O uso das cores na arquitetura e na cidade: caso especial do bairro paulistano de Vila Madalena
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-11-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lima, Lays Sanches
Orientador
Bruna, Gilda Collet
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Minami, Issao
Pronin, Maria
Pronin, Maria
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Este é um trabalho de investigação do uso das cores na arquitetura e na cidade e tem como recorte espacial o bairro paulistano de Vila Madalena devido à riqueza cromática da região. É notória a ênfase dada à leitura do espaço urbano, um complexo de linguagens que constitui a imagem pela sua poética por meio da subjetividade da arte individualmente apreendida e interpretada a partir de estímulos sensoriais adquiridos no meio. A cor como suporte da imagem formada e da expressão da arte e da arquitetura torna-se o foco deste estudo, sempre associada ao seu elemento revelador: a luz. Essa relação de interdependência entre cor e luz torna imprescindível um estudo conjunto desses fatores. Essa energia chamada, luz ao distribuir-se em suas radiações tonais, ganha significados diversos provenientes de alguma bagagem histórica, cultural, de tradições ou mesmo religiosa. A abordagem de cor aplicada enfatiza que o resultado cromático de uma paisagem provém mais do que da razão ou dos atributos físicos da cor, é também produto de variáveis como a natureza da luz, o sistema visual e o emocional de cada um. A investigação do sítio visa estabelecer uma relação entre a tipologia da imagem e a cor aplicada. Uma reflexão sobre percepção do ambiente e as interpretações decorrentes deste processo, sejam estas do real ou do mental que se apresenta pela memória instiga ao estudo desse fenômeno que faz com que cada lugar incorpore e identifique, através dos tempos, novos pensamentos. Pensamentos estes que surgem como respostas ao processo de recriação da imagem captada. Trechos significativos do bairro foram atentamente percorridos em busca de um registro fotográfico que revelasse um pouco dessa experiência cromática e artística que é a Vila Madalena. E, finalmente, a quantificação e qualificação dos matizes levantados possibilitou a elaboração de paletas-sínteses cromáticas cientificamente embasadas no Sistema Munsell de anotação de cores.
Descrição
Palavras-chave
arquitetura urbana , policromia arquitetônica , Vila Madalena , urban architecture , architectural polychromy , Vila Madalena
Assuntos Scopus
Citação
LIMA, Lays Sanches. O uso das cores na arquitetura e na cidade: caso especial do bairro paulistano de Vila Madalena. 2007. 219 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.