Quadro da arquitetura esportiva de São Paulo: 1950-1970

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2014-07-29
Autores
Forcellini, Camila Dias dos Santos
Orientador
Zein, Ruth Verde
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Bastos, Maria Alice Junqueira
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
O enfoque do presente trabalho é estudar e divulgar, como contribuição ao conhecimento, os edifícios voltados para a arquitetura esportiva projetados e construídos entre os anos de 1950 e 1970 no Estado de São Paulo, identificando e apresentando algumas características arquitetônicas e construtivas dessas obras por meio de alguns estudos de caso, selecionados através de um levantamento das obras construídas, encontradas principalmente em periódicos da época escolhida para este estudo. A partir de tal levantamento, foram definidos critérios para escolher alguns projetos exemplares, os quais passaram por uma análise mais minuciosa, focada em suas características arquitetônicas, como o partido adotado, o sistema estrutural escolhido, materiais utilizados, relação com o entorno imediato, circulação e acesso. Num segundo momento, tais obras foram relacionadas e comparadas a outras de mesma tipologia e período, com o intuito de verificar a existência, ou não, de aproximações arquitetônicas e construtivas, que poderiam fazer parte da concepção de tais edifícios. O objetivo dessa dissertação é caracterizar, por meio de um quadro cronológico, essa tipologia de projeto dentro dos estudos sobre a arquitetura moderna paulista, abrindo a possibilidade de diálogo e discussão acerca deste tema, tanto no campo acadêmico quanto no campo da prática projetual.
Descrição
Palavras-chave
arquitetura esportiva , projeto arquitetônico , estudo de caso , ginásio , estádio , clube , sport s architecture , design , case studies , gymnasium , stadium , club
Citação
FORCELLINI, Camila Dias dos Santos. Quadro da arquitetura esportiva de São Paulo: 1950-1970. 2014. 265 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.