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dc.creatorBaiardi, Yara Cristina Labronicipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:21:59Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:16:13Z
dc.date.available2013-09-30pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:16:13Z
dc.date.issued2013-01-29pt_BR
dc.identifier.citationBAIARDI, Yara Cristina Labronici. O papel da microacessibilidade na mobilidade urbana: o caso da estação de trem Santo Amaro na cidade de São Paulo. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25932
dc.description.abstractUnderstanding urban mobility in large cities requires an analysis that goes beyond the vision of traffic engineering and vehicle traffic on the streets. And, facing the rise of the challenges of mobility, the issue has been widely debated in society. In this sense, from the case study of Santo Amaro Train station of Line 9 (located alongside the Pinheiros River) of Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, we seek understand the microaccessibility of this station combined with the different modes of transport. We start from the hypothesis that despite the recent modernization of the railway equipment, as well as the tariff integration between bus, subway and train, the microaccessibility at train stations is still ineffective, regardless of the mode by which the users access the station, thereby reducing the potential for attraction of the stations (representing a node on the metropolitan network), as well as the inefficiency of legibility in intermodality in public space. The methodological approach proposed in the study is exploratory, with qualitative approaches, based on a case study. So, was made a field survey whose results were summarized in a analitycal matrix for further indication of possible improvements about the different roles that the citizen plays during his around the city - sometimes pedestrian, sometimes cyclist, sometimes user of system public, sometimes even driver. This study aims to contribute to the discussion of improving microaccessibility around the public reference facilities in urban mobility, so that may come to occur effective linkage between transportation systems and urban territory, thereby expanding the quality of law comings and goings of citizens.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmobilidade urbanapor
dc.subjectmicroacessibilidade urbanapor
dc.subjectintermodalidadepor
dc.subjectespaço públicopor
dc.subjectestação de trem Santo Amaropor
dc.subjecturban mobilityeng
dc.subjecturban microaccessibilityeng
dc.subjectintermodalityeng
dc.subjectpublic spaceeng
dc.subjectSanto Amaro traineng
dc.titleO papel da microacessibilidade na mobilidade urbana: o caso da estação de trem Santo Amaro na cidade de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.description.resumoEntender a mobilidade urbana sustentável em grandes cidades requer uma análise que vá além da visão da engenharia de tráfego e da circulação de veículos nas vias. E, frente ao aumento dos desafios da mobilidade, o tema vem sendo amplamente debatido na sociedade. Nesse sentido, a partir do estudo de caso da Estação de trem Santo Amaro da Linha 9 (localizada paralelamente ao Rio Pinheiros) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM, procura-se compreender a microacessibilidade dessa estação articulada com os diferentes modos de transporte. Parte-se da premissa de que apesar da modernização recente dos equipamentos das linhas de trem, assim como da integração tarifária entre ônibus, metrô e trem, a microacessibilidade às estações de trem é ainda ineficaz, independentemente do modo pelo qual o usuário acessa a estação; reduzindo, portanto, o potencial de atração das estações (que representam um nó diante da rede metropolitana) e da legibilidade na intermodalidade no espaço público. O percurso metodológico proposto no trabalho tem caráter exploratório, com abordagens qualitativas, baseadas em estudo de caso. Assim, foi realizado um levantamento de campo cujos resultados foram sintetizados numa matriz analítica para posterior indicação de possíveis melhorias quanto aos diferentes papéis que o cidadão desempenha durante o seu locomover pela cidade ora pedestre, ora ciclista, ora usuário do sistema público, ora ainda motorista. Este estudo busca então contribuir para a discussão da melhoria da microacessibilidade do entorno de equipamentos públicos de referência na mobilidade urbana, a fim de que possa vir a ocorrer a articulação eficaz entre os sistemas de transporte e o território urbano, ampliando assim a qualidade do direito de ir e vir dos cidadãos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208963275958029por
dc.contributor.advisor1Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benattipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3698530751056051por
dc.contributor.referee1Castro, Luiz Guilherme Rivera dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3552510477284234por
dc.contributor.referee2Nigriello, Andreínapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9848267038502653por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2559/Yara%20Cristina%20Labronici%20Baiardi.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/316/1/Yara%20Cristina%20Labronici%20Baiardi.pdf


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