Show simple item record

dc.contributor.advisorLiberal, Márcia Mello Costa de
dc.contributor.authorSilva, Ailton Trindade da
dc.date.accessioned2016-03-15T19:48:47Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:14:32Z
dc.date.available2008-08-29
dc.date.available2020-05-28T18:14:32Z
dc.date.issued2008-08-11
dc.identifier.citationSILVA, Ailton Trindade da. O ensino religioso no sistema público de ensino: uma proposta para a formação do profissional docente. 2008. 182 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25676
dc.description.abstractO escopo desta dissertação é refletir sobre a formação do professor de ensino religioso dentro de uma licenciatura plena, com vistas a uma formação qualitativa abrangente, isto é, capaz de suprir habilmente as vertentes do ensino religioso laico e também do ensino religioso confessional, ao visar a ocupação de ambos os espaços. Para tanto, apontamos sugestões diferenciadas na epistemologia, enquanto Ciência da Religião, no que se refere ao papel da Teologia, enfocando a quebra de paradigmas do uso da Bíblia Sagrada como um dos materiais didáticos na prática docente. Discute-se esse novo caminho a partir das experiências pessoais de docentes dessa referida área do saber, e da perspectiva de múltiplos olhares, que se posicionam contra ou a favor do Ensino Religioso no sistema público de ensino. Nesse ensejo, desenvolve-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório, fundamentada em questionários aplicados a 35 professores de ensino religioso do sistema estadual de ensino em Uberlândia/MG e visa-se conhecer a realidade da prática pedagógica no seu ambiente escolar. Visando conhecer a multiplicidade de opiniões, a favor ou contra o ensino religioso nas escolas públicas fez-se uma pesquisa virtual, no site: www.educacaopublica.ri.gov.br/discutindo/discutindo.asp?cod_per=25 cujas amostras são pertinentes ao objetivo da pesquisa. A estrutura do trabalho ficou assim sistematizada com os seguintes eixos: introdução; desvelando o campo de atuação docente do ensino religioso: pesquisa; o ensino religioso nas escolas públicas uma questão polêmica; refletindo sobre a formação de professores para o ensino básico. Por todo o trabalho percebe-se a insistência de construção de um profissional qualificado, bem preparado, apto para atender as reais necessidades do seu campo de ação, na construção de um novo homem, moldado pelos valores nobres da alma. O texto conclui enunciando sugestões que poderão ser usadas numa possível formação de docente nos cursos de licenciatura do ensino religioso.
dc.description.abstractThe target of this work is to reflect about the teacher s formation of religious education in Strict Sense, with sights in an including qualitative formation, capable to supply skillfully the sources of secular and confessional Religious Education, in aiming the occupation of both spaces. For that, we point out differentiated suggestions in epistemology, while Religion Science, in what refers the paper of Theology, focusing on the rupture of paradigms of the Sacred Bible use, as one of the didactic materials in the professor s practice. This new way is argued from professors personal experiences in this related area and from the perspective of multiple looks that are located against or in favor of Religious Education in the public education system. In this way, is developed a field research of exploratory character, based on questionnaires applied to 35 professors of Religious Education in the public education system in Uberlândia/MG and is aimed to know the practical pedagogical reality in its school environment. Aiming to know the multiplicity of opinions, in favor or against Religious Education in the public schools, a virtual research was made in the site: www.educacaopublica.ri.gov.br/discutindo/discutindo.asp?cod_per=25 whose samples are pertinent to this research objective. The structure of the work was thus systemized with the following axles: Introduction; uncovering the field of professor s performance of Religious Education: Research; The Religious Education in Public Schools a controversial question; Reflecting on the formation of professors for Basic Education. Through all the work is perceived the insistence of a qualified professional construction, well prepared, suitable to take care of real necessities of its action field, in the construction of a new man, molded by the noble values of the soul. The text concludes enunciating suggestions that could be used in a possible professor formation in the courses of Strict Sense of Religious Education. Religious education. Teaching formation, professor, public school, ethical and moral values, ability, quality, transcendence.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectensino religioso
dc.subjectformação docente
dc.subjectprofessor(a)
dc.subjectescola pública
dc.subjecthabilidade
dc.subjectqualidade
dc.subjectvalores éticos
dc.subjectvalores morais
dc.subjecttranscendência
dc.subjectreligious education
dc.subjectteaching formation
dc.subjectprofessor
dc.subjectpublic school
dc.subjectethical values
dc.subjectmoral values
dc.subjectability
dc.subjectquality
dc.subjecttranscendence
dc.titleO ensino religioso no sistema público de ensino: uma proposta para a formação do profissional docente
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0303984083605199
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7710283260920359
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4735/Ailton%20Trindade%20da%20Silva.pdf.jpg
local.contributor.board1Caldas Filho, Carlos Ribeiro
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1677881528942460
local.contributor.board2Ferreira, Maria Elisa de Mattos Pires
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8375033935434913
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentReligião
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programCiências da Religião


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record