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dc.creatorEigenheer, Daniela Mariapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:21:36Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:16:09Z
dc.date.available2012-01-31pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:16:09Z
dc.date.issued2011-08-15pt_BR
dc.identifier.citationEIGENHEER, Daniela Maria. Tecnologia, mobilidade e dispersão metropolitana : Sistema Anhanguera / Bandeirantes. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25902
dc.description.abstractThe changes of population displacement and distribution and their activities over the territory due to productive changes and technological advances with emphasis on the transportation and communication sectors, changes the mobility and the dynamic of land use and occupation, restructuring and directing the cities evolution and expansion. Within this context, this research pointed out the transformations in the urban growth of São Paulo Vector northwest, formed by the Anhanguera/Bandeirantes System, the main connection axis between the two largest and richest metropolitan areas in the state, Sao Paulo and Campinas, on which it structure and consolidated the formation of a global macro region. By understanding the evolution of socio-spatial dynamics of the two regions (São Paulo and Campinas), connected by Anhanguera/ Bandeirantes System, aims to understand the logic of this territorial occupation of regional urban mobility, which is related to new production structures and that is impacted by the new contemporary metropolis territorial organization, with new limits. It aims to identify the changes that occur in this major road infrastructure, and them to help formulating urban and regional public policies, able to effectively integrate new areas of urban sprawl to its metropolitan context, ensuring a balanced developmenteng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinfraestrurura de transportepor
dc.subjectdispersão urbanapor
dc.subjectmobilidadepor
dc.subjectmacrometrópolepor
dc.subjecttransportationeng
dc.subjectinfrastructureeng
dc.subjecturban sprawleng
dc.subjecturban mobilityeng
dc.subjectmacrometropoliseng
dc.titleTecnologia, mobilidade e dispersão metropolitana : Sistema Anhanguera / Bandeirantespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.description.resumoAs transformações nos deslocamentos e na distribuição da população e de suas atividades sobre o território, em função de mudanças produtivas e avanços tecnológicos com ênfase nos setores de transporte e comunicação, alteram as dinâmicas de mobilidade e de uso e ocupação do solo, reestruturando e direcionando a evolução e expansão das cidades. Dentro desse contexto, essa pesquisa aponta as transformações no tecido urbano no vetor de crescimento Noroeste da cidade de São Paulo, constituído pelo sistema Anhanguera/ Bandeirantes, principal eixo de conexão entre as duas maiores e mais ricas regiões metropolitanas do estado - São Paulo e Campinas -, e sobre o qual se estrutura e se consolida a formação de uma macrorregião global. Através da compreensão da evolução das dinâmicas socioespaciais das duas regiões (São Paulo e Campinas), conectadas pelo Sistema Anhanguera/Bandeirantes, pretende-se entender a lógica de ocupação territorial desse eixo de mobilidade urbana regional, que se relaciona com novas estruturas produtivas, e que é impactado pela nova organização territorial da metrópole contemporânea, com novos contornos. Objetiva-se identificar as transformações que ocorrem nessa importante infraestrutura rodoviária, e assim contribuir para se formular políticas públicas metropolitanas e regionais com nova abrangência, capazes de integrar efetivamente novas áreas de dispersão urbana ao seu contexto metropolitano, garantindo seu desenvolvimento de forma equilibradapor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659627111529818por
dc.contributor.advisor1Somekh, Nadiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5961049811271305por
dc.contributor.referee1Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benattipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3698530751056051por
dc.contributor.referee2Schiffer, Sueli Terezinha Ramospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6171778879922523por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2556/Daniela%20Maria%20Eigenheer.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/283/1/Daniela%20Maria%20Eigenheer.pdf


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