Projeto de arquitetura de interiores de lojas voltadas para o segmento luxo: um estudo de caso da rua Oscar Freire
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-03-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Michelle Tavares da
Orientador
Szabo, Ladislao Pedro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bruna, Gilda Collet
Monetti, Eliane
Monetti, Eliane
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Sabe-se que a economia brasileira está passando por grandes turbulências, e a prática do varejo torna-se cada vez mais acirrada. Como está cada vez mais difícil encontrar oportunidades de diferenciação a partir dos produtos, dos preços, das promoções e da localização, os varejistas estão buscando transformar a própria loja num diferencial competitivo, tornando-a atraente e estimulante. Comprovadamente, através de estudos mercadológicos, a atmosfera de uma loja, quando em sintonia com o desejo do consumidor, faz com que este permaneça ali por mais tempo, estimulando-o a comprar. A apresentação física da loja, externa e internamente, deve refletir elementos culturais e sociais, sendo fundamental a busca de uma identidade. Tal planejamento requer um bom projeto de arquitetura e uma forte ação de merchandising, ou seja, técnicas de apresentação da mercadoria. Antigamente reservados aos círculos da burguesia rica, os produtos de luxo progressivamente desceram a rua. No momento em que os grandes grupos apelam para o espírito do marketing, é imperativo abrir o luxo ao maior número de pessoas possível e torná-lo acessível através do aumento dos pontos de vendas, por isso torna-se importante compreender como se compõem estes espaços. Pretende-se, através desta pesquisa, identificar aspectos importantes a serem observados durante o planejamento e projeto de interiores comerciais, a fim de auxiliar no desenvolvimento de melhores projetos arquitetônicos de lojas. Neste sentido, este trabalho vem contribuir com os estudos nesta área.
Descrição
Palavras-chave
arquitetura de interiores comerciais , marketing de varejo , comportamento do consumidor , commercial architecture of interior , retail trade marketing , consumer behavior
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, Michelle Tavares da. Projeto de arquitetura de interiores de lojas voltadas para o segmento luxo: um estudo de caso da rua Oscar Freire. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.