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    Marcas intertextuais no discurso publicitário da aspirina: se é Bayer, é bom

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    Vanessa de Paula Zagnole Baraldi.pdf (2.538Mb)
    Date
    2008-08-26
    Author
    Baraldi, Vanessa de Paula Zagnole
    Advisor
    Brito, Regina Helena Pires de
    Referee
    Borges, Maria Zélia
    Referee
    Casagrande, Nancy dos Santos
    Metadata
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    Abstract
    A presente dissertação visa levantar as marcas intertextuais presentes especificamente em anúncios impressos da Bayer no segmento Aspirina, uma vez que esta indústria, presente no Brasil desde 1896 e destaque no meio farmacêutico com suas peças publicitárias, marcou a história da propaganda brasileira. Para atingir o objetivo pretendido, foram selecionadas seis peças publicitárias dos anos 40, 50, 90 e 2000, retiradas de revistas de grande veiculação como Cláudia, Manchete e o Jornal Folha de São Paulo. Do ponto de vista teórico, fundamentou-se na Lingüística Textual, especialmente com as obras de Kristeva (1978), Koch (1986, 2000, 2006 e 2007), Fiorin (1999), Valente (1999) e Maingueneau (2004). Como resultado, observou-se que as peças publicitárias da marca Bayer ocupam a memória intelectual e fotográfica de seus consumidores, por se tratar, na maioria das vezes, de assuntos ligados ao cotidiano e ao mesmo tempo, por dialogar com fatos importantes da história.
     
    This dissertation intends to examine the intertextual marks present specifically on print ads in the segment of Bayer Aspirin. Bayer is present in Brazil since 1896, by winning high in the pharmaceutical, their Ads marked the history of Brazilian advertising. To deal with the intended aim, six pieces were selected among 40, 50, 90 and 2000, it was taken from magazines of major serving as Claudia, Manchete and Folha de São Paulo newspaper. This study is based on the Textual Linguistic, using the theory by Kristeva (1978), Koch (1986, 2000, 2006 e 2007), Fiorin (1999), Valente (1999) e Maingueneau (2004). It observed that the publicity plays of the Bayer was kept on the memory intellectual and photography of the medicines consumers because the mark threat about the daily subjects and, the same time, because its dialogues with the most important facts of the history.
     
    CNPq Area
    CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
    Citation
    BARALDI, Vanessa de Paula Zagnole. Marcas intertextuais no discurso publicitário da aspirina: se é Bayer, é bom. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25383
    Collections
    • Letras - Dissertações - CCL Higienópolis [379]

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