Não-lugar : um olhar sobre as metrópoles contemporâneas

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-01-28
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ribeiro, Ulisses Alves Maciel
Orientador
Mota, Carlos Guilherme Santos Serôa da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Guerra Neto, Abílio da Silva
Flynn, Maria Helena de Moraes Barros
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A sociedade contemporânea pode ser caracterizada, dentre outros aspectos, pela transmutação, pela velocidade e pelo excesso, descontruindo-se e reconstruindo-se a todo instante. É, também, nesse cenário que muitos conceitos ou noções conceituais, das mais diversas áreas, são postos em xeque. Na arquitetura mas não apenas nela têm sido recorrentes as tentativas de teorização a respeito dos atributos próprios dos lugares, assim como suas potenciais implicações sobre as relações humanas. Segundo o antropólogo francês Marc Augé, os lugares podem se definir como identitários, relacionais e históricos: sendo algum desses atributos enfraquecido, configuram-se os não-lugares. Buscando abarcar a natureza de tal fenômeno e compreender como a polivalência do mundo contemporâneo colabora na produção e reprodução dos não-lugares, lança-se mão, aqui, de uma abordagem inter, trans e multidisciplinar: geografia, antropologia, história, psicologia, arquitetura e cinema somam-se com o intuito de criar um panorama investigativo-científico academicamente legítimo. Para isso, ao invés de se optar por uma mera análise projetual que seria mais previsível , assume-se, em ressonância com a pluralidade da própria metrópole contemporânea, um enfoque poliédrico e de cunho mais ensaístico.
Descrição
Palavras-chave
sociedade contemporânea , arquitetura , Marc Augé , contemporary society , architecture , Marc Augé
Assuntos Scopus
Citação
RIBEIRO, Ulisses Alves Maciel. Não-lugar : um olhar sobre as metrópoles contemporâneas. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.