Show simple item record

dc.contributor.advisorAtik , Maria Luiza Guarnieri
dc.contributor.authorGolze , Hadassa Grignani
dc.date.accessioned2019-12-11T23:53:29Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:45Z
dc.date.available2020-05-28T18:13:45Z
dc.date.issued2019-08-12
dc.identifier.citationGOLZE, Hadassa Grignani. O romance "Jane Eyre" e as transposições cinematográficas de 1943 e 2011. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25543
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo analisar a relação entre o romance Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë, e as adaptações cinematográficas de Robert Stevenson e Cary Joji Fukunaga, a primeira lançada em 1943 e a segunda, em 2011. Baseando nossa análise em Robert Stam (2008) e nos estudos de Linda Hutcheon (2006) sobre adaptações de textos literários para outras mídias, o foco deste estudo é a observação dos mecanismos adaptativos usados para transpor o romance vitoriano para o cinema em dois séculos diferentes. Adaptar um texto implica fazer escolhas e mudanças, o que atribui caráter individual à história contada pelo filme. Portanto, analisaremos na narrativa elementos que caracterizam o romance de formação no percurso da protagonista Jane e as características góticas, dentro dos textos cinematográficos, considerando os diferentes contextos e significados atribuídos por cada produção ao elaborar suas tramas.
dc.description.abstractThe present thesis aims to analyze the relation between Charlotte Brontë¿s novel Jane Eyre (1847) and Robert Stevenson¿s and Cary Joji Fukunaga¿s film adaptations of the novel, the former released in 1943 and, the latter, in 2011. Basing our analysis on Robert Stam¿s (2008) and Linda Hutcheon's (2006) studies on adaptations of literary texts to other media, the focus of this study is the observation of the adaptive mechanisms used to transpose the Victorian romance to the cinema in two different centuries. Adapting a text implies making choices and changes, which gives an individual character to the story told by the film. Therefore, we will analyze in the narrative elements that characterize the Bilgundsroman in the path of the protagonist Jane and the gothic characteristics, within the cinematographic texts, considering the different contexts and meanings attributed by each production when where elaborated their plots
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectJane Eyre
dc.subjectadaptação cinematográfica;
dc.subjectromance de formação
dc.subjectgótico
dc.titleO romance "Jane Eyre" e as transposições cinematográficas de 1943 e 2011
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4579057865891833
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6573639208092932
dc.keywordsJane Eyre
dc.keywordsfilm adaptation
dc.keywordsbilgundsroman
dc.keywordsgothic
local.contributor.board1Corrêa, Lilian Cristina
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0868074104171290
local.contributor.board2Philippov, Renata
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9950264048329182
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programLetras


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto