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dc.creatorStinco, Claudia Virginiapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-15T22:00:21Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:15:28Z
dc.date.available2010-08-05pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:15:28Z
dc.date.issued2010-02-25pt_BR
dc.identifier.citationSTINCO, Claudia Virginia. Quatro interpretaçőes da casa moderna na América Latina. 2010. 343 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25845
dc.description.abstractThis study attempts to make an analysis of new architecture introduction in Latin America. In this sense, it assumed that the ideas and concepts of modern architecture were forged in the core countries and somehow came to Latin America. The work was carried out based on the study of the first modern houses defined in historiography as pioneers in Argentina, Uruguay, Brazil and Mexico. This study has focused in the relevance of the projects authors, their origin, their training, their designing references and their links with each country society and culture. Each case was considered in itself, as a manifestation of architecture, individually analyzed based on their drawings, their programs, their references and their constructive aspects. Moreover, there are studies considering their meanings throughout the work of each architect who participated in its design. This study approaches at the same time the visions that architectural critics posted about its features and its role in the introduction of modern architecture in each country. There is no pretension to make a comparative study, but a description and a confrontation that can be used to register the different ways in which houses have interpreted the potential transferring of ideas and modern vocabulary elements in the cases studied. It was found that the introduction of modern architecture in Latin America was not a simple and uniform transcription of formal principles or ideas outlined abroad. It occurred in different ways through several references, agents and proposals. Furthermore it was observed in many cases and aspects of the first works that this introduction was not a simple adjustment of ideas and formal proposals forged in Europe. In most cases presented a regional interpretation, a new proposition or a central role in comparison to international modern architectureeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectarquitetua modernapor
dc.subjectAmérica Latinapor
dc.subjecthistóriapor
dc.titleQuatro interpretaçőes da casa moderna na América Latinapor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.description.resumoO presente trabalho buscou realizar uma análise da introdução da nova arquitetura em países da América Latina. Nesse sentido, partiu do pressuposto de que as idéias e os conceitos da arquitetura moderna foram forjados nos países centrais e de que, por algum modo, foram transladados. O trabalho se realizou a partir do estudo das primeiras casas modernas, definidas pela historiografia como inaugurais, na Argentina, no Uruguai, no Brasil e no México. Neste estudo, foram considerados como relevantes os autores dos projetos, sua origem, sua formação, suas referências projetuais, seus vínculos com a sociedade e cultura de cada país. Cada exemplar foi considerado em si, enquanto manifestação de arquitetura, sendo individualmente analisados a partir de seus desenhos, seus programas, suas referências e seus aspectos construtivos. Além disto, foram realizados estudos que consideraram seus significados, no conjunto da obra de cada arquiteto que participou de seu projeto. Abordaram-se, ao mesmo tempo, as visões que a crítica arquitetônica registrou sobre suas características e seu papel na introdução da arquitetura moderna, em cada país. Não se almejou um estudo comparativo, mas uma descrição e uma confrontação que pudesse registrar os diferentes modos com que as casas interpretaram as possíveis translações do ideário e dos elementos do vocabulário moderno nos casos estudados. Verificou-se que a introdução da arquitetura moderna na América Latina não foi uma simples e uniforme transcrição de princípios formais ou de ideários delineados no exterior. Esta ocorreu de forma diversa, colocando em cena várias referências, agentes e propostas. Ademais, observou-se que, em muitos casos e aspectos das obras iniciais, estas introduções não foram meras adaptações de ideários e propostas formais forjadas na Europa, mas apresentaram, na maioria das vezes, uma interpretação regional, uma proposição inovadora ou um protagonismo, em relação ao panorama da arquitetura moderna internacionalpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960183529656815por
dc.contributor.advisor1Mota, Carlos Guilherme Santos Serôa dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5519730777860696por
dc.contributor.referee1Segawa, Hugo Massakipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1239363625676317por
dc.contributor.referee2Villac, Maria Isabelpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2140594056419912por
dc.contributor.referee3Camargo, Mônica Junqueira dept_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1018745906171947por
dc.contributor.referee4Medrano, Ricardo Hernánpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175855527225118por
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