Projeto de arquitetura de interiores de lojas voltadas para o segmento luxo: um estudo de caso da rua Oscar Freire

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2007-03-07
Autores
Silva, Michelle Tavares da
Orientador
Szabo, Ladislao Pedro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bruna, Gilda Collet
Monetti, Eliane
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Sabe-se que a economia brasileira está passando por grandes turbulências, e a prática do varejo torna-se cada vez mais acirrada. Como está cada vez mais difícil encontrar oportunidades de diferenciação a partir dos produtos, dos preços, das promoções e da localização, os varejistas estão buscando transformar a própria loja num diferencial competitivo, tornando-a atraente e estimulante. Comprovadamente, através de estudos mercadológicos, a atmosfera de uma loja, quando em sintonia com o desejo do consumidor, faz com que este permaneça ali por mais tempo, estimulando-o a comprar. A apresentação física da loja, externa e internamente, deve refletir elementos culturais e sociais, sendo fundamental a busca de uma identidade. Tal planejamento requer um bom projeto de arquitetura e uma forte ação de merchandising, ou seja, técnicas de apresentação da mercadoria. Antigamente reservados aos círculos da burguesia rica, os produtos de luxo progressivamente desceram a rua. No momento em que os grandes grupos apelam para o espírito do marketing, é imperativo abrir o luxo ao maior número de pessoas possível e torná-lo acessível através do aumento dos pontos de vendas, por isso torna-se importante compreender como se compõem estes espaços. Pretende-se, através desta pesquisa, identificar aspectos importantes a serem observados durante o planejamento e projeto de interiores comerciais, a fim de auxiliar no desenvolvimento de melhores projetos arquitetônicos de lojas. Neste sentido, este trabalho vem contribuir com os estudos nesta área.
Descrição
Palavras-chave
arquitetura de interiores comerciais , marketing de varejo , comportamento do consumidor , commercial architecture of interior , retail trade marketing , consumer behavior
Citação
SILVA, Michelle Tavares da. Projeto de arquitetura de interiores de lojas voltadas para o segmento luxo: um estudo de caso da rua Oscar Freire. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.