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dc.creatorHovnanian, Marco Antonio Dreslerpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-15T21:46:49Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:15:27Z
dc.date.available2014-11-12pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:15:27Z
dc.date.issued2014-02-05pt_BR
dc.identifier.citationHOVNANIAN, Marco Antonio Dresler. Representações artísticas com os moradores de rua por meio da luz e do movimento. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25839
dc.description.abstractThe objective of this work is the construction of an artistic view on rythms and way of living of the homeless population. In academic point of view, the conception of valid performance from Cloke works as an important element of the textual argumentation here represented on the sense that the homeless stage actions as sleep, eat and share similarly as the population that has fixed residence. However, as the first group is seen as declassed and excluded, the second is as central and included, perceptions discussed on this thesis. This thesis discusses the connotation of stranger, generally assigned to the homeless population throw the sociological discussion bias, based mainly on Zygmunt Bauman and Michel Foucault thoughts about the stranger and the ways of lead and control of this population. The artistic view is at the systematic work of construction of light, time and of the photographic register in sequence using the stop motion technique. The nightly light of the exposures as light that not exist, or, in other words, is built from the fleeting and irregular of cars headlights that were going by. The light of each car headlight is different, the angle which it focus too. The camera setup needs constantly to be readjusted. In this process the time assumes a protagonist role. An important aspect as the way this thesis was conducted focus on the shared experiences conducted as essential manner of the research, both in the speculative role as in the moments it was employed systematically. The rapprochement and the entrance on the habitual of those persons are one of the results of this manner of living, the settlement of empathy, of dynamics compatibility of experiences sometimes based on language, sometimes without it, only by the gestural or the emotional observant presence and intellectually relaxed. The domain of the technique guided some intuitive steps, but conducted, at the end, the construction of this language.eng
dc.description.sponsorshipBanco Santander S.A.pt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmoradores de ruapor
dc.subjectfotografiapor
dc.subjectluzpor
dc.subjectrepresentações artísticaspor
dc.subjecthomelesseng
dc.subjectstop motioneng
dc.subjectstrangereng
dc.subjectphotographeng
dc.titleRepresentações artísticas com os moradores de rua por meio da luz e do movimentopor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é a construção de um olhar artístico sobre os ritmos e os modos de vida da população moradora de rua. Do ponto de vista acadêmico, o conceito de performance válida de Cloke funciona como importante elemento da argumentação textual aqui apresentada, no sentido de que os moradores de rua encenam ações como dormir, comer, compartilhar, de modo semelhante à população que tem residência fixa. Entretanto, enquanto o primeiro grupo é visto como marginal e excluído, o segundo o é como central e incluído, percepções discutidas neste trabalho. O trabalho aborda a conotação de estranho, comumente atribuída à população moradora de rua pelo viés da discussão sociológica, fundamentada principalmente no pensamento de Zygmunt Bauman e Michel Foucault ao abordar o estranho e os modos de governo e controle dessa população. O ponto de vista artístico situa-se no trabalho sistemático de construção da luz, do tempo e do movimento no registro fotográfico em sequência por meio da técnica de stop motion. A luz noturna dos registros fotográficos é uma luz que não existe, ou, em outras palavras, constrói-se a partir da iluminação fugidia e irregular dos faróis dos carros que passam. A luz de cada farol é diferente, o ângulo em que ela incide também. A regulagem da câmera precisa ser constantemente reajustada. Neste processo, o tempo assume um papel protagonista. Um aspecto importante do modo como esse trabalho foi conduzido centra-se na vivência compartilhada, conduzida como prática essencial da pesquisa, tanto no seu papel especulativo como nos momentos em que foi empregada mais sistematicamente. A aproximação e a entrada no cotidiano destas pessoas é um dos resultados dessa prática de vivência, do estabelecimento de empatia, de dinâmicas de compatibilidade na convivência às vezes por meio da linguagem, às vezes sem ela, apenas pelo gestual ou a presença emocionalmente atenta e intelectualmente relaxada. O domínio da técnica guiou certos passos intuitivos, mas conduziu, ao final, a construção desta linguagem.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0021441108589517por
dc.contributor.advisor1Alonso, Carlos Egídiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1085450873991000por
dc.contributor.referee1Lima, Ana Gabriela Godinhopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2010070403291740por
dc.contributor.referee2Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benattipt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3698530751056051por
dc.contributor.referee3Santos, Maria Cecilia Loschiavo dospt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9875100117374731por
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dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2568/1/Marco%20Antonio%20Dresler%20Hovnanian1.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2568/2/Marco%20Antonio%20Dresler%20Hovnanian2.pdf


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