O diálogo entre a ópera e o romance Ópera dos Mortos, de Autran Dourado

View/ Open
Date
2008-11-26Author
Bezerra, Fernanda Gama
Advisor
Lopondo, Lílian
Referee
Santos, Elaine Cristina Prado dos
Referee
Peixoto, Maria Helena Fioravante
Metadata
Show full item recordAbstract
This dissertation has as purpose the analysis of the dialogue between the novel Ópera dos mortos, by Autran Dourado, and the opera, as well as their implications in the construction of the meanings. This choice is justified because we understand that the exam of the relations established between this literary text and another semiotic system is a way, among many possibilities, to know the complexity of the above-mentioned novel. It is important to stand out that the term opera will be considered in wide meaning; more than a spectacle that connects music, theatre and poetry, the opera is one of the artistic manifestations that represent the tragic character of the human existence. In a first moment, it will be examined the symbolic dimension of the Honório Cota s house, as a scenic space, as well as the meaningful relationship between time and space. After that, it will be delineated a parallel between the trajectory of the protagonist and the paths gone through for some of the most eminent opera heroines, trying to realize why, invariably, woman is punished in the opera arena. A presente dissertação tem como objetivo analisar o diálogo estabelecido entre o romance Ópera dos mortos, do escritor mineiro Autran Dourado, e o gênero musical a que o título da obra faz referência, bem como suas implicações na construção dos sentidos. Tal escolha justifica-se na medida em que entendemos que examinar as relações instituídas entre esse texto literário e outro sistema semiótico é caminho, dentre as várias possibilidades de leitura, para o conhecimento da complexidade do referido romance. Ressalte-se que o termo ópera será considerado em sentido amplo; mais que um espetáculo que une música, teatro e poesia, a ópera é uma das manifestações artísticas que melhor representa o caráter trágico da existência humana. Assim, em um primeiro momento, serão examinadas a dimensão simbólica do sobrado da família Honório Cota, enquanto espaço cênico, e a significativa relação entre tempo e espaço. Em seguida, traçar-se-á um paralelo entre a trajetória da protagonista e os caminhos percorridos por algumas das mais célebres heroínas de ópera, buscando entender por que, invariavelmente, a mulher é castigada na arena operística.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Citation
BEZERRA, Fernanda Gama. O diálogo entre a ópera e o romance Ópera dos Mortos, de Autran Dourado. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.