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dc.creatorTuasca, Maisa dos Santos
dc.date.accessioned2019-04-08T16:56:43Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:43Z
dc.date.available2020-05-28T18:13:43Z
dc.date.issued2019-02-13
dc.identifier.citationTUASCA, Maisa dos Santos. A representação feminina nos cartazes de propaganda política veiculados durante a primeira e segunda guerra mundial. 2018. 201 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25530
dc.description.abstractThe aims of this work was to analyze the construction and representation of women in political posters published during the great world wars and also the linguistic-discursive strategies used to reach this public persuade the female population to participate in the war efforts. With this aim, we analyze the speeches present in the political posters at different moments of history. Initially, posters created during World War I and later texts produced during World War II by the belligerent countries - Russia, France, United States of America, England, Germany and Italy. For the analysis of the posters, the Discursive Theory of French origin created by Algirdas Greimas was favored, due to the fact that this semiotics proposes principles and method of analysis, capable of explaining the construction of meanings of the texts of any kind through the called the generative path of meaning, divided into three levels - fundamental, narrative and discursive - in the content plane, and also describe the plane of the expression of texts and the semi-symbolic relations that are established between expression and content. Moreover, in this theoretical perspective the syncretism between the visual and verbal resources, which characterizes the posters, can be examined. For analysis and comparison of the posters selected during the two great conflicts experienced by humanity, we also consider the historical, social and ideological dialogues of the posters of each culture. The military propaganda posters were compared considering the levels of perception and significacion of the female representation in each country. Such comparisons were made with the purpose of understanding the linguistic-discursive procedures and the values created to persuade the population to war efforts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipInstituto Presbiteriano Mackenziepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectcartazespor
dc.subjectsemióticapor
dc.subjectdiscursopor
dc.subjectpropagandapor
dc.titleA representação feminina nos cartazes de propaganda política veiculados durante a primeira e segunda guerra mundialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.description.resumoEste trabalho teve por finalidade analisar a construção e a representação feminina nos cartazes políticos veiculados durante as grandes guerras mundiais e também as estratégias linguístico-discursivas utilizadas para atingir esse público persuadir a população feminina a participar dos esforços de guerra. Com esse objetivo, analisamos os discursos presentes nos cartazes políticos em diferentes momentos da história. Inicialmente, os cartazes criados durante a Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, os textos produzidos no decorrer da Segunda Guerra Mundial, dos países beligerantes – Rússia, França, Estados Unidos da América, Inglaterra, Alemanha e Itália. Para as análises dos cartazes, privilegiou-se a Teoria da Semiótica Discursiva de origem francesa criada por Algirdas Greimas, devido ao fato de essa semiótica propor princípios e método de análise, capazes de explicar a construção de sentidos dos textos de tipos quaisquer por meio do chamado percurso gerativo de sentido, dividido em três níveis – fundamental, narrativo e discursivo, – no plano de conteúdo, e também descrever o plano da expressão dos textos e as relações semissimbólicas que se estabelecem entre expressão e conteúdo. Além disso, nessa perspectiva teórica pode ser examinado o sincretismo entre os recursos visuais e verbais, que caracteriza os cartazes. Para análise e comparação dos cartazes selecionados durante os dois grandes conflitos vivenciados pela humanidade, consideramos ainda os diálogos históricos, sociais e ideológicos dos cartazes de cada cultura. Os cartazes de propaganda militar foram comparados considerando os níveis de percepção e de significação da representação feminina em cada país. Tais comparações foram feitas com a finalidade de compreender os procedimentos linguístico-discursivos e os valores criados para persuadir a população aos esforços de guerra.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1659693399917942por
dc.contributor.advisor1Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426por
dc.contributor.referee1Bueno, Alexandre Marcelo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4102309176261051por
dc.contributor.referee2Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477705977816776por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18414/Maisa%20dos%20Santos%20Tuasca.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3862/5/Maisa%20dos%20Santos%20Tuasca.pdf
dc.keywordsposterseng
dc.keywordssemioticseng
dc.keywordsdiscourseeng
dc.keywordsadvertisingeng


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