Urbanidade: proposição de uma estratégia de avaliação de instrumentos urbanísticos na cidade de São Paulo
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-08-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Chakur, Pablo Basílio de Sá Leite
Orientador
Souza, Carlos Leite de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
Apparecido Junior, José Antônio
Apparecido Junior, José Antônio
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
No contexto de indagações sobre o futuro urbanístico para a cidade de São Paulo, esta dissertação propõe uma ferramenta para avaliar em que medida os instrumentos urbanísticos estabelecidos no Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo de 2014, peça principal do Marco Regulatório, contribuem para o fomento de urbanidade. Dois aportes constituem a base da proposição: a literatura sobre o conceito de urbanidade e um conjunto de instrumentos urbanísticos autoaplicáveis, que são parte do plano e foram criados com o propósito de regular a organização e a expansão urbanas. Para viabilizar a proposição da ferramenta, o estudo correlaciona conceito e instrumentos. Para isso, reelabora o conceito de urbanidade em termos de parâmetros de urbanidade e a eles associa um conjunto específico de instrumentos urbanísticos que se organizam em grupos funcionais. Essa correlação, acrescida de um campo para a avaliação, é disposta em forma de tabela e constitui a ferramenta de avaliação denominada Matriz de Avaliação de Instrumentos Urbanísticos. O teste da ferramenta é feito sobre um ensaio urbano através do qual é feita a espacialização dos instrumentos com seus respectivos valores em um território pré-definido da cidade de São Paulo. Esse exercício exploratório permite avaliar não só a funcionalidade da ferramenta quanto o potencial gerador de urbanidade dos instrumentos urbanísticos. Por fim, as considerações finais, antes de apontar desdobramentos futuros do estudo realizado, pontuam as suas principais contribuições: trazer reflexões sobre o conceito de urbanidade, sobre sua operacionalização e sobre a sua aplicação na elaboração de instrumentos urbanísticos regulatórios que visam fomentar urbanidade e propor uma ferramenta de avaliação desses instrumentos.
Descrição
Palavras-chave
urbanidade , parâmetros de urbanidade , marco regulatório , plano diretor estratégico (PDE) , insrumentos urbanísticos autoaplicáveis , matriz de avaliação
Assuntos Scopus
Citação
CHAKUR, Pablo Basílio de Sá Leite. urbanidade: proposição de uma estratégia de avaliação de instrumentos urbanísticos na cidade de São Paulo. 2018. 193 f. Dissertação (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .