Adelpha Repositório DigitalAdelpha
    • About
    • Our policy
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
    • Teses
    • Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
    • Teses
    • Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects
    This CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    Representações artísticas com os moradores de rua por meio da luz e do movimento

    Thumbnail
    View/Open
    Marco Hovnanian (49.85Mb)
    Date
    2014-02-05
    Author
    Hovnanian, Marco Antonio Dresler
    Advisor
    Alonso, Carlos Egídio
    Referee
    Lima, Ana Gabriela Godinho
    Referee
    Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
    Referee
    Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O objetivo deste trabalho é a construção de um olhar artístico sobre os ritmos e os modos de vida da população moradora de rua. Do ponto de vista acadêmico, o conceito de performance válida de Cloke funciona como importante elemento da argumentação textual aqui apresentada, no sentido de que os moradores de rua encenam ações como dormir, comer, compartilhar, de modo semelhante à população que tem residência fixa. Entretanto, enquanto o primeiro grupo é visto como marginal e excluído, o segundo o é como central e incluído, percepções discutidas neste trabalho. O trabalho aborda a conotação de estranho, comumente atribuída à população moradora de rua pelo viés da discussão sociológica, fundamentada principalmente no pensamento de Zygmunt Bauman e Michel Foucault ao abordar o estranho e os modos de governo e controle dessa população. O ponto de vista artístico situa-se no trabalho sistemático de construção da luz, do tempo e do movimento no registro fotográfico em sequência por meio da técnica de stop motion. A luz noturna dos registros fotográficos é uma luz que não existe, ou, em outras palavras, constrói-se a partir da iluminação fugidia e irregular dos faróis dos carros que passam. A luz de cada farol é diferente, o ângulo em que ela incide também. A regulagem da câmera precisa ser constantemente reajustada. Neste processo, o tempo assume um papel protagonista. Um aspecto importante do modo como esse trabalho foi conduzido centra-se na vivência compartilhada, conduzida como prática essencial da pesquisa, tanto no seu papel especulativo como nos momentos em que foi empregada mais sistematicamente. A aproximação e a entrada no cotidiano destas pessoas é um dos resultados dessa prática de vivência, do estabelecimento de empatia, de dinâmicas de compatibilidade na convivência às vezes por meio da linguagem, às vezes sem ela, apenas pelo gestual ou a presença emocionalmente atenta e intelectualmente relaxada. O domínio da técnica guiou certos passos intuitivos, mas conduziu, ao final, a construção desta linguagem.
     
    The objective of this work is the construction of an artistic view on rythms and way of living of the homeless population. In academic point of view, the conception of valid performance from Cloke works as an important element of the textual argumentation here represented on the sense that the homeless stage actions as sleep, eat and share similarly as the population that has fixed residence. However, as the first group is seen as declassed and excluded, the second is as central and included, perceptions discussed on this thesis. This thesis discusses the connotation of stranger, generally assigned to the homeless population throw the sociological discussion bias, based mainly on Zygmunt Bauman and Michel Foucault thoughts about the stranger and the ways of lead and control of this population. The artistic view is at the systematic work of construction of light, time and of the photographic register in sequence using the stop motion technique. The nightly light of the exposures as light that not exist, or, in other words, is built from the fleeting and irregular of cars headlights that were going by. The light of each car headlight is different, the angle which it focus too. The camera setup needs constantly to be readjusted. In this process the time assumes a protagonist role. An important aspect as the way this thesis was conducted focus on the shared experiences conducted as essential manner of the research, both in the speculative role as in the moments it was employed systematically. The rapprochement and the entrance on the habitual of those persons are one of the results of this manner of living, the settlement of empathy, of dynamics compatibility of experiences sometimes based on language, sometimes without it, only by the gestural or the emotional observant presence and intellectually relaxed. The domain of the technique guided some intuitive steps, but conducted, at the end, the construction of this language.
     
    CNPq Area
    CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
    Citation
    HOVNANIAN, Marco Antonio Dresler. Representações artísticas com os moradores de rua por meio da luz e do movimento. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25839
    Collections
    • Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis [137]

    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace
     

     


    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace