of one system
in the daily job of professionals.
Originality and contributions: The study is a pioneer in the use of the ISSM model
in the perception of satisfaction of Accounting professional in the use of Information
Systems, in order to provide accounting information. The study contributes to the
evaluation of systems with professionals in the financial and controlling area. This
appreciation is important, because the professional performance of systems users in the
accounting area is seriously compromised without their main work tool, an Information
System.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Citation
RIBEIRO, Luis Alberto Pinto Gomide. A percepção de satisfação dos profissionais de contabilidade com sistemas de informação através do modelo de sucesso de sistemas de informação proposto por DeLone e McLean (2003). 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.