A questão ambiental na Barra da Tijuca-RJ: do Plano Piloto de Lúcio Costa (1969) às transformações recentes da cidade contemporânea

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2012-05-25
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Menezes, Gleison Renato de Sousa
Orientador
Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Castro, Luiz Guilherme Rivera de
Carvalho, Thereza Christina Couto
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A pesquisa aborda a relação entre o modelo de ocupação urbana implementado na Barra da Tijuca, o mercado imobiliário e o meio ambiente. Busca-se discutir a produção do espaço urbano e a apropriação ambiental na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, ressaltando suas contradições, que tanto incorpora a natureza como parte do produto imobiliário quanto como áreas de preservação voltadas ao interesse público. Inicialmente, procura-se compreender o momento em que o Plano Piloto foi concebido e as principais ideias formuladas para orientar o desenvolvimento urbano da região incorporando o meio ambiente e a beleza natural existentes. Em seguida, discutem-se os principais desdobramentos advindos da implantação do Plano, em interface com as legislações urbanas e ambientais no município do Rio de Janeiro, buscando mapear as áreas públicas preservadas e as que de certa forma são incorporadas pelo capital imobiliário. Por fim verifica-se, por meio da análise de estudo de caso, o Bairro Condomínio Península, a relação entre o modelo idealizado, a legislação vigente e a atuação recente do mercado imobiliário que incorpora as áreas preservadas para interesses próprios e recupera áreas com atributos ambientais, visando lançar no mercado um produto diferenciado.
Descrição
Palavras-chave
meio abiente , mrcado imbiliário , Barra da Tijuca-RJ , Condomínio Península , medio ambiente , mercado inmobiliario , Barra da Tijuca-RJ , Península Condominio
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Citação
MENEZES, Gleison Renato de Sousa. A questão ambiental na Barra da Tijuca-RJ: do Plano Piloto de Lúcio Costa (1969) às transformações recentes da cidade contemporânea. 2012. 199 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.